4 dicas para evitar golpes digitais durante as compras online para o Dia das Crianças

Com o aumento das compras online, especialista em segurança digital da CertiSign, apresenta as principais formas de driblar possíveis ciberataques

by Redação
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CertiSignO Dia das Crianças vem aí, e a data, além de movimentar o comércio eletrônico, também deve chamar a atenção de cibercriminosos, que se aproveitam de épocas comerciais para ampliar as tentativas de golpes. Por isso, é essencial ter atenção na hora de comprar online. Márcio D’Avila, consultor técnico e especialista em segurança digital da CertiSign, dá quatro dicas para se proteger de golpes digitais.

2. Conheça o phishing. Cuidado para não ser pescado!

Neste golpe, os cibercriminosos criam mensagens e sites falsos semelhantes aos de empresas renomadas e enviam links com promoções espetaculares para fisgar o consumidor. Ao clicar, os dados são roubados.

Para evitar cair nesta armadilha, D’Avila indica sempre examinar o remetente e o conteúdo da mensagem em busca de erros, assim como evitar clicar em qualquer link que pareça suspeito, especialmente aqueles que estão encurtados, o que torna difícil de verificar o redirecionamento. “Vale também observar o domínio do e-mail, que é nome descrito após o @. Por exemplo, se a loja se chama Quintal dos Brinquedos e o e-mail é lojaquintal@123bdm.com as chances de ser phishing são enormes”.

Ele complementa: “A melhor maneira de aproveitar as ofertas com segurança é entrar no site da empresa da qual você recebeu a mensagem e verificar se a promoção, de fato, existe. E, claro, checar se o site em questão é seguro”. É possível reconhecer um site seguro pela presença de um certificado SSL, que é sinalizada por um cadeado na barra do navegador, a letra S no HTTP, ficando HTTPS, e o selo de segurança, que normalmente é fixado no rodapé da página. “Além de observar essas características é importante clicar no cadeado para ver se o certificado SSL da página foi emitido para o site em que você está. Não é raro até mesmo os sites de phishing terem também o SSL em sua versão gratuita”.

2. Vai pagar com o Pix?

Nesta modalidade de pagamento, a conveniência se alia à responsabilidade. O pagamento acontece por meio de um QR Code de forma instantânea. Contudo, a segurança permanece como a prioridade máxima.

“Para evitar problemas, é crucial ter um antivírus no celular e, ao escanear o código, verificar cuidadosamente todos os dados, incluindo o nome da pessoa ou empresa e o valor, antes de confirmar a operação”, ressalta o especialista. Além disso, segundo ele, valem as mesmas dicas do item anterior: verificar se há um cadeado no navegador e um selo de segurança para o site de redirecionamento.

3. Evite fazer compras online usando wi-fi público

“É de extrema importância ressaltar os riscos associados às transações online em redes públicas, as quais não seja possível verificar se são seguras. Sob nenhuma hipótese realize operações sensíveis, como compras online ou operações bancárias. A oportunidade para a interceptação de dados, neste caso, pode ocorrer de inúmeras formas e não somente pela conexão em si, como, por exemplo, no acesso remoto ao seu dispositivo a partir do seu login à rede”.

4. Na entrega…

Um golpe recente envolve entregadores mal-intencionados que solicitam selfies e fotos de documentos de identificação durante a entrega. Essa tática visa a obtenção de dados pessoais e biométricos faciais para fins fraudulentos, como a abertura de contas em bancos digitais e a solicitação de empréstimos sem consentimento do cliente.

“Para evitar cair nesse golpe, é essencial conceder essas informações somente se você tiver a certeza de que essa verificação faz parte do procedimento de controle da loja. Caso haja dúvidas, é aconselhável recusar e, se o entregador insistir, informe que você irá entrar em contato diretamente com o e-commerce para confirmar o recebimento. A vigilância e a precaução são fundamentais para proteger seus dados pessoais em situações como essa”, finaliza D’Avila.

CertiSign

A CertiSign é uma IDTech especialista em identificação e segurança digital. Há mais de 25 anos, desenvolve e integra soluções para uma experiência digital simples e segura, proporcionando às pessoas mais tempo e liberdade e às empresas redução de fraudes e de custos.

Com mais de 12 milhões de clientes, está em todo Brasil e atende empresas de todos os portes e setores para que elas possam ofertar serviços digitais seguros e sem atritos.

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