
O SeloXIS, referência em avaliação de práticas sustentáveis no turismo nacional, alcança um novo patamar em sua trajetória: pela primeira vez, certificará um evento. E o palco escolhido não poderia ser outro: a Festuris, considerada a maior feira do setor na América Latina, que acontece de 6 a 9 de novembro no Serra Park, em Gramado (RS).
O SeloXIS nasceu para diferenciar e valorizar empreendimentos turísticos que adotam práticas de sustentabilidade, além de apoiar negócios que estão no início dessa jornada. Criado por Priscila Bentes, CEO do Circuito Elegante, o selo já certificou 20 hotéis em diferentes regiões do Brasil. Agora, amplia sua atuação para eventos, com um modelo de avaliação robusto que analisa mais de 100 indicadores de impacto ambiental, social e de governança (ESG).
“Com base em padrões internacionais, como o Sustainability Accounting Standards Board (Sasb) e os Indicadores Ethos, desenvolvemos índices exclusivos que permitem um diagnóstico profundo da realidade ESG do turismo brasileiro. Certificar a Festuris é mais do que um marco, é um convite para que todo o setor evolua rumo à sustentabilidade”, afirma Aline Schneiders, diretora de certificação do projeto.
O turismo no Brasil, que responde por cerca de 8% do PIB nacional e movimenta 10% da economia global, enfrenta o desafio de equilibrar crescimento econômico com impactos ambientais. Segundo estudo da Nature Communications, o setor é responsável por 9% das emissões globais de gases de efeito estufa (GEE).
Nesse cenário, o SeloXIS surge como ferramenta estratégica para transformar a potência do turismo em legado positivo. Além da avaliação de Indicadores ESG, o processo de certificação inclui o Inventário de GEE e a Contrapartida XIS, mecanismo que garante investimentos em projetos socioambientais nos destinos turísticos, com rastreabilidade via blockchain.
“Quem recebe turistas precisa colher benefícios do turismo. Nossa lógica é simples: prosperidade para negócios e comunidades locais. A certificação da Festuris inaugura um novo capítulo para o turismo brasileiro”, reforça Priscila Bentes, idealizadora do selo.
Mais informações
Site: www.seloxis.org.br














