De 17 a 20 de abril, a cidade de Armação de Búzios (RJ) será palco da Búzios Sailing Week 2025, que também abriga o Campeonato Brasileiro de Oceano. A AtmosMarine marcará a presença no evento com uma equipe técnica, prestando assessoria meteorológica in loco em parceria com a OceanPact, apoiadara oficial da competição.
Durante os quatro dias de regatas, a AtmosMarine será responsável pela elaboração de boletins diários com variações meteoceanográficas personalizadas para os competidores. Os dados também estarão disponíveis ao público por meio do aplicativo OceanPact SeaSpot, que utiliza o SOPHIA, um sistema que utiliza inteligência artificial desenvolvido pela AtmosMarine. A tecnologia cobre praias de Santa Catarina até o Espírito Santo e reúne informações como velocidade e direção do vento, ondulação, marés, radiação ultravioleta e balneabilidade.
“A vela é um esporte profundamente sensível às condições atmosféricas e oceânicas. Nossa missão na Búzios Sailing Week é oferecer tração precisa e acessível, que auxilia as equipes na tomada de decisões estratégicas, com segurança e desempenho”, afirma Ronaldo Palmeira, diretor e meteorologista da AtmosMarine.
Além das regatas, o evento contará com transmissão ao vivo por meio do OceanPact Digital, com imagens de drones e rastreamento em tempo real via aplicativo Tracker. Um destaque da programação será uma regata especial entre as equipes da OceanPact e do Grupo Energisa, envolvendo executivos e velejadores profissionais das duas empresas.
AtmosMarine:
A AtmosMarine é uma consultoria especializada em Meteorologia e Oceanografia. A empresa oferece soluções técnicas e científicas para setores como agricultura, energia eólica e exploração offshore. Combinando monitoramento ambiental avançado, modelagem de dados e inteligência artificial, apoia uma tomada de decisão em atividades que fatores atmosféricos e oceânicos são determinantes.
Fundada em 2017 após a união de cientistas experientes, a AtmosMarine já colaborou com empresas como Petrobras, Marinha do Brasil e órgãos governamentais. Seu compromisso é fornecer análises precisas e rápidas para enfrentar desafios complexos nas áreas de energia, engenharia e sustentabilidade.