Em uma iniciativa que redefine o conceito de uma das principais datas do varejo nacional, a Privalia, em parceria inédita com o Instituto Dona de Si, da atriz e escritora Suzana Pires, e a Clique e Retire, transforma a Black Friday em um poderoso movimento de consumo consciente e impacto social. Com a proposta de desapegar do que já cumpriu o seu papel e abrir espaço para novas histórias, dos dias 20 a 31 de outubro, o público geral poderá doar suas roupas em bom estado nos lockers da Clique Retire em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O cliente que doar receberá, por e-mail, um voucher de R$100 para compras acima de R$349 na Privalia durante o período da Black Friday.
“Estamos, pela primeira vez, integrando nosso maior período de vendas a um ciclo de moda circular”, comenta Mayra Dietzold Palacios, CMO da Privalia. A relevância deste período é inegável: em novembro de 2024, período da Black Friday, a Privalia reportou um crescimento de vendas de 35% em comparação à média dos outros meses do ano, com um aumento de 20% no tráfego do site. As categorias de moda e calçados representam 45% dessa receita. Para 2025, a marca busca superar este patamar de crescimento durante o período promocional.
As peças arrecadadas não serão apenas redistribuídas. Elas serão a matéria-prima do LAB de Moda Privalia dentro do Instituto Dona de Si, um espaço de criação e upcycling. Ali, as roupas ganharão novo valor e significado, sendo customizadas e repaginadas pelas mãos de mulheres atendidas pela Instituição.
Para Suzana Pires, fundadora do Instituto Dona de Si, a parceria simboliza mais do que uma ação pontual, é um gesto de validação e continuidade para uma rede de mulheres que vem transformando suas próprias histórias por meio da moda e do empreendedorismo.
“Quando uma marca do tamanho da Privalia se une ao Instituto Dona de Si, ela não está apenas apoiando um projeto, está fortalecendo uma revolução silenciosa de mulheres que estão mudando suas próprias histórias”, afirma Suzana.
“A Black Friday é, sem dúvida, um dos momentos mais intensos do varejo. Mas para nós, na Privalia, ela também é um momento de reflexão sobre consumo e propósito,” reforça Mayra Dietzold Palacios, que completa: “Queríamos mostrar que renovar o guarda-roupa não precisa ser sinônimo de excesso, mas sim de transformação e consciência. Ao falar de desapego, convidamos as pessoas a dar um novo destino às peças que já cumpriram seu papel, ao mesmo tempo em que descobrem novas oportunidades dentro do nosso app. É uma forma de conectar propósito e consumo inteligente”.
Para participar, basta se cadastrar e levar as roupas em bom estado até um ponto de coleta da Clique Retire. É importante utilizar o mesmo e-mail de cadastro na Privalia e na Clique Retire para disponibilização do voucher. Peças íntimas não são aceitas para as doações.
A campanha será amplamente divulgada por e-mail marketing, WhatsApp, push do app, redes sociais, influenciadores e imprensa.
Materializando o compromisso da Privalia com a transformação social, a marca anuncia o próximo passo desta jornada com o lançamento, em dezembro, de uma coleção cápsula de camisetas exclusivas, ilustradas pela artista Julia Neumann e desenvolvidas para o Instituto Dona de Si. Toda a verba das vendas será integralmente revertida para o Instituto Dona de Si, estabelecendo o upcycling como um pilar fundamental da marca.
A iniciativa marca a primeira vez que a Privalia une sua Black Friday a um gesto coletivo de desapego e impacto social — ampliando o propósito da marca que nasceu com a missão de dar novos destinos às peças de moda.
Iniciativa impulsiona o upcycling
De acordo com a McKinsey, no relatório de 2021 da Ellen MacArthur Foundation, a projeção é que até 2030, o setor de moda circular (incluindo upcycling e second hand) representará 13% do consumo total de roupas. Essa mudança é um reflexo direto da demanda por consciência e coloca o upcycling como um símbolo de transformação.
Diferente da reciclagem tradicional, o upcycling reinventa o que já existe, dando novo valor e significado a peças que poderiam ser descartadas. Trata-se de um movimento que une criatividade e consciência, mostrando que estilo e sustentabilidade podem caminhar juntos. Na prática, o upcycling amplia o ciclo de vida das roupas, reduz o impacto ambiental e incentiva um olhar mais afetivo sobre o consumo.
“O upcycling representa uma mudança de mentalidade: ele transforma o consumo em um ato criativo e consciente, e isso está muito alinhado com o que acreditamos na Privalia”, complementa a executiva Mayra Dietzold Palacios.
Suzana Pires destaca o sentido simbólico do gesto: “Desapegar é um ato de liberdade. É olhar para o que já cumpriu seu papel e abrir espaço para o novo — em todos os sentidos. As mulheres que doam aprendem que solidariedade também é forma de poder; e as mulheres do IDDS recebem não apenas roupas, mas oportunidades, autoestima e pertencimento. Cada peça doada carrega uma história que continua em outra mulher. Isso é sororidade viva”, conclui.
SERVIÇO
Período: 20 a 31 de outubro de 2025
Locais de coleta: Lockers Clique Retire – SP, RJ e MG
Instituição beneficiada: Instituto Dona de Si
Voucher: R$100 OFF para compras acima de R$349 (via e-mail cadastrado)
Regras: é importante utilizar o mesmo e-mail de cadastro na Privalia e na Clique Retire. Peças íntimas não são aceitas para as doações.
Mais informações: www.privalia.com.br www.institutodonadesi.org.br https://www.cliqueretire.com.
Instituto Dona de Si
Fundado pela atriz, escritora e empresária Suzana Pires em 2018, o Instituto Dona de Si tem como propósito alavancar talentos de microempreendedoras individuais, entendendo que cada mulher precisa construir ações e crenças de que é empreendedora de si mesma. Desde sua fundação, já acelerou mais de 5 mil mulheres e impactou mais de 500 mil em todo o país.
Privalia
A Privalia é uma plataforma digital multimarcas do Brasil, que opera no modelo B4B2C e tem mais de 20 milhões de usuários cadastrados. A empresa atua como parceira estratégica de mais de 600 marcas, oferecendo produtos e serviços de coleções atuais ou estoques remanescentes em diversas categorias, como moda, beleza, casa e eletrônicos.
Com um DNA sustentável, a Privalia promove a economia circular ao evitar o descarte de produtos e auxiliar na saúde financeira das marcas. A empresa pertence ao grupo europeu Veepee, sendo a única operação do grupo fora da Europa, e atua em diversas categorias como moda, calçados, acessórios, esportes, beleza, kids, pets, bebidas & gastronomia, eletrônicos, casa e viagens. Conheça mais em www.privalia.com.br
Clique Retire
A Clique Retire é uma rede de armários inteligentes do Brasil. A companhia, torna o dia a dia mais prático com soluções de autoatendimento que devolvem às pessoas o que há de mais valioso: o tempo. Líderes em smart lockers na América Latina, contam com mais de 2.000 unidades instaladas em todo o país. Oferecem soluções completas para logística do e-commerce, automação do varejo físico, comodidade em condomínios e conforto para o consumidor final. A empresa combina tecnologia, sustentabilidade e inclusão social para transformar a forma como produtos e serviços são acessados. Clique Retire é sinônimo de conveniência, flexibilidade e segurança, conectando clientes e parceiros por meio da inovação e do compromisso com a responsabilidade ambiental. Saiba mais em www.cliqueretire.com.br













