A LAJE, plataforma educacional da agência anacouto, investe em inteligência artificial (IA) para difundir o ensino de branding pelo mundo. A partir de agora, os membros do ecossistema terão acesso, via LLM (Large Language Model), ao conteúdo integral de 17 cursos da instituição e de toda a metodologia proprietária da agência anacouto, que ajudou a posicionar algumas das maiores marcas do país como Natura, Cosan, CBF, iFood Raízen e Brastemp.
A nova IA da LAJE interpreta, responde e interage com a comunidade em tempo real, facilitando o acesso ao conhecimento
A LAJE também mantém uma comunidade digital que funciona como uma rede social, reunindo mais de 3 mil pessoas de diferentes partes do mundo — de estudantes a CMOs. Para ampliar os debates sobre branding nesse ambiente, a plataforma passa a contar com o agente autônomo Sab.IA, desenvolvido pela própria LAJE. O agente vai interagir com os usuários por meio de postagens, comentários e orientações sobre o universo do branding, oferecendo acesso facilitado às metodologias da agência anacouto. A iniciativa busca acelerar resultados de negócios e fortalecer o diferencial competitivo de profissionais das áreas de branding, design e comunicação.
O próprio nome Sab.IA traduz a essência dessa missão. Ao fortalecer marcas brasileiras globalmente, a agência anacouto aposta na brasilidade como diferencial estratégico. Inspirado nesse conceito, o nome remete à cultura nacional e ao sabiá, pássaro que canta para demarcar território e expressar identidade. A escolha reforça como a plataforma abraça a transformação tecnológica, integrando inteligência artificial para potencializar a criação e o compartilhamento de conhecimento — alinhada a uma tendência mundial: o mercado global de IA na educação deve saltar de US$ 3,65 bilhões para US$ 92 bilhões até 2033, segundo o Market.us.

“A nossa IA tem como foco democratizar o conhecimento sobre branding e comunicação. O projeto está alinhado ao propósito da agência anacouto de impulsionar o valor de pessoas e organizações, com uma cultura generosa de compartilhamento de metodologias e conteúdo”, explica Rafael Freitas, diretor executivo de growth marketing da agência anacouto e da LAJE.
Com foco em aprendizado contínuo e personalizado, a LAJE possui três formatos principais: o modelo de assinaturas, que garante acesso contínuo a conteúdos por meio de planos anuais de R$ 499 ou mensais de R$ 50; o curso imersivo Chief Branding Officer, voltado a quem deseja se aprofundar em liderança de marcas; e o Branding Aplicado, programa de nove semanas que ensina como dominar a estratégia por trás das marcas e proporciona a entrega de um projeto de branding para uma empresa real.
Lançada no mercado em 2015, a LAJE passou recentemente por um rebranding que marca sua nova fase. Com a tagline “Aqui talento vira impacto”, a plataforma reforça seu posicionamento como agente de transformação no setor de educação. A expectativa é alcançar R$ 60 milhões em faturamento até 2030.
Aagência anacouto: Há mais de três décadas, a agência anacouto impulsiona o valor de pessoas e organizações com uma metodologia proprietária que oferece soluções que integram marca, negócio, experiência, comunicação e crescimento a partir da estratégia corporativa das organizações. Fundada pela designer Ana Couto e formada por um time de especialistas renomados, a agência é referência em branding no Brasil, atuando como parceira estratégica de marcas como Itaú, Natura, CBF, Brastemp e Havaianas. Com uma visão que compreende os desafios únicos dos principais setores econômicos do país, a anacouto acelera e transforma modelos de negócio, tendo atendido mais de 400 empresas e conquistado mais de 50 prêmios nacionais e internacionais. Seu ecossistema inclui a LAJE, plataforma de educação especializada em branding; o Valometry, ferramenta de gestão contínua que mensura o valor das marcas por meio de dados; e o Festival É,Faz&Fala., maior evento de branding, inovação e brasilidade que teve sua 2ª edição no segundo semestre de 2025.
A LAJE: Fundada em 2015, a LAJE é a plataforma de educação da agência anacouto que acelera carreiras e negócios por meio do branding. Com cursos, imersões, mentorias e encontros ao vivo com especialistas do mercado, o propósito da LAJE é impulsionar o valor de pessoas e organizações, inspirando conhecimento, conexão e impacto. A expectativa é alcançar R$ 60 milhões em faturamento até 2030.















