O período de fim de ano, geralmente, vem acompanhado de excesso de tarefas, festas, comilança, aumento da ingestão de bebidas alcoólicas, poucas horas de sono e estresse por conta de metas e expectativas. Tudo isso, ao mesmo tempo, pode acabar afetando a nossa saúde. Queda na imunidade, desidratação, problemas nos rins e fígado são alguns dos efeitos dos abusos no fim de ano. O tratamento com soroterapia tem se tornado um aliado para reverter danos causados pelos exageros em períodos de festas. A técnica consiste em suplementar vitaminas, minerais, antioxidantes, aminoácidos e até mesmo medicamentos para reverter danos a órgãos importantes.
A clínica geral, médica ortomolecular e geriatra, Márcia Umbelino, ensina que o melhor é tentar buscar um equilíbrio no consumo de alimentos e bebidas como álcool, energéticos e cafeína, mas para aqueles que acabam perdendo o controle, a especialista destaca a importância de buscar algo que possa tratar os danos e reequilibrar o organismo “Reforçar a hidratação, descansar, ingerir alimentos mais leves e saudáveis já ajudam. Mas a suplementação pode ser necessária para recuperar o sistema imunológico e, muitas vezes, o bom funcionamento do fígado e rins”, explica Márcia Umbelino.
A especialista destaca que algumas substâncias como cúrcuma e spirulina tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Já as vitaminas C, E e Zinco são essenciais para o metabolismo hepático, além de serem importantes para o fortalecimento do sistema imune. A médica ressalta que a soroterapia, é uma técnica que auxilia na reidratação e na desinflamação do organismo que o excesso de ingestão de álcool, sódio e gorduras saturadas costumam causar, com mais eficácia e menos efeito colateral. “Com a soroterapia é possível repor as vitaminas e sais minerais e ainda ministrar remédios, em doses menores, pois não há perda estomacal e sem o risco de desconforto gástrico, já que as substâncias não passam pelo estômago, que muitas vezes está mais sensível justamente por conta dos excessos”, pontua Márica Umbelino.
A médica alerta que somente um médico especializado por receitar o soro e que a receita é individualizada. “Fazemos uma anamnese para avaliar os sintomas pós exageros e entender quais suplementos podemos acrescentar. E também traçamos um plano conjunto com a nossa nutricionista”, diz Umbelino, que coordena a equipe multidisciplinar da clínica Hum Medicina Integrativa.
Nutricionista dá dicas para não abusar nas ceias
Keli Torres, nutricionista da clínica Hum Medicina Integrativa, comenta sobre a importância da moderação no comportamento durante as festas de fim de ano. “Existe algo chamado ‘síndrome da ceia de Natal’, em que as pessoas, ao se sentarem à mesa, acabam consumindo excessivamente, muitas vezes até alimentos que não apreciam, impulsionadas por uma espécie de pressão cultural de comer sem limites nessa ocasião, “ afirma a nutricionista.
A especialista reforça que é essencial manter a consciência durante as refeições, especialmente em momentos de celebração. “O recomendado é que, antes de começar a comer, as pessoas tirem um momento para avaliar suas escolhas, priorizando os alimentos que realmente valem a pena e consumindo apenas o que de fato desejam, em vez de ceder à ideia de comer tudo que está disponível”, ensina Keli.
A nutricionista recomenda focar em proteínas e moderar o consumo de carboidratos, destacando que é possível equilibrar as escolhas de forma simples. “Se você é apaixonado por rabanada, reserve espaço para ela e modere nos outros carboidratos. Prefira proteínas, como carne de peru ou bacalhau, para balancear a refeição. E, se possível, evite ou ao menos modere o consumo de bebidas alcoólicas”, orienta.
“Se for beber, intercale com um copo de água. Isso ajuda a manter a hidratação, diminui a quantidade de álcool ingerida e atenua a ressaca e demais efeitos nocivos no organismo”, completa a médica Márcia Umbelino.
Aqui estão as 7 principais dicas para uma ceia mais equilibrada e leve:
1- Compense os excessos de carboidratos no prato: Se ama farofa, por exemplo, opte por retirar o arroz, que já é consumido regularmente no dia a dia.
2- Dê preferência a proteínas e gorduras boas: Esses alimentos proporcionam maior saciedade e ajudam a equilibrar a refeição.
3- Inicie a ceia com uma salada: Isso ajuda a aumentar a saciedade antes de partir para os pratos mais pesados.
4- Não se esqueça da água: A hidratação é essencial para o bem-estar durante e após a ceia.
5- Evite beber enquanto come: Isso pode causar desconforto e dificultar a digestão, fazendo você terminar a noite se sentindo mal.
6- Coma devagar: Descanse os talheres entre as garfadas, aprecie o sabor dos alimentos e valorize o momento com a família.
7- Troque frituras por assados: Essa substituição ajuda a reduzir as calorias da refeição e a torná-la mais saudável.