• Contato
  • Login
Upgrade
Marcas e Mercados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Marcas e Mercados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Empresas / Negócios

Sistema Fecomércio MG lança Campanha 50+ promovendo mudança de cultura no mercado de trabalho

Redação por Redação
23 de março de 2025
em Empresas / Negócios
0
Sistema Fecomércio MG lança Campanha 50+
Share on FacebookShare on Twitter

A escassez de mão de obra e a mudança de cultura do mundo do trabalho, com a necessidade de inserção de pessoas com mais de 50 anos, levou o Sistema Fecomércio MG a desenvolver a Campanha 50 + para estimular novas contratações. “Quem tem passado pode oferecer futuro”, sugere a campanha.

Entre os benefícios para os trabalhadores com mais de 50 anos que querem se candidatar a uma vaga de emprego no setor do comércio de bens, serviços e turismo estão as capacitações e encaminhamento ao mercado de trabalho por meio dos produtos e serviços gratuitos do Senac e, depois de contratados, todos os serviços oferecidos pelo Sesc. Para as empresas que contratam, os profissionais sêniores levam, entre outros benefícios, a baixa rotatividade e a resiliência.

“Essa campanha funciona como uma ponte entre aquelas pessoas com mais de 50 anos que querem trabalhar e não estão encontrando oportunidades e o setor do comércio de bens e serviços que enfrenta escassez de mão de obra. Estamos estimulando esses dois lados fundamentais da produção a se encontrarem”, explica o presidente da Fecomércio MG, Nadim Donato.

O setor produtivo do comércio de bens, serviços e turismo, representado pela Fecomércio MG, já é o que mais emprega no estado, com cerca de sete entre dez carteiras de trabalho assinadas. A iniciativa de estimular a geração de novas vagas para os trabalhadores sêniores aciona de modo específico os chamados braços sociais do Sistema, Sesc e Senac. Com a Campanha, que começa a ser implementada neste mês de março, o Senac, que já atua no treinamento e na capacitação de profissionais de todas as idades, vai focar no desenvolvimento dos trabalhadores com idade a partir de 50 anos.

A Campanha 50+, a ser divulgada na imprensa e na mídia em geral, também tem o objetivo de sensibilizar a sociedade para a inserção de pessoas com mais de 50 anos no mercado de trabalho. Trata-se de uma mudança de cultura para a qual o Sistema Fecomércio MG está contribuindo. O aumento da longevidade e a necessidade de mais pessoas empregadas contribuindo para a previdência social, por sua vez, é um problema cada vez mais enfrentado por todos os países. A aposentadoria chegará cada vez mais tarde.

IBRE FGV/CAGED – Pesquisadores do Ibre/FGV, com dados do Caged, mostram que, de janeiro a outubro de 2024, as contratações de profissionais entre 50 e 59 anos em 2024 no Brasil cresceu mais de 130% e mais de 70% delas foram realizadas pelo setor de serviços, o que evidencia que o mercado de trabalho está se abrindo a mudanças. Essa realidade, ainda nova para trabalhadores e para empresários contribuiu para inspirar a criação da Campanha 50+ do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac.

CADASTRO DE CURRÍCULOS E CURSOS NO SENAC

REDE DE CARREIRAS

O Rede de Carreiras é um portal gratuito que facilita o encontro entre empresas e candidatos, conectando talentos a oportunidades de emprego de forma ágil e acessível.

A plataforma passou por ampliação para atender especificamente o público 50+, permitindo a divulgação de vagas afirmativas para essa faixa etária. Até o dia 10 de março, o portal contava com 1.416 vagas exclusivas para o público 50+, ofertadas por 99 empresas parceiras em todo o estado.

Os profissionais interessados devem acessar www.rededecarreiras.com.br, realizar o cadastro e buscar vagas identificadas como “Vaga Afirmativa para 50+”. Já as empresas que desejam aderir ao movimento devem se cadastrar na plataforma e, ao publicar oportunidades, selecionar a opção correspondente para garantir que as vagas sejam direcionadas a esse público.

CURSOS SENAC
Além da intermediação junto ao mercado de trabalho, o Senac oferece qualificação profissional ao disponibilizar cursos, em sua maioria gratuitos, para todas as faixas etárias, incluindo o público 50+. Seu portfólio abrange cursos ágeis, técnicos, graduação e pós-graduação (MBA) em diversas áreas, como saúde, gastronomia, tecnologia, gestão, moda e turismo.

Escovista Iniciante; Tortas, Quiches e Saladas; Finanças Pessoais; Básico de Costura e Acabamento; Técnicas e Preparo de Pães, Roscas e Biscoitos Tradicionais; Inglês – (Let’s Go, Let’s Interact, Let’s Practice, Let’s Start, Let’s Talk); Personal Organizer e Informática Básica com Internet para Maturidade são alguns títulos disponíveis.

Para mais informações sobre a Campanha 50 +, acesse o site: www.sistemafecomerciomg.com.br.

Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, que abrange mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade. Outra importante atribuição da Fecomércio MG é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários, empresários e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.

Desde 2022, a Federação tem se destacado na agenda pública, promovendo discussões sobre a importância do setor para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. A Fecomércio MG trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor em âmbito municipal, estadual e federal. A Federação busca melhores condições tributárias para as empresas e celebra convenções coletivas de trabalho, além de oferecer benefícios que visam o fortalecimento do comércio. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida dos cidadãos e impulsionar a economia mineira. Podcast edinhotaon/ Edno Mariano

Tags: DestaqueFecomércio MG
Postagem anterior

Alta Demanda e Salários de até R$ 20.000: ACCETA Lança Curso Intensivo para Analistas de Inovação para quem quer trabalhar na captação de recursos públicos e incentivos fiscais na área de P&D

Próximo Post

Distensão muscular no ombro: como tratar?

Redação

Redação

Relacionado Posts

2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo
Empresas / Negócios

2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo

por Redação
12 de dezembro de 2025
Empresas / Negócios

Juspay integra Click to Pay da Visa no Brasil para reduzir abandono de carrinho no e-commerce

por Redação
12 de dezembro de 2025
Empresas / Negócios

Clínica Camargo lança protocolos exclusivos para as festas de fim de ano

por Redação
12 de dezembro de 2025
80% dos líderes de tecnologia no Brasil acreditam que estão perdendo negócios devido à falta de tecnologia inclusiva, revela novo relatório
Empresas / Negócios

80% dos líderes de tecnologia no Brasil acreditam que estão perdendo negócios devido à falta de tecnologia inclusiva, revela novo relatório

por Redação
12 de dezembro de 2025
Amanda Momente e o Wonder Dataset
Empresas / Negócios

O comportamento humano e design Tech está moldando o futuro da moda

por Redação
12 de dezembro de 2025
Próximo Post
Distensão muscular no ombro

Distensão muscular no ombro: como tratar?

Parimatch Cassino Online
Banner FootyGuru FootyGuru

Mais lidas na semana

  • Almanaque Sadol segue como um dos símbolos da Catarinense, unindo tradição e compromisso com o acesso à informação em saúde. (Divulgação)

    Almanaque Sadol renova conteúdo e mira em público acima dos 50 anos

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Liderança com maturidade estratégica nas agências de branding premium

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • O presente de Natal do Boticário para o Rio

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Do rodízio ao rooftop: onde realizar sua confraternização de fim de ano no Rio de Janeiro

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Núcleo assume conta da Ypê para liderar ação de premiação aos colaboradores

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
VBET Aposta

Últimas postagens

2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo

2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo

12 de dezembro de 2025

Juspay integra Click to Pay da Visa no Brasil para reduzir abandono de carrinho no e-commerce

12 de dezembro de 2025

Clínica Camargo lança protocolos exclusivos para as festas de fim de ano

12 de dezembro de 2025
80% dos líderes de tecnologia no Brasil acreditam que estão perdendo negócios devido à falta de tecnologia inclusiva, revela novo relatório

80% dos líderes de tecnologia no Brasil acreditam que estão perdendo negócios devido à falta de tecnologia inclusiva, revela novo relatório

12 de dezembro de 2025
Amanda Momente e o Wonder Dataset

O comportamento humano e design Tech está moldando o futuro da moda

12 de dezembro de 2025

Mais lidas no mês

Almanaque Sadol segue como um dos símbolos da Catarinense, unindo tradição e compromisso com o acesso à informação em saúde. (Divulgação)

Almanaque Sadol renova conteúdo e mira em público acima dos 50 anos

por Redação
9 de dezembro de 2025
0

Desde 1945, o Almanaque Sadol faz parte do cotidiano dos brasileiros, atravessando gerações com sua presença marcante e conteúdo de qualidade....

Pamella Burgos

Liderança com maturidade estratégica nas agências de branding premium

por Redação
11 de dezembro de 2025
0

Em um mundo marcado pela hiperexposição midiática e pela dispersão da atenção, as marcas não competem apenas por visibilidade, mas...

O presente de Natal do Boticário para o Rio

O presente de Natal do Boticário para o Rio

por Redação
8 de dezembro de 2025
0

O Boticário tem um presentão de Natal esperando pelos cariocas na Lagoa. E não vai ser difícil de encontrar. A...

Caju Botafogo

Do rodízio ao rooftop: onde realizar sua confraternização de fim de ano no Rio de Janeiro

por Redação
9 de dezembro de 2025
0

Com a chegada das festas de fim de ano, bares e restaurantes do Rio preparam experiências exclusivas para quem deseja...

O Marcas e Mercados é um portal dedicado ao universo empresarial, trazendo notícias, tendências e insights sobre negócios, serviços e eventos. Com uma abordagem dinâmica e informativa, o site conecta empreendedores, gestores e investidores a conteúdos estratégicos e oportunidades de mercado. Nossa missão é fornecer informações relevantes para impulsionar o crescimento e a inovação no cenário corporativo.

Categorias

  • Beleza
  • Comunicação Integrada
  • Direito & Justiça
  • Economia
  • Educação
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Gastronomia
  • Geral
  • Livros
  • Opinião
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Turismo

Leia também

Feira Nacional do Podrão - Foto: @ondecomernorio

Mais um fim de semana da Feira Nacional do Podrão em Maricá

por Redação
17 de novembro de 2025
0

Após o enorme sucesso de público, a 31ª edição da Feira Nacional do Podrão volta a Maricá para mais um...

Últimas postagens

  • 2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo
  • Juspay integra Click to Pay da Visa no Brasil para reduzir abandono de carrinho no e-commerce
  • Clínica Camargo lança protocolos exclusivos para as festas de fim de ano

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Comunicação Integrada
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Geral
  • Tecnologia
  • Opinião

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.