• Landing Page
  • Shop
  • Contact
  • Buy JNews
  • Login
Upgrade
Marcas e Mercados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
  • Opinião
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
  • Opinião
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Marcas e Mercados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Empresas / Negócios

Ceia de Natal fica 10% mais cara neste ano, calcula FecomercioSP

Agência Brasil por Agência Brasil
18 de dezembro de 2024
em Empresas / Negócios
0
Ceia de Natal fica 10% mais cara neste ano, calcula FecomercioSP

© Tânia Rêgo/Agência Brasil

Share on FacebookShare on Twitter

A ceia de Natal dos brasileiros está 9,54% mais cara neste ano, em comparação com o final do ano passado, segundo levantamento realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Com base nas informações do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a entidade aponta que as altas de itens como batata, azeite, arroz e alho, ao longo de 2024, foram as maiores responsáveis pelo encarecimento da cesta de alimentos que integra o jantar natalino.

“É uma taxa acima até mesmo da inflação geral do país, que, no acumulado dos últimos 12 meses até novembro, ficou em 4,77%”, ressaltou a FecomercioSP.

A entidade orienta que os consumidores tentem fazer as compras em dias de promoção, que é uma estratégia comum dos estabelecimentos nesta época do ano. Aproveitar ofertas disponíveis em aplicativos e fazer os pagamentos das compras pelo PIX também podem garantir mais descontos.

A antecipação das compras é outra possibilidade apontada pela entidade “porque o consumo desses itens se aquece à medida que as festas de fim de ano se aproximam e, por isso, os produtos vão ficando mais raros (e caros) nas gôndolas”.

Itens

A batata-inglesa é o item da ceia de Natal que teve a maior alta de preço, com variação de 30,82% em um ano, segundo o levantamento da FecomercioSP. Na sequência, o preço do azeite de oliva ficou 28,58% maior. Outros produtos da ceia que encareceram são o leite (21,78%), o arroz (19,58%) e o alho (19,48%).

O preço das carnes em geral subiu 11,44% em um ano, enquanto os pescados tiveram uma elevação de preços mais sutil, de apenas 1,32%.

Os dados apontam que alguns produtos ficaram mais baratos no mesmo período, como a cenoura (-26,08%), o tomate (- 25,15%) e a cebola (-6,66%). “Embora não revertam os custos mais altos da ceia, são produtos que podem ser aproveitados pelos consumidores”, indicou a FecomercioSP.

Os produtos analisado são batata-inglesa, azeite de oliva, leite longa vida, arroz, alho, frutas, carnes, chocolates em barra e bombons, azeitona, chocolate em pó, frango inteiro, leite em pó, cheiro verde, coentro, refrigerante e água mineral, sorvete, cerveja, queijos, pão doce, pão francês, sal, pescados, açúcar refinado, farinha de trigo, farinha de mandioca, ovo de galinha, cebola, tomate e cenoura.

Na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), a alta é ainda maior. Os dados compilados pela entidade mostram que a alta será de 12,05%, analisando o conjunto de itens, exceto coentro e sal. Os produtos mais caros se repetem: batata-inglesa (34,07%), azeite de oliva (26,76%) e leite (25,77%).

 

Postagem anterior

Suplementos e alimentação detox são aliados na recuperação da saúde pós exageros de fim de ano

Próximo Post

Haddad diz que câmbio é flutuante e dólar vai se acomodar

Agência Brasil

Agência Brasil

Relacionado Posts

Empresas / Negócios

hsm+ celebra 25 anos com debates sobre tendências e o que deve ser ‘essência’ na gestão dos negócios

por Jorge Rodrigues
21 de maio de 2025
Novo Traço se destaca no “Live Marketing Cultural” e projeta faturamento de R$ 70 milhões em 2025
Empresas / Negócios

Novo Traço se destaca no “Live Marketing Cultural” e projeta faturamento de R$ 70 milhões em 2025

por Redação
21 de maio de 2025
Empresas / Negócios

Empresas podem acessar até US$ 10 trilhões em oportunidades ao proteger a biodiversidade, aponta nova publicação do CEBDS

por Redação
21 de maio de 2025
Empresas / Negócios

heimr projeta R$ 35 milhões em receita para 2025 e consolida atuação como boutique de tecnologia especializada em ambientes críticos

por Redação
21 de maio de 2025
Orgânico Natural 
Empresas / Negócios

Orgânico Natural leva experiência sensorial completa à Naturaltech 2025

por Redação
20 de maio de 2025
Próximo Post
Haddad diz que câmbio é flutuante e dólar vai se acomodar

Haddad diz que câmbio é flutuante e dólar vai se acomodar

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parimatch Cassino Online

Mais lidas na semana

  • Marta Silva estreia campanha de Sonridor ao lado de sua mãe

    A dor não pode parar seus sonhos: Marta Silva estreia campanha de Sonridor ao lado de sua mãe

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Como colocar IPTV na televisão? Entenda agora

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Roteiros de Charme celebra nova fase com lançamento de sua nova identidade visual

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Com palestra sobre neutralização de carbono, empresário brasileiro se destaca em fórum de lideranças realizado em Londres

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • 36% dos trabalhadores estão insatisfeitos com o vale-refeição no Brasil

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0

Últimas postagens

hsm+ celebra 25 anos com debates sobre tendências e o que deve ser ‘essência’ na gestão dos negócios

21 de maio de 2025
Quando o silêncio fala: curta “Lobeira” convida mulheres a dançar o Cerrado que existe dentro de si

Quando o silêncio fala: curta “Lobeira” convida mulheres a dançar o Cerrado que existe dentro de si

21 de maio de 2025
Novo Traço se destaca no “Live Marketing Cultural” e projeta faturamento de R$ 70 milhões em 2025

Novo Traço se destaca no “Live Marketing Cultural” e projeta faturamento de R$ 70 milhões em 2025

21 de maio de 2025

Empresas podem acessar até US$ 10 trilhões em oportunidades ao proteger a biodiversidade, aponta nova publicação do CEBDS

21 de maio de 2025

heimr projeta R$ 35 milhões em receita para 2025 e consolida atuação como boutique de tecnologia especializada em ambientes críticos

21 de maio de 2025

Mais lidas no mês

Marta Silva estreia campanha de Sonridor ao lado de sua mãe

A dor não pode parar seus sonhos: Marta Silva estreia campanha de Sonridor ao lado de sua mãe

por Redação
16 de maio de 2025
0

A Haleon, líder global em saúde do consumidor, anuncia o lançamento da campanha “Sem Tempo pra Dor”, estrelada pela Marta,...

Como colocar IPTV na televisão? Entenda agora

Como colocar IPTV na televisão? Entenda agora

por Redação
12 de dezembro de 2024
0

O IPTV mudou a maneira de assistir TV online. Ele oferece uma experiência única de transmissão pela internet. Muitos brasileiros...

Roberto Fuzetti

Roteiros de Charme celebra nova fase com lançamento de sua nova identidade visual

por Redação
16 de maio de 2025
0

Nesta quinta-feira, 15 de maio, a Associação de Hotéis Roteiros de Charme promoveu um elegante coquetel no icônico Hotel Nacional,...

Herculano Neto

Com palestra sobre neutralização de carbono, empresário brasileiro se destaca em fórum de lideranças realizado em Londres

por Redação
8 de maio de 2025
0

Com 23 anos de experiência na indústria do entretenimento – segmento em que de forma pioneira carrega a bandeira da...

O Marcas e Mercados é um portal dedicado ao universo empresarial, trazendo notícias, tendências e insights sobre negócios, serviços e eventos. Com uma abordagem dinâmica e informativa, o site conecta empreendedores, gestores e investidores a conteúdos estratégicos e oportunidades de mercado. Nossa missão é fornecer informações relevantes para impulsionar o crescimento e a inovação no cenário corporativo.

Categorias

  • Carreira
  • Carreira & Empregos
  • Comunicação Integrada
  • Direito & Justiça
  • Economia
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Geral
  • Leilão
  • Opinião
  • Tecnologia

Leia também

Correios revoluciona e-commerce com nova plataforma marketplace e compete com gigantes do mercado

Correios revoluciona e-commerce com nova plataforma marketplace e compete com gigantes do mercado

por Redação
20 de maio de 2025
0

Nos últimos anos, os Correios viram gigantes do e-commerce conquistarem espaço na logística brasileira. Plataformas como Amazon, Shopee e Mercado...

Últimas postagens

  • hsm+ celebra 25 anos com debates sobre tendências e o que deve ser ‘essência’ na gestão dos negócios
  • Quando o silêncio fala: curta “Lobeira” convida mulheres a dançar o Cerrado que existe dentro de si
  • Novo Traço se destaca no “Live Marketing Cultural” e projeta faturamento de R$ 70 milhões em 2025

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Comunicação Integrada
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Geral
  • Tecnologia
  • Opinião

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?