A tecnologia da startup de gestão do desperdício evitável já recuperou 120 toneladas de alimentos no varejo fluminense, impactando diretamente mais de 195 mil pessoas, garantindo eficiência ao setor. A atuação também gera impacto social e ambiental e evitou o desperdício de 144 milhões de litros de água e geração de 156 mil quilos de carbono.
Presente em mais de 19 estados, a Infineat tem implementado um novo modelo de gestão de excedentes no setor de alimentos. Por meio de uma plataforma completa de tecnologia, realiza desde o estudo do potencial de resíduo a ser evitado até a intermediação entre lojas e instituições, garantindo o destino adequado ao que antes seria descartado. Em pouco mais de um ano no Rio de Janeiro, a startup já atua com varejistas relevantes, embora ainda de forma inicial — com quatro lojas participantes. Nesse período, a solução escalável da Infineat já recuperou 120 toneladas de alimentos, evitando o descarte de 1,3 milhão em produtos e complementando 195 mil refeições. Isso representa, em termos simbólicos, o equivalente a cerca de dois Maracanãs lotados sendo alimentados (cada jogo comporta cerca de 78 mil pessoas).
O resultado reforça o enorme potencial de expansão na cidade, que conta com mais de 1.500 supermercados, e demonstra como a tecnologia pode ampliar o impacto social e a eficiência na gestão de excedentes do setor. A atuação inclui o mapeamento e redirecionamento estratégico desses itens para ONGs que garantem uma coleta rotineira, assegurando que os alimentos, que perderam valor comercial, mas mantêm condições de consumo, sejam reaproveitados de forma eficiente. A Infineat contribui significativamente para a diminuição do impacto ambiental da cadeia de abastecimento ao garantir que grandes volumes não sejam descartados nos aterros locais – e isso gera uma redução enorme de custos ao setor.
O trabalho da startup ganha ainda mais relevância diante do cenário crítico de desperdício e insegurança alimentar no estado. Segundo o IBGE, 468 mil domicílios no Rio de Janeiro enfrentam insegurança alimentar moderada ou grave, impactando cerca de 1,2 milhão de pessoas. Na capital, quase 2 milhões de pessoas convivem com algum nível de insegurança alimentar, sendo que aproximadamente 500 mil passam fome. Nesse contexto, iniciativas como a da Infineat são fundamentais para promover eficiência e sustentabilidade no varejo, ao mesmo tempo que geram impacto social positivo, garantindo acesso a alimentação de qualidade a quem mais precisa, todos os dias.
O impacto já registrado no Rio de Janeiro reflete a força de uma operação em expansão nacional. Em 2025, a Infineat evitou o descarte de R$ 30 milhões em produtos, o equivalente a 2.500 toneladas de alimentos que chegaram a quem mais precisava em vez de parar em aterros sanitários. Isso permitiu a complementação de 4,1 milhões de refeições em todo o país, com cerca de 70 mil pessoas atendidas por mês. A startup atua com grandes redes como Carrefour, Unilever, Grupo Mateus e Cencosud conectando-as com instituições sociais por meio de uma tecnologia que transforma perdas em impacto direto. Com esse modelo, a Infineat vem se consolidando como uma referência nacional em gestão de excedentes, combinando eficiência operacional, impacto social e redução significativa de desperdício no varejo.