A Agência MAK, uma das principais agências de live marketing do país, conquistou o Jacaré de Ouro do Prêmio Caio 2024, uma das mais prestigiadas premiações do setor de eventos e marketing do Brasil, na noite desta terça-feira (10/12).
Na categoria “Estandes e Ambientes Cenográficos de Pequeno Porte”, o case da MAK foi desenvolvido para a Água Crystal, da Coca-Cola Femsa, com um estande imersivo criado especialmente para o espetáculo “Crystal”, do Cirque du Soleil, atração canadense que aconteceu entre julho e outubro de 2024 no Parque Villa Lobos, na capital paulista.
Com o conceito “Mergulhe na pureza de Crystal”, o projeto assinado pela agência proporcionou aos espectadores uma experiência sensorial e emocional, conectando os valores da marca com a mágica atmosfera do espetáculo.
Uma experiência sensorial e inovadora
Com um espaço de apenas 9 m², a MAK apostou em um design inovador e tecnológico para criar uma conexão natural entre a Água Crystal e o universo do Cirque du Soleil. O estande contava com áreas temáticas que exploravam elementos como pureza, vitalidade e refrescância, atributos da marca que foram integrados à narrativa do espetáculo. A entrada do espaço era marcada por um túnel iluminado com anéis RGB (LED), representando os sabores da Crystal, criando uma transição encantadora para o público.
“Cirque du Soleil foi um desafio inspirador. Conseguimos criar uma experiência que não só destacou os valores da Água Crystal, mas também se integrou perfeitamente à atmosfera mágica e envolvente do show. É gratificante ver esse trabalho reconhecido entre os vencedores do Prêmio Caio e estamos muito felizes em ganhar esse troféu tão importante para o mercado”, destaca Ti Bernardes, Diretor Geral da MAK.
Integração harmoniosa com o Cirque du Soleil
O projeto da MAK teve como principal desafio criar uma ativação de marca que não competisse com a grandiosidade do espetáculo, mas que se complementasse a ele de maneira orgânica.
“Acreditamos que marcas precisam ir além da comunicação convencional e criar conexões genuínas com o público, o estande da Crystal no Cirque du Soleil exemplificou isso ao proporcionar uma experiência emocional e imersiva. Para nós, o mais importante foi integrar a marca à narrativa do show, destacando a pureza da Água Crystal sem desviar o foco da magia do espetáculo”, diz Ricardo Leão, CEO da MAK.
O impacto do estande foi amplamente positivo. A ativação atraiu milhares de visitantes e gerou uma repercussão significativa nas redes sociais. O feedback dos espectadores reforçou a percepção da Água Crystal como uma marca alinhada a momentos de bem-estar e experiências únicas. A ação ainda destacou o mote da marca, “Viva Primeiro, Crystal Depois”, deixando uma lembrança duradoura entre os participantes.
O Prêmio
Considerado o Oscar da área de eventos, o prêmio foi criado em 1999, com um objetivo central: trazer reconhecimento e valorização para o trabalho de empresas e profissionais que atuam diretamente no mercado de eventos. A edição deste ano celebrou os 25 anos da premiação.
O nome da premiação é uma homenagem a Caio de Alcântara Machado, profissional pioneiro na área de eventos e feiras de negócios, criativo e bem-sucedido no lançamento de novos produtos, promoção e organização de eventos.
Significado do Troféu
Uma característica marcante desse prêmio é o seu troféu, que possui o formato de um jacaré, e por isso a premiação é reconhecida como Jacaré de Ouro.
O formato do troféu foi inspirado na frase “Um dia vai dar jacaré”, ouvida por Caio de Alcântara Machado de um amigo. Repetida por Caio sempre que alguém lhe perguntava por que continuar investindo no segmento de Feiras e Eventos, tornou-se sua marca registrada.
Agência MAK
A MAK é uma das principais agências de live marketing do país. Como uma das precursoras do setor, ao longo dos seus mais de 16 anos de existência, atua nos segmentos de ativações, eventos, material de PDV e tailor made, convenções, endomarketing e criação. Entre seus principais clientes estão empresas como Coca-Cola FEMSA, Heineken, Fini, Campari, Alelo, Intelbras e Eurofarma. A MAK entrega soluções disruptivas e criativas, que geram destaque e resultado. Em 2023, foi vencedora em três categorias do Prêmio Caio, o Oscar dos Eventos.