O mercado de pizzarias ganha destaque no país. Além de contabilizar mais de 34 mil estabelecimentos ativos, o segmento tem um crescimento continuado anualmente, com o aumento gradual das unidades espalhadas pelo Brasil. Com a expansão do setor, também surge a necessidade de ampliar a presença feminina na área. Segundo a “Pesquisa Setorial de Pizzarias APUBRA 2024”, apenas 11% desses estabelecimentos são liderados por mulheres, evidenciando uma baixa representatividade feminina tanto no comando dos estabelecimentos quanto no ambiente de trabalho.
De acordo com o mesmo levantamento da Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra), que há 23 anos atua no fomento de informações de qualidade e atualizada sobre o mercado de pizzarias, produzido em parceria com a Galunion – consultoria especializada em food service, as mulheres também não ocupam uma parcela significativa das equipes operacionais, desde a linha de produção até funções estratégicas na administração e atendimento ao cliente: a pesquisa aponta que 24% das colaboradoras são mulheres. Mesmo com o avanço da presença feminina, o setor almeja ampliar o espaço para uma transformação, onde a diversidade de gestão possa impulsionar inovação, qualidade e eficiência nos negócios.
“As mulheres desempenham um papel fundamental na consolidação e modernização das pizzarias brasileiras. Seja à frente da gestão ou no operacional, elas trazem renovação, criatividade e um olhar estratégico para o desenvolvimento do negócio, o que beneficia diretamente na experiência do consumidor”, destaca Leandro Goulart, presidente da Apubra.
Essa presença feminina não apenas fortalece a qualidade dos serviços oferecidos, mas também, amplia o potencial de crescimento econômico do segmento. “Entre os desafios deste mercado para atrair mais mulheres, seja para o comando ou para a operação das lojas, estão criar processos eficientes, desenvolver uma cultura organizacional sólida, atuar na capacitação de equipes e na gestão de pessoas, além da conquista de respeito em ambientes historicamente masculinos”, acrescenta Goulart.
Empreendedorismo feminino
Para muitas mulheres, investir neste setor tem se mostrado uma oportunidade de independência financeira e realização profissional. Tanto que, na última edição do Apubra Convention, realizado no final de 2024, a associação reuniu grandes nomes do segmento para compartilhar e incentivar outras mulheres no ramo de pizzarias. Lígia Ceregatti, proprietária da pizzaria Mamma Mia, Sylvia Helena Almeida, sócia proprietária da pizzaria Villa Napolitana e Mariane Concon, master franqueada da Pizza Prime, compartilharam reflexões sobre a presença cotidiana no mercado no setor em painel organizado pela Apubra.
Segundo as especialistas, um dos caminhos a ser seguido para ampliar as vozes no segmento está atrelado à gestão humanizada dos colaboradores e como isso ajuda a atrair e reter talentos. Elas destacam habilidades como empatia, atenção ao bem-estar, saúde mental e inclusão como fundamentais para evitar a rotatividade de colaboradores.
Além de reconhecer importância da presença feminina no mercado de pizzarias, a Apubra trabalha para oferecer suporte contínuo, capacitação e networking para que mais mulheres possam transformar suas habilidades em negócios de sucesso. Assim, como mediadora fundamental neste processo de inclusão das mulheres no segmento, a associação desenvolve uma articulação constante para fomentar as oportunidades para elas no mercado de pizzarias.
Apubra
Criada há 23 anos, a Apubra – Associação Pizzarias Unidas do Brasil – surgiu da necessidade de empresários de trocar informações sobre o setor para conhecer a fundo o ramo em que atuavam e buscar conhecimento, capacidade de articulação, realizar grandes compras, e, principalmente, compartilhar processos e soluções. A associação atua no fomento de informações de qualidade e atualizadas sobre o mercado gastronômico de pizzas por meio de dados precisos de balanços anuais e levantamentos junto aos associados, que ainda têm acesso a conteúdos para empreendedores da área.