App de descontos oferece novas soluções para a sustentabilidade dos supermercados

by Jorge Rodrigues
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Imagem Pixabay

À medida que um número crescente de consumidores brasileiros prefere fazer compras com empresas que promovem a sustentabilidade, a busca pelas melhores ofertas oferece aos supermercados mais opções quando se trata de reduzir o lixo, o desperdício de alimentos e sua pegada de carbono. A ideia que está sendo apresentada é que aplicativos agregadores de descontos são capazes de exibir as melhores ofertas de um supermercado online reduzindo, assim, a demanda pelos catálogos próprios do supermercado, e que ainda são impressos em papel. Ao mesmo tempo, os mesmos aplicativos também podem trabalhar com supermercados para promover descontos e promoções em itens que estão perto da data de validade.

“Apesar de estar entre os cinco principais produtores de alimentos do mundo, o Brasil também faz parte de um clube menos honroso, ocupando o décimo lugar entre os países que mais desperdiçam alimentos”, comenta Mathias Ferraz, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Lessy no Brasil. “Enquanto 70 milhões de pessoas vivem em situação de insegurança alimentar, o país perde anualmente R$1,3 bilhão apenas em frutas e vegetais.”

Já 85% das pessoas entrevistadas em uma pesquisa recente da Mindminers consideram importante combater o desperdício de alimentos no país. No entanto, existem muitos equívocos sobre essa questão no Brasil. Por exemplo, 75% acreditam que a maior causa do desperdício de alimentos é a população, enquanto 90% desse desperdício ocorre antes mesmo de chegar ao consumidor. Ao apresentar descontos para produtos próximos da data de validade nos aplicativos, os supermercados serão capazes de atrair mais pessoas para as lojas e vender mais desses itens que ainda estão bons para consumo, enquanto os clientes poderão comprá-los por um valor em conta.

“Na luta contra o desperdício de alimentos, os supermercados podem aproveitar sua posição como intermediários entre fornecedores e consumidores para promover melhores práticas de ambos, ao mesmo tempo em que aumentam a participação e a conscientização entre seus clientes”, sugere Mathias. “Em vez de descartar itens desnecessariamente, essas lojas podem se unir aos aplicativos agregadores de descontos e encontrar novas maneiras de atrair clientes, oferecendo promoções em produtos que estão perto da data de validade. Isso não só beneficiará economicamente os supermercados, mas também ajudará a população em geral e evitará o desperdício.”

Como foi observado durante a Black Friday do ano passado, os descontos são uma excelente maneira de atrair os compradores brasileiros. Eles não apenas aumentam as taxas de conversão em 60% a 250%, mas também fazem os consumidores se sentirem mais inteligentes em relação a si mesmos e a suas decisões financeiras. Uma pesquisa recente da OLX destacou que 85% dos brasileiros afirmaram que tentam economizar dinheiro ao encontrar descontos. Mais da metade (55%) dos mesmos participantes sentem que encontrá-los contribui para seu empoderamento, pois sentem que fizeram escolhas inteligentes. Além disso, 57% das pessoas tendem a divulgar e recomendar um bom desconto para amigos e familiares, enquanto 27% usam as redes sociais para informar para outros consumidores sobre a descoberta.

“Oferecer descontos por meio de aplicativos de melhores ofertas realmente é uma situação vantajosa para os supermercados”, conclui Mathias. “Você não somente pode aumentar sua visibilidade e atrair mais pessoas para sua loja, mas também pode combater o desperdício de alimentos, alinhando sua marca com uma forma mais sustentável de consumo, o que os brasileiros estão exigindo. Dessa forma, os aplicativos de desconto são um gateway digital muito eficaz para lojas físicas”, finaliza.

Sobre a Lessy

Lessy é um aplicativo móvel que agrega promoções e ofertas de lojas de varejo e ajuda as pessoas a comprar de maneira mais inteligente e pagar menos. Em parceria com mais de 700 redes varejistas, a Lessy tem mais de 34 milhões de visualizações médias de catálogo por mês e 1,2 milhão de usuários ativos diários. A receita total da Lessy em 2022 foi de 20 milhões de dólares e esse número deve aumentar com a chegada do app em novos países nos próximos meses.

Para obter outras informações, acesse https://lessy.app/.

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