A Abiquifi – Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos e a SAIL for Health lançaram o Guia Informativo para Startups de Biotecnologia: Cenário Regulatório Brasileiro. O documento tem como objetivo oferecer uma orientação técnica e didática àqueles que atuam no desenvolvimento de novos produtos e tecnologias em saúde, abordando, dentre outros aspectos, o cenário regulatório do país, estruturas de funcionamento da ANVISA e etapas de desenvolvimento e aprovação de fármacos e terapias.
A ideia de organizar o material veio das dúvidas apresentadas pelas startups durante um encontro na BIO International Convention 2022, a maior feira de biotecnologia do mundo, e o conteúdo foi desenvolvido com base em reuniões de acompanhamento das deep techs selecionadas para um programa de estímulo à inovação criado pela Abiquifi, conforme conta Norberto Prestes, presidente executivo da Associação. Ele comenta que esse é um passo importante para as startups entenderem melhor o processo regulatório junto aos órgãos de vigilância sanitária. “O guia é uma iniciativa pioneira na orientação regulatória direcionada para as startups, deep techs, no Brasil. Ter conhecimento regulatório acelera o processo de desenvolvimento de um novo medicamento. É apenas o começo de um longo trabalho de conscientização sobre o impacto regulatório”.
Toda a estratégia de conteúdo foi desenvolvida pela SAIL for Health, empresa 100% brasileira comprometida em gerar impacto na cadeia de saúde pública por meio da Ciência. Para isso, atua como um elo entre a comunidade científica, investidores e indústria, desenvolvendo soluções para todo o ecossistema e que gerem impacto real na saúde pública – tendo instituições públicas e privadas, a comunidade científica e uma nova geração de cientistas como agentes de mudança.
O guia foi lançado durante o workshop “Construção de Estratégia Regulatória para Inovação Radical no Brasil”, promovido pela ANVISA em parceria com a Abiquifi e a ApexBrasil. O encontro teve como propósito unir players de diferentes áreas para um debate sobre marcos regulatórios, eficiência e maneiras de potencializar projetos inovadores em saúde.
Segundo Carolina Sellani, Educational and Public Health Affairs da SAIL for Health, o workshop foi uma oportunidade única de discutir nosso ecossistema regulatório e tirar dúvidas comuns a respeito do prazo de aprovação de projetos importantes junto à ANVISA. Sobre o Guia, Sellani afirma que a expectativa é que “o material apoie à Pesquisa & Desenvolvimento no país, contribuindo para que o Brasil supere os gaps que impedem o avanço de seu ecossistema de P&D e amplie o acesso da população à inovação e à saúde”.
O Guia Informativo para Startups de Biotecnologia: Cenário Regulatório Brasileiro pode ser acessado por meio do link.
Mais informações sobre o workshop, clique aqui.