• Contato
  • Login
Upgrade
Marcas e Mercados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Marcas e Mercados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Tecnologia

Crescimento de empresas no Brasil é desigual entre os estados, aponta pesquisa

Segundo BigDataCorp, houve um crescimento de mais de 16% na quantidade de empresas ativas no país

Redação por Redação
8 de maio de 2025
em Tecnologia
0
Share on FacebookShare on Twitter

BigDataCorpA BigDataCorp, maior datatech da América Latina, divulgou a segunda edição de seu estudo “CNPJs do Brasil”, que analisa o cenário das empresas no país. Em março de 2025, o Brasil superou a marca de 64 milhões de CNPJs registrados, com 39,18% desses ainda em atividade. Foi um crescimento de 16,11%, saindo de 21,8 milhões de estabelecimentos para 25,3 milhões. No entanto, esse avanço não foi igualmente distribuído em todo o país.

Em termos regionais, o estudo revelou que São Paulo continua sendo o maior centro empresarial do país, com 31,34% das empresas ativas. Minas Gerais e Rio de Janeiro ocupam o segundo e terceiro lugares, com 10,28% e 8,27%, respectivamente. Os estados da região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), Bahia, Ceará, Goiânia e Pernambuco completam a lista dos 10 mais representativos. Coletivamente, esses 10 estados concentram 82,13% dos negócios em operação.

População e Atividade Empresarial

Uma das formas de se analisar a distribuição geográfica das empresas no país é avaliar a proporção entre a população de um estado e a quantidade de empresas que estão sediadas no mesmo. Se todas as condições para o empreendedorismo fossem exatamente iguais ao redor do Brasil, e dado que a vasta maioria (88,49%) das empresas são micro e pequenas, o número de empresas em um determinado estado deveria estar diretamente relacionado com o número de pessoas que moram nele. Em outras palavras, a proporção entre o percentual das empresas do Brasil que tem sua sede em um estado e da população brasileira que habita nele deveria ser muito próxima ou igual a 1.

No entanto, não é isso que observamos. Em São Paulo, por exemplo, essa razão é de 1,45, a mais alta do país. Esse número nos diz que São Paulo tem 45% mais empresas do que seria esperado se as condições fossem equilibradas. Santa Catarina (1,41), Rio Grande do Sul (1,21)  e Paraná (1,29) são outros estados com uma proporção PJs/PFs elevada. Do outro lado, Maranhão, Pará, Amazonas, Acre, Amapá e Roraima apresentam uma razão inferior a 0,5, ou seja, temos quase 60% menos empresas sediadas nesses estados do que seria esperado dada a sua população.

“Todo mundo sabe que as condições para empreender não são iguais ao redor do Brasil. Além de incentivos locais, como a redução de impostos, e das características socioeconômicas distintas de cada região, existe também um efeito de rede, onde o fato de um estado ter muitas empresas estimula a criação de novos negócios dentro dele, aumentando a concentração que observamos ao longo do tempo.” comenta Thoran Rodrigues, CEO da BigDataCorp.

Crescimento

Apesar da liderança de São Paulo, a pesquisa também revelou que estados como Santa Catarina e Mato Grosso têm se destacado pelo crescimento acelerado, bem acima do restante do país. Mato Grosso cresceu 10,04%, enquanto Santa Catarina registrou um aumento de 10,36% em comparação com 2024. Goiânia, Amazonas e Roraima completam a lista dos estados com a maior taxa de crescimento no último ano.

Esse rápido aumento na quantidade de empresas fora dos centros tradicionalmente enxergados como os motores da economia mostra que o empreendedorismo está se espalhando além dos redutos conhecidos. Ele reflete uma diversificação importante no panorama nacional.

“A concentração de empresas em estados mais populosos, como São Paulo, é natural, mas também escancara o potencial inexplorado de regiões menores. O crescimento expressivo em estados como Mato Grosso e Santa Catarina mostra que o empreendedorismo está encontrando novos caminhos fora dos grandes centros urbanos, e isso é essencial para o equilíbrio econômico do país”, finaliza o executivo.

Para ter acesso às imagens em alta, clique aqui

 Sobre a BigDataCorp

A BigDataCorp é a maior datatech da América Latina. Líder no mercado, opera um dos maiores processos de coleta e estruturação de dados do mundo, capturando informações públicas de mais de 1,5 bilhão de fontes globalmente. São mais de 100 petabytes de informação tratadas diariamente para atender empresas de todos os segmentos e portes. Para auxiliar nas mais diferentes demandas, os dados capturados são disponibilizados através de uma Plataforma de Dados, que reúne milhares de informações sobre pessoas, empresas e produtos, e que pode ser facilmente integrada com qualquer processo operacional. A empresa oferece ainda dois aplicativos construídos sobre a plataforma para resolver problemas específicos: o BigID, um produto completo de validação de identidade e prevenção à fraude; e o BigMarket, que entrega índices econômicos e estudos de mercado através de dados alternativos. A BigDataCorp é brasileira, foi fundada em 2013 e possui escritórios no Rio de Janeiro, onde está localizada sua sede, e em São Paulo.

 

 

 

Tags: BigDataCorp
Postagem anterior

ROYAL CANIN anuncia nova diretora de Supply Chain no Brasil

Próximo Post

Vibra Foods apresenta novidades da marca Nat na Apas Show 2025

Redação

Redação

Relacionado Posts

Valorize Projetos,
Empresas / Negócios

Plataforma Valorize chega para transformar a forma como projetos sociais são concebidos, financiados e executados no Brasil

por Redação
13 de novembro de 2025
Brasil e África: Games produzidos no Rio e na Namíbia se encontram em evento internacional no Arca Hub
Tecnologia

Brasil e África: Games produzidos no Rio e na Namíbia se encontram em evento internacional no Arca Hub

por Redação
12 de novembro de 2025
Vocom amplia funcionalidades com IA e novos recursos de comunicação corporativa
Tecnologia

Vocom amplia funcionalidades com IA e novos recursos de comunicação corporativa

por Redação
12 de novembro de 2025
Huawei Cloud dobra receita no Brasil e anuncia novas soluções de IA e nuvem no Huawei Cloud Summit 2025
Empresas / Negócios

Huawei Cloud dobra receita no Brasil e anuncia novas soluções de IA e nuvem no Huawei Cloud Summit 2025

por Redação
10 de novembro de 2025
Parceria entre MB e PUC Paraná aprimora plataforma de biblioteca digital
Tecnologia

Parceria entre MB e PUC Paraná aprimora plataforma de biblioteca digital

por Redação
31 de outubro de 2025
Próximo Post
Pack Nat Verde_Food Service. Divulgação Vibra Foods

Vibra Foods apresenta novidades da marca Nat na Apas Show 2025

Parimatch Cassino Online
Banner FootyGuru FootyGuru

Mais lidas na semana

  • Valorize Projetos,

    Plataforma Valorize chega para transformar a forma como projetos sociais são concebidos, financiados e executados no Brasil

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • “Michelangelo: O Mestre da Capela Sistina”, a maior exposição imersiva do gênio renascentista já realizada no Brasil, chega ao Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Ocean Drop lança snacks proteicos veganos com 12 gramas de proteína

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Mulheres que inspiram: celebrando o empreendedorismo feminino no Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Nova Iguaçu sedia a 4ª edição do Festival Conectadas celebrando o Dia Internacional e o Mês Estadual do Empreendedorismo Feminino.

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
VBET Aposta

Últimas postagens

AlwaysON consolida atuação como hub de marketing estratégico e humano

14 de novembro de 2025
Erlon Labatut - Foto por Mariana Alves

Como o franchising pode aproveitar a Black Friday sem correr riscos?

14 de novembro de 2025
Aftershoot

Black Friday 2025: Aftershoot anuncia descontos de 20% nos planos anuais para fotógrafos brasileiros

14 de novembro de 2025
HAPPY EGGS - MANTIQUEIRA BRASIL

Do campo à embalagem: Mantiqueira Brasil reforça jornada rumo à economia circular

14 de novembro de 2025
Fizzoli Sorvetes

Fizzoli Sorvetes projeta crescimento de 40% durante o Verão

14 de novembro de 2025

Mais lidas no mês

Valorize Projetos,

Plataforma Valorize chega para transformar a forma como projetos sociais são concebidos, financiados e executados no Brasil

por Redação
13 de novembro de 2025
0

A Valorize Projetos, empresa especializada na elaboração de projetos, captação de recursos e prestação de contas, anuncia hoje um marco...

Michelangelo: O Mestre da Capela Sistina

“Michelangelo: O Mestre da Capela Sistina”, a maior exposição imersiva do gênio renascentista já realizada no Brasil, chega ao Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro

por Redação
11 de novembro de 2025
0

O cenário cultural carioca se prepara para receber "Michelangelo: O Mestre da Capela Sistina", a maior exposição imersiva do gênio...

Ocean Drop lança snacks proteicos veganos com 12 gramas de proteína

Ocean Drop lança snacks proteicos veganos com 12 gramas de proteína

por Redação
12 de novembro de 2025
0

Buscando se diferenciar do que já existe no mercado e ser uma alternativa clean label para quem quer comer bem e de...

Mulheres que inspiram: celebrando o empreendedorismo feminino no Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino

por Redação
12 de novembro de 2025
0

No dia 19 de novembro, o mundo volta seus olhos para uma força transformadora: o empreendedorismo feminino. A data, reconhecida...

O Marcas e Mercados é um portal dedicado ao universo empresarial, trazendo notícias, tendências e insights sobre negócios, serviços e eventos. Com uma abordagem dinâmica e informativa, o site conecta empreendedores, gestores e investidores a conteúdos estratégicos e oportunidades de mercado. Nossa missão é fornecer informações relevantes para impulsionar o crescimento e a inovação no cenário corporativo.

Categorias

  • Beleza
  • Comunicação Integrada
  • Direito & Justiça
  • Economia
  • Educação
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Gastronomia
  • Geral
  • Livros
  • Opinião
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Turismo

Leia também

A Economia Digital em expansão: como proteger sua marca, seus dados e seu negócio na era online

por Redação
5 de novembro de 2025
0

Privacidade, crimes cibernéticos, contratos e propriedade intelectual já não são temas restritos aos tribunais ou grandes corporações. Na economia digital,...

Últimas postagens

  • AlwaysON consolida atuação como hub de marketing estratégico e humano
  • Como o franchising pode aproveitar a Black Friday sem correr riscos?
  • Black Friday 2025: Aftershoot anuncia descontos de 20% nos planos anuais para fotógrafos brasileiros

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Comunicação Integrada
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Geral
  • Tecnologia
  • Opinião

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.