• Landing Page
  • Shop
  • Contact
  • Buy JNews
  • Login
Upgrade
Marcas e Mercados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
  • Opinião
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
  • Opinião
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Marcas e Mercados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Eventos

Vinhos de Portugal chega ao Rio de Janeiro nesta sexta-feira (06), no Jockey Club Brasileiro

A 12ª edição do maior evento de vinhos portugueses no Brasil acontecerá até domingo, com cerca de 650 rótulos e quase 80 produtores presentes de regiões como Lisboa, Dão, Alentejo, Beira Interior, Porto e Douro, Península de Setúbal, Tejo, Vinhos Verdes e outras

Redação por Redação
6 de junho de 2025
em Eventos
0
Vinhos de Portugal

Vinhos de Portugal - Foto: Fabio Cordeiro

Share on FacebookShare on Twitter

A espera acabou: a 12ª edição do Vinhos de Portugal começa, oficialmente, nesta sexta (06), no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro. Neste ano, serão quase 80 produtores presentes e cerca de 650 rótulos disponíveis – programa imperdível para qualquer entusiasta da bebida. Com entrada livre na área de convivência, o festival proporciona uma verdadeira imersão na cultura portuguesa, com uma programação que ainda inclui opções gastronômicas, talks gratuitos, loja e bar de vinhos, além de ativações de marcas parceiras. Os ingressos para as degustações e as provas estão disponíveis a partir de R$200 e R$300, respectivamente.

Os três principais espaços do Vinhos de Portugal

Assim como nos últimos anos, o Vinhos de Portugal se divide em três espaços centrais: a área de convivência, o salão de degustação e as provas, que buscam incentivar o conhecimento e aprendizado sobre o extenso universo dos vinhos portugueses e do enoturismo.

Na parte externa do evento, a área de convivência reserva opções gastronômicas, com destaque para os já consagrados estabelecimentos de culinária portuguesa, Quinta da Henriqueta, Barsa e Tasquinha do Portuga, ativações imersivas de marcas e instituições parceiras, loja e bar de vinhos e talks, como o tradicional ‘Tomar um Copo’, bate-papo descontraído entre enólogos, produtores, sommeliers e jornalistas especializados. Com disponibilidade para 30 lugares e entrada gratuita, a conversa é embalada pela degustação de dois rótulos selecionados especialmente para a ocasião.

O Vinhos de Portugal ainda recebe outros dois espaços exclusivos, destinados àqueles que querem se aprofundar no setor, e os apaixonados de longa data pela bebida. Com ingressos a R$200 no 2º lote, o salão de degustação reserva quase 650 rótulos de diferentes regiões portuguesas, como Dão, Lisboa, Porto, Vinhos Verdes, Douro, Tejo, Alentejo Beira Interior e outros. Serão cerca de 80 produtores presentes, que mostrarão ao público os bastidores e histórias por trás de algumas de suas criações favoritas. Serão conduzidas dez sessões no Rio de Janeiro, com a duração de duas horas cada, nas quais a primeira é exclusiva para profissionais do setor.

Além das degustações, a edição recebe ainda provas exclusivas, guiadas por um time experiente de especialistas, sommeliers e críticos, com rótulos exclusivos. No Rio de Janeiro, serão 16 provas apresentadas, com duração de uma hora e vagas limitadas para, no máximo, 30 pessoas. O local oferece a oportunidade exclusiva de degustar em primeira mão vinhos sofisticados que, em alguns casos, ainda nem chegaram ao Brasil. Profissionais como o único Master of Wine brasileiro, Dirceu Vianna Júnior; o crítico do Valor Econômico Jorge Lucki; a sommelière do restaurante de duas estrelas Michelin ORO, Cecília Aldaz; os jornalistas do Público Manuel Carvalho e Alexandra Prado Coelho; e o crítico e diretor da revista Grandes Escolhas, Luís Lopes, são alguns dos nomes confirmados para as aulas. Os ingressos para as provas começam em R$300, chegando a R$530, a depender da programação escolhida.

Todas as provas disponíveis são temáticas e intimistas, norteadas ora por regiões portuguesas, ora por safras e vinícolas selecionadas, como ‘Quanta arte cabe num Vinho’, ‘Ramos Pinto: as histórias de vinhos emblemáticos’, ‘Touriga Nacional de norte à sul’, “Antonina Barbosa: a trajetória meteórica no mundo dos vinhos’, ‘Jorge Rosa Santos: a arte de criar vinhos icônicos’ e ‘Elas por elas: 6 vinhos e suas criadores’, e outras. E neste ano contarão com uma novidade: a programação recebe a inédita prova ‘Portugal às cegas’, com rótulos secretos, que apenas serão divulgados aos participantes ao longo da sessão. A iniciativa acontecerá no domingo, dia 08 de junho, de 13h às 14h, no Rio de Janeiro.

A programação completa de cada prova, bem como os vinhos apresentados, estão disponíveis abaixo e no site oficial do Vinhos de Portugal.

Programação e horário das degustações e provas

RIO DE JANEIRO – DIAS 06, 07 E 08 DE JUNHO

1) Sexta-feira (06/06/2025)

Salas de degustação disponíveis – 17h às 19h / 19h30 às 21h30

*A primeira sessão do dia, de 13h às 16h, é dedicada exclusivamente para profissionais do setor.

Provas disponíveis:

14h – 15h: Touriga nacional, de norte à sul, com Luís Lopes

15h30 – 16h30: Os sublimes vinhos do Tejo, um Potencial sem Fim, com Dirceu Vianna Júnior

17h – 18h: A alma dos vinhos do Douro, com Manuel Carvalho

15h30 – 16h30: Paulo Nunes: a magia dos grandes vinhos do Dão, com Jorge Lucki

2) Sábado (07/06/2025)

Salas de degustação disponíveis – 12h às 14h / 15h às 17h / 17h30 às 19h30 / 20h às 22h

Provas disponíveis:

13h – 14h: Alentejo: diversidade e excelência, com Luís Lopes

14h30 – 15h30: Quanta arte cabe num vinho, com Celso Pereira (Quanta Terra) e Manuel Carvalho

16h – 17h: Um guia de enoturismo de Portugal, com Luís Lopes

17h30 – 18h30: Elas por elas, com Antonina Barbosa (Falua), Maria João Cerdeira (Soalheiro), Cecilia Aldaz e Alexandra Prado Coelho

19h – 20h: Ramos Pinto: histórias de vinhos emblemáticos, com Jorge Rosas e Dirceu Vianna Júnior

20h30 – 21h30: António Maçanita: redescoberta da alma de vinhos e regiões míticas, com Jorge Lucki

3) Domingo (08/06/2025)

Salas de degustação – 12h30 às 14h30 / 15h30 às 17h30 / 18h às 20h

Provas disponíveis:

13h – 14h: Portugal às cegas, com Luís Lopes

14h30 – 15h30: Verdes, vinhos intensos e divertidos, com Manuel Carvalho

16h – 17h: Alicante Bouschet: estrela do Alentejo, com Jorge Lucki e Alexandra Prado Coelho

17h30 – 18h30: Vinho do Porto: seis testemunhos de um clássico mundial, com Manuel Carvalho

19h – 20h: Jovens enólogos: seus melhores vinhos e novas tendências, com Dirceu Vianna Júnior

De neve à pisa de uvas: as ativações e experiências de marcas presentes na edição

Vinhos de Portugal
Vinhos de Portugal – Foto: Fabio Cordeiro

Para além da programação das salas de degustação e provas, a área de convivência reserva um espaço especial para as ativações interativas das marcas parceiras do Vinhos de Portugal em 2025.

Neste ano, as comissões levam ações de marca exclusivas para a edição, que incluem desde photo opportunities a distribuição de brindes. Nos estandes de Lisboa, Alentejo e Tejo, os participantes poderão registrar fotografias em ambientações diversas, como capa de revista, junto a uma talha de barro ou até mesmo na tradicional pisa de uva, enquanto uma das garrafas Dão ganha vida no evento, interagindo com o público presente.

O Turismo de Portugal retorna ao evento com ações voltadas ao enoturismo, enquanto o Centro de Portugal fará nevar pela primeira vez no Rio de Janeiro, por meio de sua ativação de photo opportunity.

Parceiros consagrados nas últimas edições, Águas Prata e Shopping Leblon permanecem como água e shopping oficiais do festival em 2025. De um lado, Águas Prata será a responsável pela hidratação do público, produtores, enólogos e sommeliers no salão de degustação e nas provas, e Shopping Leblon terá um carrinho próprio na área de convivência para captação de lead para o programa solar, com distribuição de taça de espumante para os clientes que se cadastrarem, além de QR Codes espalhados pelas mesas na parte externa do evento.

Estreante na edição, Sadia também contará com um lounge exclusivo na área de convivência, com distribuição de brindes, além de um totem sobre as suas linhas de produtos. A marca ainda estará presente na prova de harmonização do Dão, na sexta-feira (06), às 20h30, na qual dois dos pratos oferecidos serão produzidos com alimentos Sadia.

O Vinhos de Portugal 2025 é uma realização dos jornais O GLOBO, Valor Econômico e Público, em parceria com a ViniPortugal, com a participação do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto; apoio das Comissões de Vinho do Alentejo, Dão, Lisboa, Tejo, Vinhos Verdes, Herdade do Peso, Turismo de Portugal, Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal, Shopping Leblon e Sadia, hotel oficial Fairmont Rio (RJ), água oficial Águas Prata, cia. aérea oficial Azul, assessoria de imprensa InPress Porter Novelli, local oficial Jockey Club Brasileiro (RJ), loja oficial Porto Di Vino, rádio oficial CBN e curadoria Out of Paper.

VINHOS DE PORTUGAL 2025 – RIO DE JANEIRO

Datas: Sexta-feira à domingo, nos dias 06, 07 e 08 de junho de 2025

Local: Jockey Club Brasileiro, Gávea, Rio de Janeiro

Horário: 12h – 23h (sexta-feira) / 11h – 23h (sábado) / 11h30 – 22h (domingo)

Ingressos e programação completa disponíveis no site oficial do evento.

Tags: DestaqueVinhos de Portugal
Postagem anterior

Games Dev Hub: projeto abre aceleração gratuita para estúdios do Rio de Janeiro, Niterói e Maricá

Próximo Post

Lider apresenta lançamentos na DW! Rio 2025 com foco em versatilidade, brasilidade e bem-estar

Redação

Redação

Relacionado Posts

Churrascada Parrilla Itaipava
Eventos

Petrópolis recebe 15ª edição do Serra Wine Week

por Redação
12 de junho de 2025
Eduardo Morita
Eventos

Franquia USA promoverá seminário na ABF Expo com brasileiros que empreendem nos Estados Unido

por Redação
12 de junho de 2025
A marca reforça sua identidade com peças assinadas por grandes nomes e aposta em conforto, design autoral e soluções adaptáveis a diferentes estilos. Nas imagens, a banqueta Flor, do Lattoog e o sofá Mara, do estúdio Nada se Leva. Fotos. Divulgação/Lider
Eventos

Lider apresenta lançamentos na DW! Rio 2025 com foco em versatilidade, brasilidade e bem-estar

por Redação
11 de junho de 2025
Fevest
Eventos

Fevest Experience 2025: A maior feira de lingerie da América Latina volta com formato interativo e sustentável

por Redação
9 de junho de 2025
Eventos

DW! Rio de Janeiro celebra design brasileiro com lançamentos, talks e experiências que aproximam público do universo criativo

por Redação
9 de junho de 2025
Próximo Post
DW! Rio 2025

Lider apresenta lançamentos na DW! Rio 2025 com foco em versatilidade, brasilidade e bem-estar

Parimatch Cassino Online

Mais lidas na semana

  • Como colocar IPTV na televisão? Entenda agora

    Como colocar IPTV na televisão? Entenda agora

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • heimr estreia no Febraban Tech 2025 ao lado da IBM e promove workshops sobre infraestrutura crítica e ambientes regulados

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Grupo Nandina lança franquia do Atelier dos Sabores

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • 2a1 Cenografia assina três projetos finalistas no Prêmio Abrasce 2025

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Amazon Brasil confirma presença na 21ª Bienal do Livro no Rio de Janeiro com experiências imersivas e celebração da literatura

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0

Últimas postagens

Seagems promove ativações sustentáveis no Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, maior festival do gênero da América Latina

Seagems promove ativações sustentáveis no Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, maior festival do gênero da América Latina

14 de junho de 2025
Arena Jockey

Por três anos, BRAVA Energia será a detentora de naming rights de um dos principais eventos da cidade, a Arena Jockey, em parceria inédita

14 de junho de 2025

Thomson Reuters lança seu primeiro Agente de IA – CoCounsel para tributário

14 de junho de 2025

Dia dos Namorados movimenta R$ 374 milhões no varejo online

14 de junho de 2025
Novos sabores de Zaytas Protein, com 12g de proteína em cada unidade

Zaytas apresenta nova identidade visual e lança sete novos sabores no mercado de saudáveis

13 de junho de 2025

Mais lidas no mês

Como colocar IPTV na televisão? Entenda agora

Como colocar IPTV na televisão? Entenda agora

por Redação
12 de dezembro de 2024
0

O IPTV mudou a maneira de assistir TV online. Ele oferece uma experiência única de transmissão pela internet. Muitos brasileiros...

heimr

heimr estreia no Febraban Tech 2025 ao lado da IBM e promove workshops sobre infraestrutura crítica e ambientes regulados

por Jorge Rodrigues
9 de junho de 2025
0

- Boutique de tecnologia participa pela primeira vez do maior evento de inovação financeira do país, com soluções personalizadas para...

Luis Filipi Bicudo, Claudia Lisboa e Diego Caumo - foto: Victor Jandre

Grupo Nandina lança franquia do Atelier dos Sabores

por Redação
9 de junho de 2025
0

Desde a sua fundação em 2020 o Grupo Nandina — que reúne as marcas Oakberry, La Panata e Kebab Shop—...

2a1 Cenografia assina três projetos finalistas no Prêmio Abrasce 2025

2a1 Cenografia assina três projetos finalistas no Prêmio Abrasce 2025

por Redação
10 de junho de 2025
0

O grande Oscar do setor de shopping centers já tem data marcada: 25 de junho de 2025, no WTC Events...

O Marcas e Mercados é um portal dedicado ao universo empresarial, trazendo notícias, tendências e insights sobre negócios, serviços e eventos. Com uma abordagem dinâmica e informativa, o site conecta empreendedores, gestores e investidores a conteúdos estratégicos e oportunidades de mercado. Nossa missão é fornecer informações relevantes para impulsionar o crescimento e a inovação no cenário corporativo.

Categorias

  • Carreira
  • Carreira & Empregos
  • Comunicação Integrada
  • Direito & Justiça
  • Economia
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Gastronomia
  • Geral
  • Leilão
  • Opinião
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Turismo e Lazer

Leia também

Mais de 90% dos fotógrafos brasileiros dependem das redes sociais para atrair clientes, segundo Aftershoot

Mais de 90% dos fotógrafos brasileiros dependem das redes sociais para atrair clientes, segundo Aftershoot

por Redação
12 de junho de 2025
0

Os fotógrafos brasileiros têm apostado cada vez mais no marketing orgânico como principal estratégia para divulgar seu trabalho. Segundo uma...

Últimas postagens

  • Seagems promove ativações sustentáveis no Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, maior festival do gênero da América Latina
  • Por três anos, BRAVA Energia será a detentora de naming rights de um dos principais eventos da cidade, a Arena Jockey, em parceria inédita
  • Thomson Reuters lança seu primeiro Agente de IA – CoCounsel para tributário

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Comunicação Integrada
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Geral
  • Tecnologia
  • Opinião

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.