ASSERJ prevê crescimento de 10% nas vendas com festas de fim de ano

Apesar dos produtos que compõem a ceia natalina serem os mais procurados nos supermercados, outros itens devem apresentar alta no período, como: bebidas, hortifrúti e sobremesas

by Redação
0 comment
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ

Com a proximidade das celebrações de fim de ano, duas das datas mais importantes para o setor varejista, o Natal e o Ano Novo, aquecem as vendas e mobilizam o setor para a forte demanda do período. Para a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), as tradicionais festas de dezembro podem representar um crescimento de aproximadamente 10% nas vendas, em relação ao ano anterior.

Para o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, os supermercados vêm se preparando para esse momento e apostam nas vendas natalinas, considerando a tendência das famílias em destinar um orçamento maior para a preparação da Ceia de Natal. “O Natal é a comemoração mais esperada pelas famílias brasileiras, sendo uma das datas mais aguardadas pelo varejo. Em 2023, apesar da resiliência da atividade econômica, o segmento supermercadista alimenta uma expectativa positiva, uma vez que as famílias irão priorizar suas comemorações ao redor da mesa natalina”, ressalta o executivo.

Por se tratar de uma das datas mais aguardadas pelos supermercadistas, o Natal ainda exige do setor um desafio adicional, pois o sucesso final das vendas do período passa necessariamente pela assertividade da sua previsibilidade. “Como a maioria dos itens, presentes nas receitas natalinas, são perecíveis e sazonais, não pode haver excesso e muito menos ruptura desses itens na área de venda. Com dados históricos consistentes e o apoio da Inteligência Artificial, a tendência é de melhoria crescente na predição das vendas para esse período”, enfatiza o presidente da ASSERJ.

Produtos mais procurados neste fim de ano

Mesmo tendo nos produtos que compõem a ceia natalina os itens mais procurados, as compras não se limitam aos sazonais, pelo contrário, as vendas de Natal influenciam o crescimento de todas as categorias. De modo geral, a ASSERJ observa um maior destaque nas vendas dos supermercados em bebidas, que representam em média 30% da cesta do cliente, hortifrúti (15%), frutas secas (5%), sobremesas (10%) e as famosas aves natalinas, com sua representatividade nas compras conforme o perfil do supermercado e de seu público-alvo.

Segundo a entidade, os itens sazonais estão se apresentando com um aumento médio de 10% no preço. Na avaliação do presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, isso não será impeditivo para as famílias preparem sua Ceia de Natal com tranquilidade em 2023, uma vez que os demais produtos estão mais baratos, a exemplo do preço da cesta básica, que apresenta queda consecutiva nos últimos meses.

Dicas para compras de fim de ano

De modo geral, todas as redes de supermercados procuram apresentar boas oportunidades de compras nessa época, portanto, o consumidor deve estar atento ao mercado e aproveitar ao máximo essas oportunidades. A ASSERJ preparou três dicas imperdíveis:

  1. Antecipe suas compras– não deixe para a última hora, antecipar as compras nessa época é a melhor estratégia para conseguir tudo o que precisa, com frescor, qualidade e principalmente tranquilidade. O sufoco do movimento dos últimos dias pode trazer estresse e não há garantia de que vai encontrar tudo o que procura.
  2. Aproveite os combos de natal– geralmente os supermercados fazem combos nessa época, trazendo oportunidades adicionais e vantajosas para o cliente na compra conjunta de produtos complementares.
  3. Presenteie com kits natalinos– se o orçamento ficar apertado, presenteie com kits natalinos. Qualquer pessoa ficaria muito feliz em receber um kit com bombons e panetone, por exemplo.

ASSERJ

Foi com um pequeno número de associados que nasceu a Associação de Supermercados do Rio de Janeiro – ASSERJ, mais precisamente em 1969, um ano após a atividade supermercadista ser definida e regulamentada no País. Criada com o intuito de fortalecer e defender a cadeia supermercadista do Estado, a ASSERJ atendeu bem ao seu objetivo principal. Há mais de cinco décadas representando e defendendo os interesses do setor, a ASSERJ adquiriu know-how no setor supermercadista, oferecendo aos seus associados cursos de aperfeiçoamento, palestras, consultoria e assessoria na área jurídica, gestão, recursos humanos, prevenção de perdas, alimentos seguros, marketing, além de muitas outras atividades relevantes para o setor.

Mais informações: https://asserj.com.br/

Instagram: @asserjsupermercados 

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/asserjsupermercados/

Você pode gostar

Leave a Comment