Feriados e datas comemorativas – como Dia das Mães, Páscoa e Natal – são momentos estratégicos para as empresas se destacarem no mercado e alavancarem as vendas. Planejar as ações de marketing é uma forma de transformar a sazonalidade em oportunidade para aumentar o faturamento, seja no comércio físico ou digital.
O Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho no Brasil, é um exemplo de como as vendas são impulsionadas durante períodos sazonais. Dados da Rede, empresa de meios de pagamento do Itaú Unibanco, mostram que o comércio sente os impactos positivos dessa data dias antes de sua chegada.
Segundo a pesquisa, entre 1º e 11 de junho de 2024, houve um crescimento de 8% no consumo, impulsionado pelo e-commerce, que avançou 11% no período. Entre as categorias que mais se destacaram estão os segmentos de joias e relógios, que tiveram alta de 32,8% desde o início daquele mês, seguidas por decoração e eletrodomésticos (18,6%) e produtos de beleza (14%).
A Páscoa, por exemplo, que será celebrada no dia 20 de abril, representa uma oportunidade para o comércio. Embora os ovos de chocolate sejam o principal produto do período, há movimentação em diferentes setores, como supermercados, lojas de presentes, confeitarias, restaurantes e até hotéis, por conta da procura por pacotes de viagem para o feriado prolongado.
No ambiente digital, as empresas podem personalizar os sites e as redes sociais com conteúdos e promoções voltados para datas comemorativas e feriados. A contratação de um especialista em CRM (Customer Relationship Management) pode auxiliar no processo. O profissional é responsável por elaborar campanhas segmentadas e personalizadas, direcionadas a diferentes perfis de consumidores.
A Serasa sugere que, para aqueles que querem ganhar uma renda extra durante a Páscoa, é possível investir além das tradicionais campanhas de chocolates. Entre as estratégias destacadas estão as cestas de Páscoa personalizadas, a oferta de produtos artesanais e temáticos, além de serviços de entrega e delivery.
Para potencializar os resultados, outra alternativa é contratar uma agência de digital PR, também conhecida como assessoria de imprensa digital, que trabalha a reputação on-line da empresa, amplia a exposição em mídias estratégicas e fortalece a credibilidade junto ao público.
A CEO da Experta, Flávia Crizanto, explica como o serviço pode ajudar na conquista de resultados. “Aparecer em outros sites gera mais visibilidade, mais tráfego e aumenta o reconhecimento da marca”, pontua. “Esse trabalho de indicação e construção de autoridade pode ser responsável por mais de 40% do sucesso da estratégia de marketing digital.”
Planejamento deve ser estratégico e antecipado
O planejamento antecipado é um dos principais fatores que influenciam o sucesso das ações promocionais em datas comemorativas. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o processo inclui desde o controle de estoque até a definição das campanhas de marketing e a decoração da loja.
Com a antecipação, é possível minimizar imprevistos, assegurar a disponibilidade dos produtos mais procurados e proporcionar uma experiência de compra mais atrativa para o consumidor, aproveitando ao máximo as épocas festivas.
Segundo a Serasa, o empreendedor deve analisar o calendário de 2025 e identificar as datas mais relevantes para o negócio, elaborando um cronograma detalhado de campanhas de marketing, definindo prazos para a criação de materiais, produção de conteúdo e execução das ações promocionais.
Flávia Crizanto destaca que a contratação prévia de uma agência de link building, especializada em estratégias de Search Engine Optimization (SEO), ajuda a aumentar a autoridade do site, por meio de backlinks de alta qualidade, fazendo com e ele se posicione melhor nos mecanismos de busca, como o Google, e ampliando o seu alcance.
A Serasa também recomenda destinar um orçamento específico para cada feriado, considerando investimentos em anúncios pagos, promoções e eventos temáticos. Com uma preparação antecipada, a empresa pode ganhar vantagem competitiva e desenvolver campanhas mais elaboradas.
Investir em um bom atendimento faz a diferença
Oferecer um atendimento de qualidade é essencial em qualquer época do ano, mas se torna ainda mais relevante em datas comemorativas, quando o fluxo de consumidores aumenta e as expectativas por um serviço eficiente também crescem, conforme destaca o Sebrae.
Por isso, a recomendação é garantir que a equipe de vendas esteja preparada para auxiliar os clientes, esclarecer dúvidas e oferecer um suporte ágil e atencioso. Além disso, a experiência do consumidor deve ser considerada no pós-venda. Processos facilitados de troca e devolução, canais de atendimento acessíveis e respostas rápidas para eventuais problemas ajudam a fidelizar clientes e assegurar a reputação da marca.
Com a evolução da tecnologia, soluções como chatbots e sistemas avançados de gestão podem otimizar esse processo. A análise de dados e o uso de Inteligência Artificial (IA) permitem às empresas compreender melhor as preferências do público e antecipar suas demandas, tornando o atendimento mais rápido e personalizado.
Segundo o Sebrae, essas ferramentas serão decisivas em 2025 para adaptar as operações às mudanças no comportamento do consumidor e garantir um suporte mais eficiente, principalmente em picos sazonais.