• Contato
  • Login
Upgrade
Marcas e Mercados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Marcas e Mercados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Empresas / Negócios

Petrobras apresenta edição 2025 do MIMO Festival em Olinda e São Paulo 

Empresa também assina os workshops que acontecem nas duas cidades e contam com a presença dos artistas internacionais de países como França, Portugal, Espanha e, Brasil

Redação por Redação
11 de setembro de 2025
em Empresas / Negócios
0
Mimo Olinda

Mimo Olinda

Share on FacebookShare on Twitter

Em Olinda, festival conta com o patrocínio da Stone, e em São Paulo, a Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Na contagem regressiva para retornar a cidades vibrantes que respiram cultura e arte, o MIMO Festival aporta em Olinda (Recife), onde nasceu, e em São Paulo, neste mês de setembro, com apresentação da Petrobras e novos patrocinadores.

Na cidade pernambucana, onde o evento acontece nos próximos dias 12, 13 e 14 de setembro, o patrocínio é da Stone e o apoio da Prefeitura de Olinda, do Complexo Industrial Portuário de Suape (PE), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo de Pernambuco e da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), Novotel Recife Marina, Conservatório Pernambucano de Música; e Nova Brasil FM como parceiro de mídia.

Já em São Paulo, além da Petrobras, o festival conta com a apresentação do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas, e o patrocínio fica por conta da Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.

Em ambas as cidades, o projeto foi fomentado pelo Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023 e realizado pela Lu Araújo Produções Artísticas.

“A Petrobras acredita na força da cultura brasileira como expressão de identidade e pluralidade, e reconhece na diversidade artística um reflexo da riqueza do nosso país. Patrocinar o MIMO Festival, um projeto que promove o encontro entre diferentes linguagens e territórios, com acesso gratuito e excelência artística, é uma forma de reafirmar esse compromisso”, afirma a gerente de patrocínio da Petrobras, Alessandra Teixeira de Teixeira.

Segundo a idealizadora e diretora artística do MIMO, Lu Araujo, a cada edição o festival reafirma o compromisso com a valorização dos espaços históricos das cidades por onde passa e a diversidade artística, reunindo novos talentos e grandes artistas nacionais e internacionais em uma fusão de sonoridades que já se tornou uma marca do evento.

Itinerante, multigênero e acessível a todos, hoje é considerado o maior festival multicultural gratuito do mundo, com 21 anos de história, 63 edições em mais de 14 cidades do Brasil e da Europa, e mais de dois milhões de espectadores.

Lu Araújo, idealizadora do Mimo Festival!
Lu Araújo, idealizadora do Mimo Festival!

“É um desafio e um prazer enorme realizar cada edição do MIMO, pois, além da importante colaboração dos patrocinadores, é preciso muita dedicação e assertividade. Realizar um evento gratuito dessa dimensão, oferecendo o que há de mais interessante na cena musical do Brasil e do mundo – sejam as novas tendências ou artistas consagrados – é um ato de resistência e compromisso com a cultura. Acreditamos na arte como ferramenta de transformação social — e é isso que nos move a seguir em frente. É muito revigorante ver o resultado: como o público pulsa, reage e é afetado pela energia única que só o MIMO proporciona ”, afirma Lu Araujo.

A Petrobras assina os workshops dentro do Programa Educativo do festival. As oficinas abordarão temas variados e contam com a presença de artistas internacionais. Em Olinda, eles serão realizados no Conservatorio Pernambucano de Musica, com a presença dos franceses Lionel Suarez (Acordeão sem Fronteiras – Linguagens e improvisacão), Baptiste Herbin & Nicolas Gardel (Symmetric – Cruzando Groove, Jazz e eletronica), Anne Paceo (Ritmos Transculturais – Batidas de diferentes culturas), Carles Benavent (A viagem do meu baixo elétrico ao Flamenco), Samy Thiebault (O jazz e o atlantico negro; som, cultura e crioulizacao) e Pascal Danae (A guitarra como voz mestica).

Em São Paulo, os Workshops Petrobras serão realizados na Praça das Artes, na sala de ensaio do prédio dos corpos artísticos, com a presença do grupo Lá na Xepangara (A música de protesto nos processos de descolonização africana), o espanhol Carles Benavent (A viagem do meu baixo elétrico ao Flamenco), o grupo americano Annie & The Caldwells (Deus, Musica e Comunidade no Mississippi), e os brasileiros Carlos Malta (Esculpindo o vento ; sopros e criatividade) e Bernardo Aguiar (O pandeiro como bateria de bolso).

“Em 21 anos de história, o Programa Educativo do MIMO Festival já beneficiou mais de 30 mil alunos com 500 aulas, assim como o Prêmio MIMO Instrumental que revelou talentos como Amaro Freitas e João Camarero“, conta Lu Araújo.

Em Olinda, o Instituto Stone atua em parceria com a Casa Zero, que será responsável pela produção e venda de alimentos durante o MIMO e na venda de produtos sociais, como copos reutilizáveis e com a abordagem “Leve sua lembrança do MIMO e Transforme Vidas”, ação que marca o início da parceria entre a Rede Muda Mundo e o Instituto. As marcas também estarão realizando mentorias de inclusão produtiva para cerca de 200 empreendedores durante o festival. Eles também terão acesso ao Impulso Stone, iniciativa que oferece capacitação, acesso a microcrédito e integração a uma comunidade de apoio, com o objetivo de criar condições estruturais para o crescimento de pequenos negócios.

“Nossa parceria com a Rede Muda Mundo no MIMO Festival em Olinda conecta o público a uma causa, mostrando que o consumo pode ser consciente e solidário, e que cada contribuição se transforma em oportunidade de inclusão produtiva para quem mais precisa”, destaca Carolina da Costa, Diretora de Impacto e Sustentabilidade da Stone e Presidente do Instituto Stone. .

Além das diversas atrações no MIMO Olinda e MIMO São Paulo, incluindo shows, concertos, DJs sets, exibição de filmes, fórum de ideias e aulas no programa educativo, uma das novidades desta edição é a apresentação de artistas da cena musical francesa, presentes na curadoria feita pelo conceituado Jazz in Marciac, um dos maiores festivais de jazz do mundo, para o MIMO Olinda e MIMO São Paulo. A parceria com o evento francês faz parte de uma colaboração artística inédita: assim como brasileiros renomados estiveram na França, músicos franceses estarão na programação do MIMO nas duas cidades, estreitando ainda mais os laços culturais entre os dois países. O encontro está sendo promovido no âmbito da Temporada França-Brasil 2025, com realização da República Francesa, Institut Français, Instituto Guimarães Rosa, Ministério da Cultura, Ministério das Relações Exteriores e Governo Brasileiro.

Entre as atrações internacionais estão artistas de nacionalidades, como Brasil, França, Ilha da Reunião (território francês na costa da África), Portugal, Espanha, Cuba e EUA, com apresentações não só nos palcos, mas também nas ruas, praças, igrejas, e recantos da cidade, em um verdadeiro mergulho sensorial e comunitário. Estão presentes nomes como Roberto Fonseca, multi-instrumentista, compositor e pianista de projeção internacional e ex-integrante do Buena Vista Social Club, a baterista Anne Paceo, referência mundial por sua musicalidade inventiva e sua abordagem transcultural, Votia, voz poderosa da Ilha da Reunião, que apresenta o gênero musical maloya, considerado símbolo de resistência cultural e reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Imaterial da Humanidade,.o trio Delgrès, liderado pelo guitarrista e cantor Pascal Danaë, que canta um blues crioulo temperado pelo rock, e os três grandes músicos Manuel de Oliveira, João Frade e Carles Benavent, que apresentam o projeto Ibéria, um espetáculo inspirado no legado de Paco de Lucía, o maior nome do flamenco.

Em Olinda ainda se apresentam o saxofonista Samy Thiébault que se destaca por criar pontes entre o jazz, o clássico e as músicas do mundo, e Baptiste Herbin, virtuose do saxofone, que se une ao trompetista Nicolas Gardel em um quarteto que traduz a energia e a sofisticação do novo jazz francês. E em São Paulo, o grupo de gospel contemporâneo Annie & The Caldwells que vem ao Brasil pela primeira vez, e é aclamado pela crítica internacional.

Entre os destaques nacionais, em ambas as praças, estarão o consagrado Edu Lobo, um dos maiores nomes da música brasileira, e o Cordel do Fogo Encantado que retorna aos palcos após um hiato, com sua formação original, em um reencontro aguardado pelo público. Em Olinda, Hamilton de Holanda, Amaro Freitas e Juliana Linhares também fazem shows e, em São Paulo, Lia de Itamaracá, Carlos Malta  & Pife Muderno e Ortinho, com participação especial de Maria Alcina.

Tags: DestaqueMIMOMimo FestivalOlindaSão Paulo
Postagem anterior

Topless estreia no mercado com snacks saudáveis, coloridos e acessíveis

Próximo Post

Supermercados ganham força como espaço de escolha e experimentação do consumidor

Redação

Redação

Relacionado Posts

Beatriz Daniel
Empresas / Negócios

Especialista em mesa posta Beatriz Daniel se destaca como escolha número um das celebridades

por Redação
3 de dezembro de 2025
Empresas / Negócios

Del Bianco lança oficialmente a Memories em evento na Confeitaria Colombo

por Redação
3 de dezembro de 2025
Verão #TonoRio
Eventos

Núcleo da Ideia (NDI) é finalista na edição 2025 do Prêmio Caio, considerado o “Oscar dos Eventos”

por Redação
3 de dezembro de 2025
Dienithon Monteiro e equipe
Empresas / Negócios

Dienithon Monteiro: Tendências, Desafios e Oportunidades para o Setor de Jeans no Brasil

por Redação
3 de dezembro de 2025
Empresas / Negócios

5 mitos sobre a Geração Z no mercado de trabalho

por Redação
3 de dezembro de 2025
Próximo Post

Supermercados ganham força como espaço de escolha e experimentação do consumidor

Parimatch Cassino Online
Banner FootyGuru FootyGuru

Mais lidas na semana

  • Robertson Kieling é CIO e Head of Cybersecurity na SOU - foto: Ricardo Lage

    Black Friday acende alerta para ciberataques: especialista aponta riscos e recomendações para consumidores e empresas

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Acordo Fechado conquista 1º lugar geral entre as Legaltechs do Brasil e 6º lugar no ranking nacional de startups

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Sandro Tordin analisa tendências de ESG que vão dominar 2026 e além

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Cadeiras de verão com assinatura artística: Outlet Premium lança coleção especial

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • BNI ganha novo grupo em Botafogo e fortalece o empreendedorismo colaborativo na região

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
VBET Aposta

Últimas postagens

Beatriz Daniel

Especialista em mesa posta Beatriz Daniel se destaca como escolha número um das celebridades

3 de dezembro de 2025
Itsáry - Foto: Divulgação

Sabores Leves: Restaurantes apostam em pratos frescos para a temporada de calor

3 de dezembro de 2025

Del Bianco lança oficialmente a Memories em evento na Confeitaria Colombo

3 de dezembro de 2025
Verão #TonoRio

Núcleo da Ideia (NDI) é finalista na edição 2025 do Prêmio Caio, considerado o “Oscar dos Eventos”

3 de dezembro de 2025
Dienithon Monteiro e equipe

Dienithon Monteiro: Tendências, Desafios e Oportunidades para o Setor de Jeans no Brasil

3 de dezembro de 2025

Mais lidas no mês

Robertson Kieling é CIO e Head of Cybersecurity na SOU - foto: Ricardo Lage

Black Friday acende alerta para ciberataques: especialista aponta riscos e recomendações para consumidores e empresas

por Redação
26 de novembro de 2025
0

A Black Friday, tradicionalmente marcada por grandes ofertas e alto volume de vendas, também se tornou um dos períodos mais...

Rafael Silva, CEO da Acordo Fechado

Acordo Fechado conquista 1º lugar geral entre as Legaltechs do Brasil e 6º lugar no ranking nacional de startups

por Redação
27 de novembro de 2025
0

A Acordo Fechado, startup especializada em mediação de conflitos por meio digital, conquistou uma vitória histórica e inédita no Ranking...

Executivo detalha como empresas podem se preparar para integrar práticas de ESG de forma estratégica, indo além do cumprimento de regras e gerando impacto real.

Sandro Tordin analisa tendências de ESG que vão dominar 2026 e além

por Redação
28 de novembro de 2025
0

A adoção de práticas ESG deixou de ser periférica e passou a fazer parte da estrutura operacional das empresas brasileiras....

Outlet Premium apresenta coleção exclusiva de cadeiras com estampas do artista Lito

Cadeiras de verão com assinatura artística: Outlet Premium lança coleção especial

por Redação
28 de novembro de 2025
0

O verão brasileiro inspira novas formas de viver a casa, a área externa e os momentos ao ar livre. E,...

O Marcas e Mercados é um portal dedicado ao universo empresarial, trazendo notícias, tendências e insights sobre negócios, serviços e eventos. Com uma abordagem dinâmica e informativa, o site conecta empreendedores, gestores e investidores a conteúdos estratégicos e oportunidades de mercado. Nossa missão é fornecer informações relevantes para impulsionar o crescimento e a inovação no cenário corporativo.

Categorias

  • Beleza
  • Comunicação Integrada
  • Direito & Justiça
  • Economia
  • Educação
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Gastronomia
  • Geral
  • Livros
  • Opinião
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Turismo

Leia também

Mês conciência Negra - Colli Books

Colli Books promove campanha Black Week

por Redação
10 de novembro de 2025
0

A Colli Books anuncia a campanha Black Week, realizada em parceria com a Amazon, com descontos de até 50% em...

Últimas postagens

  • Especialista em mesa posta Beatriz Daniel se destaca como escolha número um das celebridades
  • Sabores Leves: Restaurantes apostam em pratos frescos para a temporada de calor
  • Del Bianco lança oficialmente a Memories em evento na Confeitaria Colombo

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Comunicação Integrada
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Geral
  • Tecnologia
  • Opinião

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.