A 13ª edição do Green Rio / Blue Economy RIO Summit 2025 desembarca mais uma vez na Marina da Glória, no Aterro do Flamengo, no fim de novembro, nos dias 27 (quinta- feira), das 10h às 18h, 28 (sexta-feira), das 10h30 às 18h, e 29 (sábado), das 10h15 às 18h. O evento é aberto ao público, de forma gratuita, e voltado para soluções sustentáveis e à bioeconomia mundial.
Entre as grandes novidades, a realização do Green Rio Day, que integra a programação oficial da conferência da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE (veja aqui). Será realizado no dia 27 e reunirá os participantes da 1ª Conferência sobre Conexões Rural-Urbano na América Latina, realizada pela OCDE de 25 a 28/11, no Museu do Amanhã.
Outra novidade do primeiro dia do evento é a realização do painel Ecos da COP30, às 13h45, com a presença do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento da Amazônia Legal (CAL), que reúne os nove estados da Amazônia Legal. Recentemente, o Green Rio assinou um Memorando de Entendimento com o Consórcio, que prevê ações conjuntas de divulgação e fortalecimento da bioeconomia e inovação, ampliando o alcance de iniciativas da CAL e do Green Rio Summit.
O Green Rio / Blue Economy Rio Summit também será palco de outros dois momentos inéditos e estratégicos para a inovação azul. No primeiro dia do evento, o programa BlueRio chega ao Demo Day, organizado pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro -SEAS em parceria com a Beta-i. Reunindo startups e parceiros estratégicos, que vão apresentar os resultados das oportunidades de negócios desenvolvidos ao longo do programa, mostrando as Provas de Conceito, aprendizados e impactos gerados nas áreas-chave da Economia Azul. É a etapa que consolida a jornada conjunta, evidenciando soluções validadas e abrindo caminho para potenciais implementações, novas parcerias e continuidade dos projetos. Também terá a apresentação da exposição Startups Blue Rio.
Já na sexta, 28, estreia no Brasil a FINA (Feira de Inovação e Negócios Azuis), após o sucesso da primeira edição em Lisboa, que reuniu projetos inovadores, parcerias e negócios. A FINA reúne empresas, academias, investidores, promotores de projetos, startups, empreendedores, governo – e todas as pessoas e organizações interessadas em inovação e negócios na economia azul. As dinâmicas do evento estão orientadas para o benefício de visitantes, expositores e oradores, promovendo a divulgação de projetos inovadores; a captação de investimento; o estabelecimento de parcerias; e a concretização de negócios. À frente do evento, o professor Alvaro Sardinha, fundador e CEO do Centro de Competência em Economia Azul Portugal.
O Green Rio / Blue Economy Rio Summit 2025 conta com patrocínios do Banco do Brasil, do Governo Brasileiro e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA – RJ), apoio institucional da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Rio 2030, além do apoio da SONDA Brasil e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae – RJ e Amazonas).
Em 2024, o evento foi consolidado como um dos principais do cenário internacional de bioeconomia, reunindo 4.470 visitantes, com aumento de 10% no número de visitantes em relação ao ano anterior, além de 91 expositores.
Participações internacionais e inéditas
Durante os três dias de evento, a Marina da Glória vai receber palestras e rodadas de negócios com participações de especialistas de todo o mundo, no palco principal e no auditório voltado exclusivamente para a bioeconomia.
No dia 27, às 10h, a cerimônia de abertura terá a apresentação da CEO do Green Rio, Maria Beatriz Bley Costa e contará com a presença de convidados, como Jair Bittencourt (Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional do Interior, Pesca e Agricultura Familiar), Bernardo Rossi (Secretário de Ambiente do Estado do RJ), Ana Paula Matos (Superintendente de Varejo do Rio de Janeiro – Banco do Brasil), Sergio Malta (Diretor Sebrae), Miguel Fernandez (Presidente CREA-RJ), entre outros.
Os membros da delegação da “OECD Rural Conference / Rural- Urban Connections” estarão presentes desde o início do evento e participarão como palestrantes em três painéis: dia 27, Jose Enrique Garcilazo, chefe da Unidade de Políticas Regionais e Rurais da Divisão de Desenvolvimento Regional e Turismo, estará na mesa que abordará o tema “Ecos da COP 30”, às 13h30. Às 15h30, Oriana Romano, chefe do Programa da OCDE sobre a Economia Azul nas Cidades, participará do painel “A Potência da Economia Azul”. E no dia 28 de novembro, Betty-Ann Brice, Analista de Políticas Sênior, participará do Workshop Brasil-Alemanha, às 10h30.
“Será uma oportunidade única para os delegados da OCDE circularem pelo evento e conhecerem as iniciativas dos expositores do Green Rio / Blue Economy Rio Summit. Estamos muito felizes de poder reunir e promover tantas ações inovadoras e transformadoras nesta edição”, disse Maria Beatriz.
A presença das autoridades públicas, especialistas, representantes do setor privado e da sociedade civil já está prevista na agenda da conferência como Green Rio Day, reforçando o papel do evento como plataforma de diálogo sobre sustentabilidade e bioeconomia mundial.
No painel “Ecos da COP 30, além de Jose Enrique Garcilazo, a mesa contará com as participações de Marcello Brito (Secretário Executivo do Consórcio Amazônia Legal e um dos principais representantes brasileiros na COP 30, realizada em Belém); Ananda Carvalho (Diretora Superintendente do Sebrae Amazonas), Jorge Gildi (especialista em sustentabilidade, do Banco do Brasil); Ana Asti (Subsecretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade, da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade – SEAS); Guilherme Valença Rodrigues (Consultor de Negócios da Fundação CERTI – Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras); Ismael Nobre (CEO do Instituto Amazônia 4.0) e o engenheiro Ingo Plöger (Presidente da Associação Brasileira do Agronegócio – ABAG e do Conselho Empresarial da América Latina – CEAL).
Na sexta, 28, mais uma vez o Green Rio vai receber o Workshop Brasil-Alemanha, a partir das 10h30, abordando o tema “Bieconomia e Transição Verde”. Entre os convidados, além da CEO do Green Rio, Maria Beatriz Bley Costa; Jan Freigang (Cônsul-Geral da República Federal da Alemanha no Rio de Janeiro); Alexander Rose (Diretor do APD – Diálogo Agropolítico Brasil-Alemanha); José Ricardo Sales (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – MDIC); Alexandre Martins (Instituto Fraunhofer); Andreas Beyersdorf (Pacheco Neto Sanden Teisseire Advogados – PNST); Dieter Beuthan (Vice-Presidente executivo do Centro de Economia e Ciência Brasil- Alemanha – WWZ-BD); Hans-Dieter Beuthan (WWZ-BD) e a professora Ofélia Araújo (Programa de Engenharia Ambiental da UFRJ).
O painel Bioeconomia e Tecnologia, às 14h, terá a participação de Alida Belandi, presidente da Guarany Indústria. Já considerada descarbonizada, a empresa vai apresentar ainda produtos com inovações tecnológicas para a cultura do café e máquinas voltadas para o combate de vetores que causam endemias, como dengue. No mesmo painel, Leonardo Teixeira, líder de Inteligência Tecnológica da Firjan, falará sobre ações da instituição com relação a projetos de descarbonização, valorização de biomassas, microbiorrefinarias da sociobiodiversidade e bioprospecção.
Também estarão no painel Paulo Fernandes, Subsecretaria de Agricultura / Prefeitura do Rio de Janeiro – Gerente de Agricultura, e SONDA Brasil.
Às 15h30, Ana Asti, Subsecretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade, da SEAS, será a mediadora do painel “Economia Azul – Municípios Como Agentes Transformadores”, com a presença de especialistas como Marcus Cardoso Santiago, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Renato Regazzi (Sebrae – RJ), além de Ricardo Gomes, diretor do documentário “Quanto vale o azul?”, que será exibido durante o bate-papo.
Entre os destaques do auditório principal no sábado, 29, estão os painéis “Segurança Alimentar, Alimentação Escolar e Agricultura Regenerativa, às 10h15, e o Seminário de Integração Metropolitana do Rio de Janeiro: “COP 30 e Mobilidade Metropolitana: Influência nas Mudanças Climáticas na Transição das Cidades”, às 14h30.
Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro
Como nas edições anteriores, a SEAS terá presença expressiva no evento, reforçando seu papel como apoiadora com um estande, auditório e participação em diversos painéis.
Entre as principais iniciativas já apresentadas, estará o programa Educando para Sustentabilidade. A ação leva educação ambiental de forma itinerante, acessível e interativa a escolas, comunidades e territórios do Rio de Janeiro. Por meio de exposições, oficinas práticas, tecnologias sociais e atividades lúdicas, o programa estimula a conscientização sobre água, clima, resíduos, biodiversidade e justiça ambiental, fortalecendo a cidadania ecológica e incentivando práticas sustentáveis no dia a dia.
Durante o evento, a SEAS também realizará a gravação e transmissão de um podcast, disponível no canal do YouTube do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), abordando temas relacionados ao meio ambiente e à sustentabilidade.
Outro ponto de atração será a ativação de um grande cubo de LED, que vai mostrar indicadores sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, promovendo reflexão e engajamento do público.
Parques de Inovação Socioambiental
A Secretaria também vai levar para o Green Rio o Pista – Parques de Inovação Socioambiental. Um programa em parceria com a FAPERJ – Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, com foco na aceleração de negócios cooperativos em comunidades, buscando soluções baseadas nas realidades locais.
O objetivo é estabelecer esses parques nas comunidades da Rocinha, Complexos da Maré e Alemão, visando promover mudanças sustentáveis, melhorando a qualidade de vida, o bem-estar das pessoas e a preservação ambiental por meio do desenvolvimento local ligado à sustentabilidade, de forma a propagar o desenvolvimento e o equilíbrio entre aspectos econômicos, ambientais e sociais, conforme preconizam os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
Sebrae Rio leva inovação azul e programação especial ao Green Rio 2025
O Sebrae Rio mais uma vez marcará presença no Green Rio, como apoiador e expositor. A instituição terá um estande dedicado à Economia do Mar, reunindo startups do setor e empreendedores atendidos pelo projeto Pequenos Negócios do Mar, reforçando o compromisso do Sebrae em estimular modelos de negócio sustentáveis e competitivos no ambiente costeiro e marinho.
Na quinta, 27, a coordenação de Pequenos Negócios da Economia do Mar vai liderar um painel especial com lançamentos e apresentações estratégicas para o desenvolvimento da Economia Azul no Estado do Rio de Janeiro. A programação inclui: lançamento do Plano Tático Operacional de Economia Azul; apresentação do Prêmio Prefeito Empreendedor Azul, iniciativa que reconhece boas práticas de gestão pública voltadas para o uso sustentável dos recursos marinhos; apresentação do Projeto “Mapeamento das Potencialidades Azuis de Saquarema”, destacando oportunidades locais para novos negócios e apresentação dos objetivos e resultados do Projeto Pequenos Negócios do Mar, com foco no impacto socioeconômico e no apoio ao empreendedor costeiro. Será às 10h15, na sala Bioeconomia, e integrará o painel sobre Economia Azul.
O Sebrae Rio também promoverá sessões de negócios voltadas à sustentabilidade, crédito e gestão empresarial, além de palestras técnicas, como a Sessão de Negócios ESG, que será realizada no dia 27, às 14h, na sala anexa ao galpão principal.
Sebrae AM revela a riqueza amazônica em degustação de alimentos e cosméticos
O Sebrae AM está presente no Green Rio desde a primeira edição com a participação de empresários que são atendidos pelos projetos da instituição, gerando oportunidades de acesso ao mercado, no Brasil e exterior.
Em 2025, serão 23 empresários e 14 expositores, que apresentarão produtos variados, como artesanato, alimentos e bebidas, além de degustação de comidas amazonenses e de cosméticos e produtos de beleza.
“A participação no programa é fundamental para os nossos empresários. As palestras e as discussões enriquecem muito a visão deles, ajudando a se prepararem cada vez mais para alcançarem o mercado com melhor qualidade”, afirma Wanderléia Oliveira, Analista de Negócios do Sebrae-AM- Gestora de Bioeconomia.
SONDA
A SONDA Brasil, líder regional em Transformação Digital, vai apresentar sua plataforma de gestão de perdas de água com a utilização de inteligência artificial. Com esse recurso é possível receber informações de pressão, vazão e qualidade da água, inspeção digital de tubulações e reservatórios, detectando irregularidades com agilidade para identificar fraudes, prevenir falhas e realizar manutenções inteligentes.
Durante o evento, a empresa também apresenta aplicações para o agronegócio, como monitoramento climático, gestão hídrica, prevenção de incêndios, inteligência de campo, sistemas de predição e otimização de safra, logística avançada e uso de imagens computacionais e satelitais para trazer eficiência ao longo de todo o ciclo produtivo.
Amazônia Legal
A Cop30 terá um papel de destaque nas discussões do Green Rio. Marcello Brito, secretário executivo do consórcio Amazônia Legal, vai fazer um balanço dos resultados desse evento tão importante, mas já adianta: as articulações têm sido intensas, a atuação dos estados amazônicos é forte e as agendas prioritárias avançam de maneira consistente. “No Green Rio, falaremos mais sobre esse panorama, compartilhando as impressões, desafios e caminhos que estão se desenhando para esta COP”, afirma Marcello.
Auditório BioEconomia
No dia 27, às 14h, acontecerá uma palestra sobre “Soluções Sustentáveis para a Bioeconomia” com participações de especialistas do SENAI e Firjan.
No dia 28, um debate será mediado pela equipe do Sebrae Rio, sobre “Pequenos Negócios do Mar”, das 10h às 13h, e, às 10h15, no espaço SEAS 2, outro com mediação do professor Alvaro Sardinha, fundador e CEO do Centro de Competência em Economia Azul Portugal. “As oportunidades de cooperação entre o Brasil e Portugal são vastíssimas e estão para acontecer em várias áreas. O fato de termos o mesmo idioma amplifica as possibilidades e projeta-as nos outros países de língua oficial portuguesa. A realização de mais programas de aproximação entre os dois países, como a FINA – Feira de Inovação e Negócios Azuis – no Rio de Janeiro, são fundamentais para exponenciar as oportunidades de colaboração”, diz o professor Alvaro Sardinha.
CREA-RJ
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ) é um dos patrocinadores do Green Rio e vai apresentar seus principais programas, com destaque para o Programa de Sustentabilidade, que engloba a sustentabilidade ambiental social e econômica, e o Programa Mulher, cujo objetivo é criar ambientes inclusivos e igualitários para as mulheres engenheiras, agrônomas, geógrafas, geólogas e meteorologistas.
Já o Progredir (Programa Permanente de Orientação, Atualização e Desenvolvimento Profissional do CREA-RJ) apoia atividades educacionais, beneficiando profissionais e estudantes da capital e interior.
Inovação e Tecnologia inéditas serão apresentadas no Green Rio 2025
A InovaUFRJ, o Núcleo de Inovação Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro, mais uma vez estará presente no evento e vai apresentar algumas novidades: o totem de algas, do Centro de Estudos de Produtos de Algas (CEPA/UFRJ) e o projeto de arte ‘Sistema Flutuante’ A~MARLab.
O CEPA atua no fortalecimento das cadeias produtivas de algas marinhas, com foco no desenvolvimento sustentável. Já o A~MARLab é uma estação-laboratório flutuante concebida para atuar na coleta sistemática de dados ambientais em águas poluídas, com especial atenção à Baía de Guanabara. O Centro de Letras e Artes, da UFRJ, é uma das unidades do projeto.
Destaque também para o barco movido a energia solar para participar de rallys nacionais e internacionais de eficiência energética, concorrendo com equipes que representam as melhores universidades, centros de pesquisa e empresas ligadas às áreas de energia e transporte marítimo.
No estande da Inova, o público será convidado a participar de um quiz e vivenciar experiências em óculos de realidade virtual.
O interior do estado no Green Rio
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional do Interior, Pesca e Agricultura Familiar (SEDIPAF) também estará presente no Green Rio /Blue Economy Rio Summit com um estande, além da presença do Secretário Jair Bittencourt no Workshop Brasil- Alemanha, no dia 28. O espaço da SEDIPAF será interativo e contará com técnicos da EMATER Rio – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro e da FIPERJ – Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro, além de produtores com exposição de seus produtos da agricultura familiar fluminense.
A participação da Secretaria reafirma o compromisso do Governo do Estado com o fomento e o desenvolvimento do Rio de Janeiro, atuando de forma mais eficiente e sustentável com políticas públicas que fortalecem a agricultura familiar, a pesca e o interior.
Laboratório Criativo do Instituto Amazônia 4.0
O Instituto Amazônia 4.0 levará uma programação dedicada à bioeconomia e à inovação na região amazônica, apresentando as atividades de treinamento do Laboratório Criativo da Amazônia para o Povo Indígena Paiter Suruí, na Terra Indígena Sete de Setembro, em Rondônia.
São ações que promovem a agregação de valor a produtos da floresta com identidade cultural própria, fortalecendo a bioeconomia da sociobiodiversidade amazônica e incentivando a autonomia produtiva e a geração de renda das comunidades indígenas e tradicionais.
Além disso, apresentará a Biofábrica 4.0 na Terra Indígena Sete de Setembro como a primeira unidade de um espaço permanente de produção, aprendizado e empreendedorismo, permitindo que a comunidade realize todas as etapas da cadeia produtiva — do beneficiamento do cacau à fabricação e comercialização de produtos de alto valor agregado. O melhor é que o visitante terá à disposição óculos de realidade virtual que simulam o ambiente da biofábrica.
App Caminho da Roça
O SENAR Rio (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) vai apresentar, durante o evento, o recém-lançado aplicativo Caminho da Roça. Com geolocalização, fotos e links diretos para contato, o app gratuito conecta turistas às experiências e aos sabores do meio rural fluminense, reunindo hospedagens, trilhas, cavalgadas, acampamentos, day use, turismo pedagógico, venda de produtos artesanais, entre outros.
Os produtores e empreendedores locais podem se cadastrar gratuitamente e ampliar seus negócios. O aplicativo está disponível na Apple Store e no Google Play.
Iniciativas voltadas para a sustentabilidade no mar
A BR Marinas, administradora da Marina da Glória, participa do Green Rio com um estande dedicado às suas práticas ambientais. O espaço reunirá ações de gestão de resíduos, iniciativas de energia limpa adotadas nas unidades do grupo e a experiência da usina de dessalinização instalada na Marina Verolme. A equipe de Meio Ambiente estará no local para orientar visitantes interessados em conhecer e adotar essas práticas.
As inscrições para as atividades podem ser feitas no local ou por meio do link Cadastro visitante Green Rio. Para as palestras/workshop, os lugares são por ordem de chegada.
AUDITÓRIO FINEP
A FINEP RIO (Financiadora de Estudos e Projetos) vai realizar uma série de debates em seu auditório, durante todo o Green Rio. No dia 28, às 16h, o tema será Biomassa como uma oportunidade para o desenvolvimento industrial: desafios da implementação de biorrefinarias no Brasil, com convidados como José Vitor Bomtempo (GEBio – Grupo de Estudos em Bioeconomia, Escola de Química, UFRJ), José Ricardo Sales (do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – MDIC), entre outros.
Painel WIPO – INPI
No dia 28, no auditório, às 12h, será a vez do Projeto WIPO (World Intellectual Property Organization – ligada à ONU) e o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), com a participação de Renata Ribas (Analista de Propriedade Intelectual do INPI), Irene Von Der Weid (Chefe da Divisão de Estudos e Projetos do INPI), Fábio Ramos (Diretor da Agrosuisse) e Pedro Veillar (Superintendente de Novas Economias da Secretaria de Desenvolvimento Econômico RJ).
IBAM
Já o IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal) vai apresentar o Painel Cidades e Clima, que ocorrerá no Auditório Verde no dia 29, às 11h45. O evento unirá falas importantes sobre o papel das cidades frente às mudanças climáticas e sobre o papel essencial das ações das administrações municipais, liderando o caminho da preservação ambiental e resiliência. O mediador será Henrique Barandier, Coordenador Técnico da Área de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do IBAM.
Green Rio
O Green Rio teve sua primeira edição em 2012, quando foi um side-event da Rio+20. Ao longo desses anos, o evento se firmou como plataforma de negócios sustentáveis que reúne expositores, palestrantes e representantes da economia verde e do setor orgânico.
SERVIÇO
Green Rio / Blue Economy Rio 2025 Dias: 27 a 29 de novembro Horários:
Quinta – 27 /11 – 10h às 18h Sexta-feira – 28/11 – 10h30 às 18h Sábado – 29/11 – 10h15 às 18h Local: Marina da Glória
Endereço: Avenida Infante Dom Henrique S/N – Local – Glória
Inscrições para as atividades: https://inscricaoeletronica.
Programação – https://www.greenrio.com.br/














