• Contato
  • Login
Upgrade
Marcas e Mercados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
  • Opinião
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
  • Opinião
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Marcas e Mercados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Tecnologia

Empresa 5.0: uso de IA em nível avançado ainda encontra dificuldades de ser implementado no varejo brasileiro

A maturidade digital avançada sincronizada com o uso da IA super inteligente, ainda é uma das maiores dificuldades das empresas brasileiras

Redação por Redação
30 de junho de 2025
em Tecnologia
0
Share on FacebookShare on Twitter

A inteligência artificial (IA) está deixando de ser apenas uma promessa futurista e se consolidando como uma ferramenta estratégica no presente — no setor varejista, a IA já gera impactos mensuráveis tanto na experiência do consumidor quanto na eficiência operacional. No  entanto, o uso da IA corporativa para otimizar processos, melhorar a tomada de decisões e  análise de dados complexos para gerar insights valiosos que  impulsione a inovação em diversas áreas de um negócio ainda são um terreno arenoso para a maioria das corporações. De acordo com Alexsandro Monteiro, executivo especializado em varejo e transformação digital, um dos principais obstáculos é a ausência de dados estruturados. “Boa  parte dos negócios  ainda se encontram em fases iniciais de maturidade digital, inviabilizando a adoção de soluções avançadas de IA” explica.

Segundo a pesquisa da Bain & Company sobre a adoção da IA generativa, cerca de 25% das empresas brasileiras já implementaram ao menos um caso de uso em inteligência artificial,  um salto significativo frente aos 12% registrados em 2024. O estudo revela ainda que 67% das organizações no país posicionam a IA entre suas cinco prioridades estratégicas máximas, enquanto para 17% ela representa o principal foco de investimentos. Foi observado que as empresas que adotaram IA generativa reportaram ganhos concretos: aumento de 14% na produtividade e crescimento de 9% nos resultados financeiros.

Contudo, desafios críticos persistem: infraestrutura tecnológica e escassez de talentos qualificados foram citados por 39% dos entrevistados como principais barreiras para a aceleração. Há uma  imensa variedade de uso de IAs e muitos varejistas já utilizam ou testam soluções baseadas nesta tecnologia, seja nas áreas de marketing, vendas, análise preditiva e segmentação de consumidores. Entretanto, falta integrar essas tecnologias aos objetivos do negócio além de se tornar uma empresa 5.0 e  alcançar um nível avançado de maturidade digital para  seguir o processo de sincronização de informações e posteriormente,  o treinamento da IA até chegar ao nível mais inteligente. “Percebemos uma dificuldade do varejista em criar e administrar a estrutura necessária internamente ou de aceitar a possibilidade de terceirizar esta equipe” complementa Monteiro.

A inteligência artificial vem desempenhando um papel fundamental no apoio à tomada de decisões estratégicas de empresas e indústrias em todo o mundo, ao proporcionar a análise de dados de forma rápida e precisa, elevar a eficiência operacional, oferecer insights valiosos e identificar novas oportunidades de negócio. No Brasil, há diversos desafios na implementação da IA Corporativa no varejo. Para sanar essa dificuldade, empresas  têm contratado  consultorias para analisar o cenário atual do negócio e estruturar  um plano de  crescimento integrado promovendo uma visão de longo prazo, alinhada à busca do maior nível de maturidade em dados.“Há empresas que estão repensando suas estratégias, dando um passo atrás para estruturar melhor o uso da IA.  Sem essa base, a IA fica restrita a soluções pontuais e a longo prazo pode comprometer o percentual de atuação no mercado”.

As empresas que tratam a IA generativa como motor de transformação estão remodelando estratégias e liderando a corrida competitiva. Com a evolução acelerada da tecnologia e redução de custos, organizações proativas que integram essas ferramentas aos processos não só ampliam sua eficiência, como criam novas oportunidades de negócio. “As instituições que saberem fazer a leitura dos dados se tornarão mais competitivas no seu mercado de atuação, eficientes  tendo em vista que há uma otimização dos recursos” finaliza Monteiro.

Postagem anterior

Inscrições abertas para imersão “Mulheres em Travessia”

Próximo Post

Conheça Amanda Moitinho, CEO que vem transformando o setor automotivo com liderança, elegância e resiliência

Redação

Redação

Relacionado Posts

Google I/O 2025: destaques e inovações que você precisa conhecer
Tecnologia

Google I/O 2025: destaques e inovações que você precisa conhecer

por Redação
18 de julho de 2025
Como Proteger Dados e Alunos no Ambiente Virtual
Tecnologia

Como proteger dados e alunos no ambiente virtual

por Redação
18 de julho de 2025
TVs Box Android
Tecnologia

12 Melhores TVs Box Android em 2025

por Redação
17 de julho de 2025
Tecnologia

Agentes de IA estão ampliando o consumo de notícias na América Latina, mas os editores de notícias precisam de seus próprios chatbots de IA

por Redação
16 de julho de 2025
Assinatura digital
Tecnologia

Assinatura digital está em alta: entenda o que mudou no mercado

por Redação
15 de julho de 2025
Próximo Post

Conheça Amanda Moitinho, CEO que vem transformando o setor automotivo com liderança, elegância e resiliência

Parimatch Cassino Online

Mais lidas na semana

  • GAEL assina a produção do Global Citizen NOW Amazônia, que acontece em julho em Belém

    GAEL assina a produção do Global Citizen NOW Amazônia, que acontece em julho em Belém

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Como colocar IPTV na televisão? Entenda agora

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Busca por produções mais eficientes e ecológicas muda perfil da produção agrícola

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Selfit reforça parceria com Juliette em nova campanha: “Academia Sem Sofrimento”

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • 1k de visualizações no reels é bom para crescer no Instagram

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0

Últimas postagens

Amazon Brasil alcança desempenho recorde em velocidade de entrega durante o Prime Day 2025, com descontos de até 60% 

18 de julho de 2025
Google I/O 2025: destaques e inovações que você precisa conhecer

Google I/O 2025: destaques e inovações que você precisa conhecer

18 de julho de 2025
Brasil ultrapassa 1 milhão de motos emplacadas em 2025 e LocaGOra alerta para cuidados essenciais de manutenção e pilotagem

Brasil ultrapassa 1 milhão de motos emplacadas em 2025 e LocaGOra alerta para cuidados essenciais de manutenção e pilotagem

18 de julho de 2025
Como Proteger Dados e Alunos no Ambiente Virtual

Como proteger dados e alunos no ambiente virtual

18 de julho de 2025

Grupo Patrimar registra melhor trimestre de lançamentos da história, com R$ 1,1 bilhão no 2T25 

18 de julho de 2025

Mais lidas no mês

GAEL assina a produção do Global Citizen NOW Amazônia, que acontece em julho em Belém

GAEL assina a produção do Global Citizen NOW Amazônia, que acontece em julho em Belém

por Redação
16 de julho de 2025
0

A GAEL está com sua equipe de profissionais em Belém cuidando de toda a produção do evento Global Citizen NOW...

Como colocar IPTV na televisão? Entenda agora

Como colocar IPTV na televisão? Entenda agora

por Redação
12 de dezembro de 2024
0

O IPTV mudou a maneira de assistir TV online. Ele oferece uma experiência única de transmissão pela internet. Muitos brasileiros...

Busca por produções mais eficientes e ecológicas muda perfil da produção agrícola

por Redação
14 de julho de 2025
0

Na busca por maior eficiência no uso de defensivos agrícolas, adjuvantes vêm ganhando espaço como aliados importantes nas lavouras brasileiras....

Selfit reforça parceria com Juliette em nova campanha: “Academia Sem Sofrimento”

Selfit reforça parceria com Juliette em nova campanha: “Academia Sem Sofrimento”

por Redação
14 de julho de 2025
0

A Selfit Academias dá início ao segundo flight da sua campanha nacional estrelada por Juliette, agora com o tema “Projeto...

O Marcas e Mercados é um portal dedicado ao universo empresarial, trazendo notícias, tendências e insights sobre negócios, serviços e eventos. Com uma abordagem dinâmica e informativa, o site conecta empreendedores, gestores e investidores a conteúdos estratégicos e oportunidades de mercado. Nossa missão é fornecer informações relevantes para impulsionar o crescimento e a inovação no cenário corporativo.

Categorias

  • Carreira
  • Carreira & Empregos
  • Comunicação Integrada
  • Direito & Justiça
  • Economia
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Gastronomia
  • Geral
  • Leilão
  • Opinião
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Turismo e Lazer

Leia também

Sal e Brasa Grill Express

Treinamento e desenvolvimento de equipe em Fast Food: A chave para a excelência no atendimento em franquias

por Redação
1 de julho de 2025
0

No dinâmico universo do fast food, onde eficiência e qualidade de atendimento são fundamentais, o investimento em treinamento e desenvolvimento...

Últimas postagens

  • Amazon Brasil alcança desempenho recorde em velocidade de entrega durante o Prime Day 2025, com descontos de até 60% 
  • Google I/O 2025: destaques e inovações que você precisa conhecer
  • Brasil ultrapassa 1 milhão de motos emplacadas em 2025 e LocaGOra alerta para cuidados essenciais de manutenção e pilotagem

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Comunicação Integrada
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Geral
  • Tecnologia
  • Opinião

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.