• Contato
  • Login
Upgrade
Marcas e Mercados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Marcas e Mercados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Empresas / Negócios

Quarto dia do Rio2C traz debates sobre o mercado musical, representatividade feminina, regulação do audiovisual e desenvolvimento sustentável

Evento contou com apresentação inédita da Orquestra Petrobras Sinfônica com uma releitura de trilhas de games e a presença de ícones da cultura pop

Redação por Redação
31 de maio de 2025
em Empresas / Negócios, Eventos
0
Rio2C
Share on FacebookShare on Twitter

A música deu o tom do quarto dia do Rio2C nesta sexta-feira, quando o evento recebeu desde um concerto inédito da Orquestra Petrobras Sinfônica com trilhas de games até um emocionante painel sobre representatividade feminina no funk. Além do foco musical, o maior evento de criatividade da América Latina – apresentado por Petrobras e Governo Federal –  ainda trouxe debates sobre economia criativa, sustentabilidade, tecnologia, esportes e audiovisual, com a presença de personalidades como Adriane Galisteu, Milton Cunha e o showrunner Chris Brancato (‘Narcos’). Até domingo, mais de 1500 palestrantes terão passado pela Cidade das Artes (RJ), em uma série de painéis, palestras, encontros e atividades especiais.

Mulheres no funk e o debate da regulação do VoD

Logo na abertura, a plateia do StoryVillage ficou lotada para ver o painel que reuniu MC Carol, Valesca Popozuda e Pocah, com mediação da jornalista Michele Miranda, que lançou o livro ‘Funk Delas’, sobre a presença feminina no gênero musical. O trio relembrou um início de carreira similar, em que o trabalho na música foi responsável por salvar as suas vidas:

“O funk entrou na minha vida e salvou. Se o funk não tivesse entrado na minha vida, eu teria entrado para o tráfico. Hoje eu estaria presa ou morta”, disse MC Carol, que foi aplaudida pelas companheiras de palco. Valesca chamou a atenção para a importância de composições criadas por mulheres, em contraponto a todo um histórico na música brasileira de canções com pontos de vista masculinos. Elas ainda lembraram de Rita Lee e de temas femininos que ainda seguem como tabu, mas que são abordados em suas obras.

O StoryVillage recebeu ainda outros três painéis que debateram temas como engajamento e criação artística em projetos de audiovisual (com David Davoli (Anonymous), Gustavo Gontijo (O2 Filmes), Miura Kite (MFF&Co) e Isabelle Degeorges (Gaumont)) e a evolução do ecossistema de criação de conteúdo no YouTube, com Patricia Muratori (Diretora do YouTube na América Latina), Sarah Buchwitz (CEO do Grupo Flow) e o criador de conteúdo Otto Viteleschi.

O urgente tema da regulação do VoD encerrou o último debate do local, com a presença da secretária do audiovisual do Ministério da Cultura, Joelma Gonzaga, junto com Gabriela Rocha (Senna Advogados), Luizio Felipe Rocha (Strima) e Marcio Yatsuda (Conselho Federal da Bravi).

Cinema, música e parcerias latino-americanas em foco

Outros nomes da música brasileira (Naldo, Xamã, MC Daniel, Duquesa, Jorge Vercillo, Ana Cañas e Rubel) e ícones da cultura pop passaram hoje pelo Rio2C, como a apresentadora Adriane Galisteu, que participou do painel ‘O poder de casting no reality: construindo elencos autênticos e cativantes’, no Writers Room. Ela conversou com Consuelo Cruz (Globo), Elisa Chalfon (Netflix), Luciana Ladeira (Globo) e Marisa Mestiço (Band) sobre como escolher um elenco e gerenciar os riscos em um formato “não roteirizado”.

O Writers Room ainda recebeu criadores brasileiros que vêm se destacando no circuito internacional de cinema com produções independentes: Juliana Rojas (‘Cidade; Campo’), Marcelo Caetano (‘Baby’, ‘Corpo Elétrico’) e Mariana Brennand (‘Manas’), em bate-papo mediado por Ilda Santiago, do Festival do Rio.

Já no GlobalStage, o showrunner Chris Brancato (‘Arquivo X’, ‘Narcos’) falou sobre como escrever roteiros na era da inteligência artificial e dos algoritmos. Ele contou sobre seus complexos personagens e tramas intrincadas que exploram a ambiguidade humana. Um dos exemplos foi a pesquisa que ele fez para escrever a primeira temporada de ‘Narcos’ e constatou que Pablo Escobar era também lembrado com muito carinho e admiração por uma grande parcela dos colombianos.

O palco recebeu ainda um painel da Amazon Prime, com a participação de John R. Holmes (Amazon MGM Studios / Prime Video), Steve Solot (Latin American Training Center – LATC), Juliana Funaro (Barry Company), Márcio Tavares (Ministério da Cultura) e Silvia Echeverri (Proimagenes Colombia), que debateu incentivos e investimentos para a indústria audiovisual com um olhar específico para o Brasil e a Colômbia.

O dia marcou ainda o início da primeira edição do Fórum Iberoamericano de Mercados Musicais – FIMM 2025, que reúne representantes de 24 mercados e iniciativas de oito países — Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Paraguai e Portugal. O objetivo é articular uma rede formal com o intuito de influenciar políticas voltadas ao segmento de feiras e mercados de música.

Uma apresentação inédita da Orquestra Petrobras Sinfônica encerrou a programação do GlobalStage com o ‘Concerto Multiplayer’, sob a batuta do maestro Sammy Fuks, que fez uma releitura de trilhas sonoras de clássicos como ‘Super Mario’, ‘The Legend of Zelda’, ‘Sonic’, ‘Street Fighter’, ‘Metal Gear’, ‘Mortal Kombat’, ‘Fortnite’ e muitos outros, em arranjos exclusivos de Ricardo Candido.

O Carnaval como expressão cultural e política

A presença do carnavalesco Milton Cunha foi um dos destaques do palco Arts&Crafts, que apresentou encontros que falaram sobre criatividade e a arte contemporânea, abordando inovação, sustentabilidade, arquitetura, urbanismo e inclusão. O palco trouxe ainda reflexões sobre o envelhecimento em comunidades autônomas, o carnaval como expressão cultural e política, e estratégias para comunicar a arte às novas gerações. Também foram debatidas inovações que impactam a relação com a beleza e o autocuidado, além do papel da arte como força transformadora, capaz de integrar saberes tradicionais a novas linguagens e públicos em direção a um futuro mais inclusivo e consciente.

Liderança, inovação e impacto marcam as conversas no palco SportsON

O palco SportsON reuniu alguns dos nomes mais relevantes do esporte brasileiro para discutir os caminhos da transformação no setor. A liderança em ambientes de alta pressão, os desafios e oportunidades com a regulamentação das apostas esportivas e o papel das plataformas digitais na mobilização das torcidas foram alguns dos temas abordados ao longo do dia. Também estiveram em pauta o uso de tecnologia na performance de atletas e a potência do esporte como entretenimento e ferramenta de engajamento social.

Passaram pelo palco Fofão (treinadora), Roberta Fernandes (Fluminense Football Club), Yane Marques (Comitê Olímpico do Brasil), Aline Nastari (TNT Sports), Mariana Gomes (Sportingbet), André Santa Ritta (Pinheiro Neto Advogados), Rafael Silva (FC Diez Media), Luciana Galastri (TikTok), Ricardo Casdoso (Santos FC), Luciano Giambiagi (Warner Bros. Discovery), Viviane Ramos (Unilever), Cecília Preto Alexandre (Heineken), Maria Clara Salgado Solberg (atleta), Renata Mendonça (comentarista), Marcelo Riccio (Laboratório de Performance Humana), Leandro Guilheiro (Esporte Clube Pinheiros), Rafaelle Seraphim (comentarista), Luis Martinez (NFL Brasil), Daniel Mourão (UFC Brasil), Erika Dias (NWB) e Beth Romero (Se Joga Beth).

Futuro, comportamento e neurociência guiam as pautas do BrainSpace

Com uma programação que atravessou neurociência, inovação, criatividade e políticas culturais, o palco BrainSpace provocou reflexões sobre as habilidades humanas mais essenciais em tempos de tecnologia acelerada. O impacto da automação na empatia e na criatividade, o papel das crenças na formação do pensamento, os desafios para estimular a leitura em meio ao consumo digital, e a urgência de pensar políticas públicas culturais integradas ao desenvolvimento sustentável foram alguns dos temas abordados. Em comum, os debates propuseram um olhar atento para o comportamento humano no centro das transformações contemporâneas – da economia à cultura, da ciência à comunicação.

Participaram dos encontros Igor Lessa (Nemesis Neurociência Organizacional), Paulo Feitosa (Quitanda Soluções), Luisa Cela (Secretaria da Cultura do Estado do Ceará), Manoela Ziggiatti (Escola Porto Iracema das Artes), Leo Porto (gestor executivo), Iza Dezon (DEZON), Carolina Soutello (Tantos Tempos Podcast), Pedro Pacífico (@bookster), Fernanda Paschoal (professora e jornalista), Marcela Levy (@mae_le_pra_mim), Elen Ferreira (Associação Cultural Lanchonete Lanchonete), Ronald Fischer (IDOR Pioneer Science) e Karen Cesar (RedBandana).

Educação, diversidade e inteligência artificial no Future.U

O palco Future.U abordou as transformações profundas na forma como vivemos, aprendemos e nos relacionamos. Em um cenário de avanços tecnológicos acelerados e tensões sociais crescentes, a programação trouxe reflexões urgentes sobre o papel da educação na formação de cidadãos globais, os dilemas contemporâneos da parentalidade, o impacto da inteligência artificial no audiovisual e na aprendizagem, além dos desafios enfrentados pelas pautas de diversidade e inclusão frente ao discurso “antiwoke”. Entre provocações e caminhos possíveis, os encontros convidaram o público a repensar a construção do futuro com mais consciência, empatia e senso crítico.

As mesas contaram com a participação de Daniela Arrais (Contente), Genesson Honorato (Kuba Áudio), Ana Lúcia Nunes de Sousa (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Janaina Augustin (Foco), Bruno Pelo Clima (Podcast Planeta A), Ynara (CEDECA RJ), Thalison Correa (The Climate Reality Project Brasil), Lucas Munduruku (Escola Parque), Fernanda Rodrigues (atriz e apresentadora), Jacque Vilela (Academia Parent Brasil), Beto Bigatti (Pai Mala), Gabi Oliveira (@gabidepretas), Clara Cecchini (CBDA – Centro Brasileiro de Design de Aprendizagem) e George R. Stein (Pedagog.IA – Inovação em Aprendizagem).

Saúde, sustentabilidade e criatividade no BioDom

O palco BioDom promoveu um diálogo profundo sobre saúde integral, bem-estar e sustentabilidade, abordando a integração entre corpo, mente e emoções como caminho para despertar a criatividade e viver de forma alinhada a valores pessoais e coletivos. A programação também destacou os desafios das pequenas e médias empresas para crescer de forma ambientalmente responsável, a transição energética inclusiva, a valorização da economia da floresta em pé e a regeneração da imaginação como base para construir futuros sustentáveis e potentes, reforçando a sustentabilidade como uma arte do cuidado essencial para fortalecer redes e preservar a vida.

Estiveram presentes Ranuzya Cugnier (Penacho Produções e Design de Eventos e Retiros), Mônica Sampaio (Santa Resistência), Vinícius Crespo (Fecomércio RJ), Cláudia Mattos Andrade (Oitto Impacto Positivo), Lucas Pedroni (Petrobras), Edgard (Petrobras), Vitor Raposo (Kaizen Foundation), Tereza Campello (BNDES), Rosa Dos Anjos (Fundação Amazônia Sustentável), Aline Matulja (Comunicadora Ambiental), Luiz Telles (A-LAB), Chico Araújo (The Long Game), Rodrigo Gonçalves Abreu (Casa OJO), Viviane Duarte (Plano Feminino) e Joana Figueira De Mello (Paratodos).

Inovação, tecnologia e comportamento no New Frontier

O palco New Frontier trouxe reflexões sobre inovação, tecnologia e saúde, explorando temas que conectam ciência, comportamento e futuro. A programação destacou o impacto do simulador de empatia etária para desenvolver a compreensão entre gerações, a relação entre marcas, cérebro e consumo além da ciência exata, e os aprendizados do ecossistema chinês em inteligência artificial. Também foram debatidas as oportunidades da IA na educação e no trabalho, apontando caminhos para aproveitar seu potencial com visão otimista, e as estratégias para criar produtos digitais que realmente entendem e antecipam o comportamento do consumidor.

Passaram pelo palco Tati Gracia (Professora e Autora), Willians Fiori (Hospital Israelita Albert Einstein), Juliana Bonamin (VP de Vendas, Mondelez), In Hsieh (Chinnovation / IEST), Caroline De Tilia (Forbes Brasil), Cristovam Ferrara (Diretor de Valor Social, Globo), Camila Achutti (CEO da Mastertech) e Renata Moraes (Diretora Senior, Work & Co part of Accenture Song).

Narrativas, inovação e criatividade na construção das marcas do futuro dão o tom do House of Brands

O palco House of Brands reuniu debates que exploraram as transformações no storytelling, branding, marketing e comportamento, destacando o papel do design e das narrativas inovadoras para conectar marcas a novos públicos, os desafios da indústria alimentícia em um cenário de mudanças e o valor do branding orientado por dados em um mercado volátil; além disso, discutiu-se a relação entre investimento em mídia e criatividade no Brasil e as estratégias para adaptar e fortalecer marcas na era da automatização e inteligência artificial.

Entre os convidados estiveram Luis Bartolomei (CBA B+G), Karan Novas (Tulom), Ionah Kochen (Nestlé), Marcel Sacco (BRF), Paula Englert (Box1824), Marcelo Mattar (Valometry – Ana Couto), André Scaciota (profissional de mídia), Ana Gabriela Lopes (iFood) e Galileu Nogueira (Galileo Branding).

Narrativas, negócios e o futuro do audiovisual no Screening Room

O palco Screening Room promoveu reflexões sobre os rumos da indústria audiovisual em um cenário marcado pela digitalização, pela economia do streaming e pelas transformações nos hábitos de consumo. Os debates abordaram desde modelos de monetização (como FVOD, SVOD e FAST) e estratégias de financiamento até a relação entre conteúdo e turismo na parceria entre Netflix e Embratur. Também ganharam destaque os impactos das redes sociais e da inteligência artificial no consumo cultural e os caminhos que TVs públicas estão traçando para se adaptar à era digital.

Passaram pelo palco Adriana Naves (Roku Inc.), Fabio Lima (Sofa Digital), Maurício Fittipaldi (CQS/FV Advogados), Joana Siqueira (Firjan Senai), Antenor Oliveira (FIRJAN-SESI), Luisa Clasen (Lully) (Criatuvas), Adriana Hack (Casa Mundo Pesquisa), Marcelo Freixo (Embratur), Mariana Polidorio (Netflix), Fernanda Souza (atriz), Antonia Pellegrino (EBC), Érico Da Silveira (TV Senado) e Fabiana Quinteiro (TV Cultura).

Tecnologia e inovação na produção audiovisual são destaques do Bits

O palco Bits – Broadcast Innovation & Tech Show destacou como novas tecnologias estão transformando o setor audiovisual, desde a revolução visual proporcionada pelo HDR até os impactos dos efeitos visuais em produções como “Senna”. As discussões abordaram ainda o papel de lentes e câmeras de última geração, o uso de IP, 5G e inteligência artificial na captação de imagem, e o avanço da produção virtual como ferramenta criativa para diferentes formatos e escalas.

Integraram os painéis Daniel Martins (Dolby Laboratories), Raphael Vieira (Raphael B Vieira Produções Artísticas), Ale Seara (A Fábrica Entretenimento), Rodrigo Graciosa, Hana Vaisman (Netflix), Leonardo Edde (Riofilme), Marcelo Siqueira (supervisor de efeitos audiovisuais), Diego Moreira Batista (Netflix), Robinson Silva (Quanta), Marcel Gallo (Creamsource), Marcelo Chiea (Canon do Brasil), Lucas Saldanha Werneck (2olhares), Ricardo Silva (Sony), Rapha Varandas (DCINE), Diogo Costa Pinto (Quanta), Thiago Anjos (Inova Filmes) e Alex Arrabal (Surreal Virtual Productions).

Palcos

O evento conta com 21 palcos multidisciplinares: GlobalStage, StoryVillage, Brainspace, House of Brands; Biodom; New Frontier; Future.U; Soundbeats; Soundbeats II; Soundbeats III; Screening Room; Arts&Crafts; Writer’s Room, SportsOn, BITS, Creator Square, além dos palcos exclusivos de mercado (confira a descrição completa dos palcos ao fim do texto e mais informações sobre toda a estrutura do evento no site www.rio2c.com.br).

RIO2C EM NÚMEROS – 2025

  •       6 dias de evento
  •       1500+ convidados
  •       21 palcos simultâneos
  •       130 convidados internacionais de 39 países
  •       16 consulados, embaixadas e instituições internacionais
  •       66 marcas parceiras
  •       74 instituições parceiras (audiovisual, música, moda, startups, editorial etc.)
  •       15 instituições convidadas (ex: Music Rio Academy, Genesis PUC-RJ)
  •       20 eventos paralelos
  •       3 orquestras na programação
  •       2 estudos inéditos
  •       5.579 ingressos distribuídos gratuitamente para 63 instituições sociais

Sobre o Rio2C: O Rio2C nasceu com o objetivo de promover encontros, construir pontes e gerar conexões que estimulem a troca de experiências, ideias e negócios, instigando a criatividade e a capacidade de inovar. Em apenas quatro edições, o evento se consolidou como o maior encontro de criatividade da América Latina. O evento reúne anualmente mais de 50 mil pessoas, com participação de mais de 1.600 palestrantes e 2.000 empresas. São seis dias de evento, com 21 palcos e uma certeza: a criatividade humana, que nos caracteriza e dá origem às artes, tecnologias e indústrias, segue sendo nosso principal patrimônio e aposta para o futuro.

Para mais informações, acesse: https://www.rio2c.com/

Tags: Rio2C
Postagem anterior

Turismo de bem-estar: destinos internacionais para relaxar e rejuvenescer

Próximo Post

Carina Alves participa do ‘Encontro Nacional de Escolas Livres’ em Fortaleza

Redação

Redação

Relacionado Posts

2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo
Empresas / Negócios

2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo

por Redação
12 de dezembro de 2025
Empresas / Negócios

Juspay integra Click to Pay da Visa no Brasil para reduzir abandono de carrinho no e-commerce

por Redação
12 de dezembro de 2025
Empresas / Negócios

Clínica Camargo lança protocolos exclusivos para as festas de fim de ano

por Redação
12 de dezembro de 2025
80% dos líderes de tecnologia no Brasil acreditam que estão perdendo negócios devido à falta de tecnologia inclusiva, revela novo relatório
Empresas / Negócios

80% dos líderes de tecnologia no Brasil acreditam que estão perdendo negócios devido à falta de tecnologia inclusiva, revela novo relatório

por Redação
12 de dezembro de 2025
Amanda Momente e o Wonder Dataset
Empresas / Negócios

O comportamento humano e design Tech está moldando o futuro da moda

por Redação
12 de dezembro de 2025
Próximo Post
Carina Alves, Presidente do Instituto Incluir, ao lado de Fabiano Piúba, secretário de Formação, Livro e Leitura (Sefli) do MinC - Foto de: Kayra Franca

Carina Alves participa do ‘Encontro Nacional de Escolas Livres’ em Fortaleza

Parimatch Cassino Online
Banner FootyGuru FootyGuru

Mais lidas na semana

  • Almanaque Sadol segue como um dos símbolos da Catarinense, unindo tradição e compromisso com o acesso à informação em saúde. (Divulgação)

    Almanaque Sadol renova conteúdo e mira em público acima dos 50 anos

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Liderança com maturidade estratégica nas agências de branding premium

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • O presente de Natal do Boticário para o Rio

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Do rodízio ao rooftop: onde realizar sua confraternização de fim de ano no Rio de Janeiro

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Núcleo assume conta da Ypê para liderar ação de premiação aos colaboradores

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
VBET Aposta

Últimas postagens

2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo

2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo

12 de dezembro de 2025

Juspay integra Click to Pay da Visa no Brasil para reduzir abandono de carrinho no e-commerce

12 de dezembro de 2025

Clínica Camargo lança protocolos exclusivos para as festas de fim de ano

12 de dezembro de 2025
80% dos líderes de tecnologia no Brasil acreditam que estão perdendo negócios devido à falta de tecnologia inclusiva, revela novo relatório

80% dos líderes de tecnologia no Brasil acreditam que estão perdendo negócios devido à falta de tecnologia inclusiva, revela novo relatório

12 de dezembro de 2025
Amanda Momente e o Wonder Dataset

O comportamento humano e design Tech está moldando o futuro da moda

12 de dezembro de 2025

Mais lidas no mês

Almanaque Sadol segue como um dos símbolos da Catarinense, unindo tradição e compromisso com o acesso à informação em saúde. (Divulgação)

Almanaque Sadol renova conteúdo e mira em público acima dos 50 anos

por Redação
9 de dezembro de 2025
0

Desde 1945, o Almanaque Sadol faz parte do cotidiano dos brasileiros, atravessando gerações com sua presença marcante e conteúdo de qualidade....

Pamella Burgos

Liderança com maturidade estratégica nas agências de branding premium

por Redação
11 de dezembro de 2025
0

Em um mundo marcado pela hiperexposição midiática e pela dispersão da atenção, as marcas não competem apenas por visibilidade, mas...

O presente de Natal do Boticário para o Rio

O presente de Natal do Boticário para o Rio

por Redação
8 de dezembro de 2025
0

O Boticário tem um presentão de Natal esperando pelos cariocas na Lagoa. E não vai ser difícil de encontrar. A...

Caju Botafogo

Do rodízio ao rooftop: onde realizar sua confraternização de fim de ano no Rio de Janeiro

por Redação
9 de dezembro de 2025
0

Com a chegada das festas de fim de ano, bares e restaurantes do Rio preparam experiências exclusivas para quem deseja...

O Marcas e Mercados é um portal dedicado ao universo empresarial, trazendo notícias, tendências e insights sobre negócios, serviços e eventos. Com uma abordagem dinâmica e informativa, o site conecta empreendedores, gestores e investidores a conteúdos estratégicos e oportunidades de mercado. Nossa missão é fornecer informações relevantes para impulsionar o crescimento e a inovação no cenário corporativo.

Categorias

  • Beleza
  • Comunicação Integrada
  • Direito & Justiça
  • Economia
  • Educação
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Gastronomia
  • Geral
  • Livros
  • Opinião
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Turismo

Leia também

Itsáry - Foto: Divulgação

Sabores Leves: Restaurantes apostam em pratos frescos para a temporada de calor

por Redação
3 de dezembro de 2025
0

Com a chegada da temporada de calor, restaurantes do Rio e de Niterói apresentam sugestões leves e cheias de sabor...

Últimas postagens

  • 2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo
  • Juspay integra Click to Pay da Visa no Brasil para reduzir abandono de carrinho no e-commerce
  • Clínica Camargo lança protocolos exclusivos para as festas de fim de ano

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Comunicação Integrada
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Geral
  • Tecnologia
  • Opinião

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.