• Contato
  • Login
Upgrade
Marcas e Mercados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Marcas e Mercados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Empresas / Negócios

Como a economia criativa está mudando vidas e redesenhando o futuro do trabalho no Brasil

Novas tecnologias e plataformas digitais transformam talentos em negócios sustentáveis e histórias de superação

Redação por Redação
26 de agosto de 2025
em Empresas / Negócios
0
Imagem de divulgação | Privacy

Imagem de divulgação | Privacy

Share on FacebookShare on Twitter

Há alguns anos, viver da própria arte ou talento parecia um sonho distante para muitos brasileiros. Hoje, a economia criativa mostra que é possível transformar a paixão em profissão e gerar impacto social, cultural e econômico em todo o país. Segundo o Goldman Sachs, a Creator Economy movimenta US$ 250 bilhões no mundo (cerca de R$ 1,3 bilhão pela cotação atual)  e deve quase dobrar até 2027, chegando a US$ 480 bilhões (aproximadamente R$ 2,5 bilhões).

No Brasil, o movimento é ainda mais vibrante: só no último ano, o setor gerou 30% mais empregos, somando 389 mil ocupações, de acordo com a FGV Comunicação. Mais de 1,26 milhão de profissionais atuaram formalmente em atividades criativas em 2023, número que cresce quase o dobro do mercado de trabalho geral. No Nordeste, já são mais de 16 mil empresas ligadas ao segmento, segundo o Observatório Nacional. A Confederação Nacional da Indústria projeta que o setor vai gerar mais de 1 milhão de empregos até 2030, mantendo uma participação de cerca de 3,1% no PIB.

Histórias que inspiram

Por trás das estatísticas, estão histórias reais de quem transformou habilidades e criatividade em renda e autonomia. Hyoran, ex-montador de andaimes, lembra do momento decisivo: “Ter a liberdade de fazer o que quiser sem me preocupar com horário foi um dos maiores incentivos. Mas o principal foi quando eu fui pai e tive que escolher entre pagar o aluguel ou comprar a fralda da minha filha”.

No Piauí, a DJ Adah se tornou referência local: “No início, só eu tinha perfil. Hoje, várias amigas estão na mesma rede social. É um espaço para postar o conteúdo que você quiser”. Para a cantora Maru, o segredo está no prazer: “Tudo o que a gente gosta, faz bem feito. Foque no que ama e você vai dar o seu melhor”.

O papel das plataformas na nova economia

Plataformas digitais e redes especializadas permitem que criadores monetizem seu trabalho sem intermediários, ganhando mais autonomia e liberdade criativa. Para a ex-BBB 21 Lumena Aleluia, o impacto vai além do dinheiro: “Elas ressignificam nossa jornada, tiram a gente da xepa e colocam no VIP. É um trabalho que demanda gestão, equipe, empoderamento econômico e liberdade”.

Um exemplo brasileiro que ganhou força

Entre os cases que simbolizam essa transformação, a Privacy se destaca como a primeira rede social brasileira de conteúdo exclusivo. Em quatro anos, já somou mais de 2 bilhões de acessos, sendo 700 milhões apenas em 2024, e registrou 2,7 milhões de novos cadastros em 2025.

A rede social, que reúne mais de 500 mil criadores, passou por um rebranding recente que substituiu o cadeado do logotipo por uma identidade mais vibrante e plural, refletindo sua proposta de liberdade criativa. Além da mudança visual,, a Privacy lançou a carteira digital própria, reformulou sua homepage com o mural e lançou novas categorias de “em alta”, para democratizar a divulgação dos criadores dentro da rede, e o resultado das mudanças foi visto em números: 32% de creators a mais realizaram vendas na estreia da nova rede social. Estas ferramentas ampliam a visibilidade e a monetização para criadores de diferentes áreas, da música e humor ao esporte e lifestyle.

Casos como o da cantora MC Mirella, que conciliou a carreira musical com novas fontes de renda, e da humorista Gabi Abdala, que já faturou mais de R$ 15 mil em uma única live na rede social, mostram o potencial do modelo.  “O retorno financeiro não se compara com o de outras redes, é absurdo. Aqui me sinto mais livre e aceita em todas as minhas vertentes”, diz Gabi.

Mais do que abrir portas, a economia criativa, impulsionada por tecnologias e redes sociais como a Privacy, está redefinindo o significado de sucesso, mostrando que é possível transformar talento em impacto real. E, no Brasil, esse palco está apenas começando a se iluminar.

Sobre a Privacy

A Privacy é a maior rede social de monetização da América Latina, conectando criadores de conteúdo com seus super fãs por meio de assinaturas. Com mais de 50 milhões de usuários e mais de 500 mil influenciadores, a rede oferece uma maneira simples e segura para os criadores monetizarem seu conteúdo exclusivo e para os fãs acessarem conteúdo premium e se conectarem mais profundamente com seus criadores favoritos.

Postagem anterior

Multiplan lança TV corporativa para conectar colaboradores com as novidades da Companhia

Próximo Post

Ybera celebra 20 anos com noite memorável no icônico Roxy Dinner Show, em Copacabana 

Redação

Redação

Relacionado Posts

Apostas esportivas para iniciantes: por onde começar
Empresas / Negócios

Apostas esportivas para iniciantes: por onde começar

por Redação
24 de dezembro de 2025
Prezunic
Empresas / Negócios

Marcas dos Cariocas: Prezunic entre os supermercados favoritos do RJ

por Redação
23 de dezembro de 2025
Moscow Ballet/O Quebra Nozes - Foto: Dantas Jr.
Empresas / Negócios

Sucesso no ano de estreia, Teatro Opus Città entra em 2026 com Ana Carolina e Christian Chávez na programação

por Redação
23 de dezembro de 2025
Top 5 marcas investem R$ 64,1 milhões no Natal de 2024, mas TV entra em rota de desaceleração
Empresas / Negócios

Top 5 marcas investem R$ 64,1 milhões no Natal de 2024, mas TV entra em rota de desaceleração

por Redação
23 de dezembro de 2025
Enzo Leonardo Tieppo
Empresas / Negócios

IPOs no Brasil em 2026: expectativas, desafios e a leitura estratégica de Enzo Leonardo Tieppo

por Redação
23 de dezembro de 2025
Próximo Post
Adrien Cunha e Adriana Bombom

Ybera celebra 20 anos com noite memorável no icônico Roxy Dinner Show, em Copacabana 

Parimatch Cassino Online
Banner FootyGuru FootyGuru

Mais lidas na semana

  • Marcia Niemeyer

    MNiemeyer, agência de PR da maior festa da virada do mundo pelo 14º ano consecutivo — o Réveillon de Copacabana —, celebra 20 anos de mercado e consolida seu posicionamento como referência no Brasil em comunicação de alta performance

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Rio Réveillon 2026 terá patrocinadores de peso e ações por toda a cidade

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Sculpt marca presença estratégica no South Summit 2026 com foco em conexões e inovação

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • A revolução da moda acessível começa: WeSelf chega ao mercado como a nova multimarcas que mira a liderança no e-commerce feminino e mira R$ 1 milhão de faturamento em seu primeiro ano

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Prezunic reinaugura loja no Recreio

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
VBET Aposta

Últimas postagens

Apostas esportivas para iniciantes: por onde começar

Apostas esportivas para iniciantes: por onde começar

24 de dezembro de 2025
Prezunic

Marcas dos Cariocas: Prezunic entre os supermercados favoritos do RJ

23 de dezembro de 2025
Casa de apostas

Qual casa de apostas oferece mais opções de esportes

23 de dezembro de 2025
Moscow Ballet/O Quebra Nozes - Foto: Dantas Jr.

Sucesso no ano de estreia, Teatro Opus Città entra em 2026 com Ana Carolina e Christian Chávez na programação

23 de dezembro de 2025
Top 5 marcas investem R$ 64,1 milhões no Natal de 2024, mas TV entra em rota de desaceleração

Top 5 marcas investem R$ 64,1 milhões no Natal de 2024, mas TV entra em rota de desaceleração

23 de dezembro de 2025

Mais lidas no mês

Marcia Niemeyer

MNiemeyer, agência de PR da maior festa da virada do mundo pelo 14º ano consecutivo — o Réveillon de Copacabana —, celebra 20 anos de mercado e consolida seu posicionamento como referência no Brasil em comunicação de alta performance

por Redação
20 de dezembro de 2025
0

Com projetos que transitam entre a cultura, a economia criativa, o marketing e novos negócios, a MNiemeyer Comunicação completa 20...

Rio Réveillon 2026

Rio Réveillon 2026 terá patrocinadores de peso e ações por toda a cidade

por Redação
18 de dezembro de 2025
0

Realizado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Riotur e com apresentação do Ministério da Cultura e...

Sculpt marca presença estratégica no South Summit 2026 com foco em conexões e inovação

por Redação
19 de dezembro de 2025
0

Equipe Sculpt A Sculpt, consultoria de marketing estratégico com sede no Rio Grande do Sul, participa pela primeira vez como...

Rose Tonizzo, fundadora da WeSelf

A revolução da moda acessível começa: WeSelf chega ao mercado como a nova multimarcas que mira a liderança no e-commerce feminino e mira R$ 1 milhão de faturamento em seu primeiro ano

por Redação
18 de dezembro de 2025
0

A WeSelf chega oficialmente ao mercado brasileiro como uma multimarcas de moda feminina que nasce com propósito claro: unir tecnologia, curadoria e...

O Marcas e Mercados é um portal dedicado ao universo empresarial, trazendo notícias, tendências e insights sobre negócios, serviços e eventos. Com uma abordagem dinâmica e informativa, o site conecta empreendedores, gestores e investidores a conteúdos estratégicos e oportunidades de mercado. Nossa missão é fornecer informações relevantes para impulsionar o crescimento e a inovação no cenário corporativo.

Categorias

  • Beleza
  • Comunicação Integrada
  • Direito & Justiça
  • Economia
  • Educação
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Gastronomia
  • Geral
  • Livros
  • Opinião
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Turismo

Leia também

Dolby aponta o futuro sensorial da televisão e reforça seu papel na era do cinema em casa

Dolby aponta o futuro sensorial da televisão e reforça seu papel na era do cinema em casa

por Redação
28 de novembro de 2025
0

A televisão sempre foi mais do que um dispositivo. Ela moldou rotinas, uniu gerações e transformou histórias em experiências compartilhadas...

Últimas postagens

  • Apostas esportivas para iniciantes: por onde começar
  • Marcas dos Cariocas: Prezunic entre os supermercados favoritos do RJ
  • Qual casa de apostas oferece mais opções de esportes

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Comunicação Integrada
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Geral
  • Tecnologia
  • Opinião

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.