Aproximadamente 600 mil empresas fecharam suas portas durante a pandemia da COVID-19, segundo dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Ao observar esse contexto, o Movimento Portas Abertas (MPA) viu a oportunidade de ajudar micro e pequenos empreendedores a se adaptarem ao mundo digital e, assim, não fecharem suas portas. Hoje, mais de 500 empresas já passaram pelas consultorias de e-commerce que são ministradas por executivos de renome do mercado e oferecidas pelo MPA por apenas 50 reais a hora. Para 2024, a empresa planeja ajudar mais 720 empreendedores a digitalizarem e tornarem seus negócios mais competitivos para o mercado.
Com o constante surgimento e popularização de novas tecnologias, o mercado está sempre passando por mudanças e adaptações. Mas, talvez, a maior delas tenha sido a partir do ano de 2020, quando, em meio à pandemia da COVID-19, e com uma política de isolamento social, a população brasileira – e mundial – se viu obrigada a ficar em casa. Nesse momento, muitos micro e pequenos empreendedores despreparados para o mundo digital se viram prestes a perder seus negócios.
Entendendo a importância de ajudar os empreendedores que encontravam dificuldades em meio à pandemia e que não dispunham de grandes recursos, o Movimento Portas Abertas nasceu com um enfoque social, no qual a edutech passou a se dedicar em oferecer consultorias e outros serviços relacionados ao comércio digital, tudo de forma gratuita. Quem vislumbrou essa oportunidade de empreender e de ajudar um número cada vez maior de pessoas foram os sócios-fundadores Katrine Sampaio e Luiz Felipe Ennes que, antes do MPA, já participavam e se mobilizavam pela campanha “O Seu Negócio Não Vai Fechar”, na qual empresas do ecossistema se propuseram a auxiliar os empreendedores menos experientes no mundo do e-commerce.
“O começo da pandemia sem dúvidas foi um momento muito difícil para todos, onde empresas estavam fechando as portas e o medo predominava em muita gente. Foi então que nós decidimos que precisávamos tomar alguma atitude para ajudar os micro e pequenos empreendedores não só a não perderem seus negócios e suas fontes de renda, como também a aumentarem seus faturamentos. Nesse sentido, começamos a executar nosso projeto logo de cara, procurando parceiros que topassem o desafio”, explica Katrine Sampaio, CEO do MPA.
Hoje, com três anos e meio de mercado, o Movimento Portas Abertas cresceu. E, nesse meio tempo, além da entrada de mais dois sócios – Cristiano Chaves e Eduardo Bezerra -, a empresa construiu uma equipe com mais de 40 consultores.
“A gente tem muito orgulho de dizer que o MPA já ajudou mais de 500 empresas de todo o Brasil a se adaptarem ao mundo do e-commerce, seja através das nossas consultorias, das nossas mentorias e implantações ou dos nossos treinamentos”, ressalta Luiz Felipe Ennes, sócio-fundador do MPA.
Um dos diferenciais do Movimento Portas Abertas está em seus próprios consultores e mentores. O time é formado por executivos do mercado de digital que possuem uma vasta experiência nesse ramo e que encontraram nas consultorias um espaço para compartilhar suas experiências. Nesse sentido, alguns nomes chamam a atenção, como: Marcelo Linhares, Ronaldo Magalhães, In Hsieh, Diego Kilian, Tiago Alvisi, Evandro Temperini, Elaine Meira, Alexandre Barbieri e os próprios sócios Luiz Felipe Ennes e Cristiano Chaves.
Consultorias
O principal serviço prestado pelo MPA, hoje, são as consultorias avulsas, que consistem em um serviço pontual no qual, de acordo com seus objetivos, o empreendedor pode escolher um consultor do time do Movimento Portas Abertas e marcar um horário com ele. O empreendedor então terá uma hora de consultoria para debater questões, tirar dúvidas ou pedir ajuda.
Nesse caso, o grande destaque está na proposta social do programa de consultorias, uma vez que são disponibilizados grandes nomes do mercado, que, muitas vezes, seriam inacessíveis para o perfil dos clientes do MPA. No entanto, o serviço não só é oferecido aos micro e pequenos empreendedores como também é oferecido por um valor acessível e que não condiz com seu real custo.
Para manter os preços baixos, a empresa conta com um sistema no qual o valor arrecadado através dos patrocínios é utilizado para subsidiar o serviço prestado. Assim, os empreendedores pagam o valor reduzido de 50 reais por consultoria e o MPA, através dos patrocínios, arca com a maior parte dos custos.
Planos para 2024
Se nos últimos três anos e meio o MPA pôde ajudar mais de 500 micro e pequenos empreendedores a se adaptarem ao mundo do e-commerce e tornarem seus negócios mais competitivos mediante o mercado, para 2024 os planos de expansão são ainda mais grandiosos, pretendendo atingir 720 empresas.
Parte da estratégia para alcançar essas metas está no lançamento da Jornada do Empreendedor. O novo serviço será lançado em dezembro e se mostrará muito mais completo e abrangente em relação às consultorias avulsas.
No programa em questão, o Movimento Portas Abertas fará um acompanhamento anual da empresa contratante do serviço. Nesse caso, a partir de um diagnóstico inicial, o MPA entenderá em que ponto o empreendedor se encontra e, a partir disso, criará uma trilha de conhecimento, onde o mesmo irá avançando etapa por etapa, passando desde a estruturação da empresa em si, dos processos e indicadores, até performance, vendas e atendimento. Dessa forma, através de um planejamento minucioso, o empreendedor terá a chance de adaptar e aprimorar o seu negócio, tornando-o mais competitivo em relação ao mercado. Durante todo esse processo, o programa fará um acompanhamento com reuniões semanais para entender como a implantação das mudanças estará ocorrendo e o que poderá ou deverá ser alterado.
Na Jornada do Empreendedor, o MPA também oferecerá uma série de ferramentas que poderão ajudar o empreendedor a se destacar no mercado. Entre elas estão: uma plataforma de e-commerce escalável, uma plataforma de live commerce, um meio de pagamento e um sistema de planejamento de recursos empresariais (ERP).
Sobre o Movimento Portas Abertas
Fundado no ano de 2020 pelos sócios Katrine Sampaio e Luiz Felipe Ennes, o Movimento Portas Abertas (MPA) surgiu em meio à pandemia da COVID-19, contexto em que muitos micro e pequenos empreendedores despreparados para o mundo digital se viram prestes a perder seus negócios e, também, suas rendas familiares. Diante dessa situação urgente, a edutech veio com o intuito de ajudar esses empreendedores a se adaptarem ao mundo do comércio digital e se tornarem mais competitivos em relação ao mercado em que estão inseridos. Com um importante viés social, a empresa conta com a ajuda de patrocinadores para disponibilizar seus serviços – como consultorias avulsas – por preços acessíveis e, assim, transformar vidas e famílias ao redor do Brasil.
Hoje, com mais de 3 anos de experiência de mercado, o Movimento Portas Abertas cresceu e conquistou novos espaços, chegando a ser nomeado campeão da competição Startup Race de 2023, promovida pelo Digitalks Expo. Além disso, com o acréscimo de Cristiano Chaves e Eduardo Bezerra ao time de sócios, o MPA conta com mais de 40 consultores e diversas parcerias. Ao total, o time do Movimento Portas Abertas, composto por executivos do mercado de digital que possuem vasta experiência e grande renome, já atendeu mais de 500 empresas e treinou mais de 900 profissionais.
Mais informações: https://www.
LinkedIn: https://www.
Instagram: https://www.