Se no Carnaval o objetivo é aproveitar a solteirice, após a folia é o momento de encontrar o match perfeito. Isso é o que aponta um levantamento realizado pelo Tinder, aplicativo de relacionamento mais popular do mundo, que nos últimos dois anos identificou um pico de atividade¹ no app cinco dias após o Carnaval, entre usuários da Geração Z.
Desde 2023, ao analisar o mês de fevereiro, o Tinder vem registrando um maior volume de downloads e reativações após alguns dias do feriado mais badalado do ano, indicando a busca por novas conexões após grandes celebrações. Comportamento esse, semelhante ao observado no “Dating Sunday”², primeiro domingo do ano, pós-festas, em que ocorre um aumento de atividade no app como em nenhum outro dia do ano globalmente.
“O verão e o Carnaval trazem em si a energia de celebração, alegria e renovação, criando o cenário perfeito para encontros e conexões únicas. No Tinder, acreditamos que o amor de Carnaval pode, sim, durar mais do que apenas alguns dias. O movimento de novos downloads e o comportamento dos usuários na plataforma reforçam essa sensação e mostram que o Tinder é um espaço ideal para novas interações—seja para aqueles que buscam um amor para a vida toda ou apenas para uma noite”, comenta José Diogo Costódio Rodrigues, Diretor de Marketing para América Latina e Canadá do Tinder.
Fato é que os solteiros estão engajados em estabelecer conexões autênticas, cada vez mais intencionais, e têm recorrido ao aplicativo para encontrá-las.
Em busca de um amor de verão
De forma geral, janeiro e fevereiro são meses agitados para os relacionamentos. Mais de 298 milhões de curtidas a mais são trocadas durante esse período quando comparado ao restante do ano³. No Brasil, o Carnaval potencializa este cenário.
Dados de uma pesquisa interna realizada pelo Tinder revelam que 43% dos usuários consideram viajar a melhor coisa sobre a temporada, ao mesmo tempo em que 43% estão em busca de um amor de verão para chamar de seu. Quando perguntados sobre a ‘vibe’ para o Carnaval em 2025, 39% dizem estar ‘abertos a novos convites’. É o momento de experimentar e testar novas interações.
O recurso “Modo Passaporte”, disponível para assinantes do Tinder, pode ser um aliado neste contexto. Por meio dele, é possível alterar a localização, fazer buscas por cidade e se conectar com usuários em diferentes destinos. Aos foliões de plantão, uma oportunidade para conhecer e interagir com novas pessoas.
Este mesmo levantamento reforça, ainda, a tendência de encontros diurnos e ao ar livre. Ao todo, 32% dos usuários definiram “assistir ao pôr do sol na praia” como melhor opção de date para o verão.
Não à toa, ciente dessa preferência, o Tinder acaba de lançar a campanha “Horário Tinder de Verão: o seu verão começa com um match”, que tem como objetivo apoiar a ideia de ganhar uma hora extra para aproveitar o dia e marcar um encontro com o match preferido.
A petição está disponível para os usuários do aplicativo em um card com o qual poderão “dar match”. Na sequência, serão direcionados para uma landing page onde poderão deixar suas assinaturas e participar efetivamente do movimento.