• Cart
  • Checkout
  • Contato Marcas & Mercados
  • Home
  • My account
  • Podcast
  • Pricing
  • Sample Page
  • Shop
  • Login
Upgrade
Marcas e Mercados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Comunicação Integrada
  • Geral
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Comunicação Integrada
  • Geral
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Marcas e Mercados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Empresas / Negócios

EMS lança campanha “O Peso Invisível” para ampliar debate sobre obesidade no Brasil 

Iniciativa apresentada na Semana da Obesidade destaca a complexidade da doença e chama atenção para o avanço de 118% dos casos no país nas últimas duas décadas

Redação por Redação
5 de março de 2026
em Empresas / Negócios
0
O Peso Invisível
Share on FacebookShare on Twitter

A EMS, líder do mercado farmacêutico brasileiro, anuncia o lançamento da campanha institucional “O Peso Invisível”. A iniciativa coincide com o 4 de março – Dia Mundial da Obesidade, data principal reconhecida mundialmente para discutir causas, tratamentos e prevenção da obesidade como uma epidemia de saúde pública. Ao marcar presença nesse contexto, a companhia se posiciona na vanguarda de uma das discussões mais críticas da saúde pública atual: a necessidade de tratar a obesidade como uma doença crônica complexa, que vai além do indicador de massa corporal.

O movimento da EMS responde a um cenário epidemiológico severo. Dados do sistema Vigitel, do Ministério da Saúde, apontam que a obesidade entre adultos no Brasil cresceu 118% entre 2006 e 2024. O avanço é acompanhado por um salto de 130% nos casos de diabetes e por um aumento na hipertensão, o que consolida a obesidade como o principal catalisador de doenças cardiovasculares no país.

A campanha “O Peso Invisível” dá foco ao que as balanças não mostram: o impacto inflamatório, os mecanismos metabólicos e o profundo estigma social que afasta pacientes dos consultórios. “A liderança no setor nos dá a missão de promover diálogos responsáveis sobre uma condição multifatorial que exige seriedade e ciência. Com esta campanha, a EMS quer estimular um debate qualificado entre sociedade e classe médica e desconstruir a visão simplista de que a obesidade é fruto de uma escolha individual”, afirma Iran Gonçalves Jr., diretor médico da EMS.

Projeções divulgadas no Atlas Mundial da Obesidade, documento internacional que reúne dados epidemiológicos e conta com apoio técnico da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), indicam que a doença afeta cerca de 31% dos adultos brasileiros. A ABESO é uma entidade científica que reúne especialistas de diversas áreas médicas e atua na elaboração de consensos e diretrizes sobre obesidade no país.

Nesse contexto, ampliar o acesso à informação e ao tratamento adequado torna-se parte central da resposta ao avanço da doença. “A obesidade envolve uma jornada terapêutica complexa, que muitas vezes exige acompanhamento médico contínuo, mudança de estilo de vida e, em alguns casos, suporte medicamentoso. Quanto mais informação qualificada estiver disponível para médicos e pacientes, maiores são as chances de diagnóstico precoce e manejo adequado da doença”, afirma Carolina C. Porto Silva Janovsky, médica endocrinologista e professora responsável pelo ambulatório de obesidade da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP.

Segundo a especialista, a obesidade é uma doença crônica multifatorial e está associada a mais de 200 comorbidades, incluindo diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, distúrbios metabólicos, apneia do sono e alguns tipos de câncer. Apesar desse cenário, a condição ainda é frequentemente tratada sob uma perspectiva predominantemente comportamental. “A obesidade envolve mecanismos metabólicos, hormonais e inflamatórios complexos. Ao simplificarmos a discussão, deixamos de reconhecer o risco de outras condições graves, como diabetes e eventos cardiovasculares”, destaca a Dra. Carolina.

Ainda segundo a Dra. Carolina, o chamado “peso invisível” da obesidade envolve não apenas as complicações físicas, mas também questões como estigma social, ansiedade, compulsão alimentar e impacto na qualidade de vida. “O preconceito pode afastar o paciente do sistema de saúde e dificultar a adesão ao tratamento. O sofrimento emocional é parte da doença e precisa ser considerado no cuidado.” Ela ressalta ainda a importância da abordagem multidisciplinar. “A obesidade não é responsabilidade exclusiva de uma especialidade. Cardiologistas, clínicos gerais, psiquiatras, nutricionistas e outros profissionais precisam estar preparados para reconhecer e conduzir o cuidado de forma integrada.”

Segundo Joaquim Alves, diretor da Unidade de Prescrição Médica da EMS, a campanha reforça o compromisso da companhia em ampliar o debate sobre a obesidade e contribuir para uma compreensão mais ampla da doença. “A campanha ‘O Peso Invisível’ busca ampliar a conscientização sobre a obesidade e incentiva um olhar mais amplo sobre a doença, considerando não apenas seus aspectos físicos, mas também os impactos sociais e emocionais envolvidos. Ao promover informação de qualidade e diálogo com profissionais de saúde e pacientes, a iniciativa contribui para fortalecer o cuidado e apoiar uma jornada de tratamento mais estruturada”, afirma.

Programa de Benefícios

A companhia também ampliou sua estratégia de acesso ao tratamento por meio do programa de benefícios ao medicamento “Vida + Leve”, disponível em plataforma digital própria. A iniciativa oferece suporte informativo sobre a jornada terapêutica e condições diferenciadas para pacientes em tratamento com canetas de liraglutida indicadas para obesidade e diabetes tipo 2. A plataforma integra ainda parcerias estratégicas que contribuem para a continuidade do cuidado, incluindo a disponibilização de agulhas da BD Embecta com condições especiais e acesso a serviços de telemedicina por meio da ConectaMédico. A proposta reforça o compromisso da EMS com a ampliação do acesso e com o acompanhamento responsável de brasileiros que convivem com doenças crônicas.

Tags: DestaqueEMSMedicinaO Peso Invisível
Postagem anterior

Câmara Ítalo-Brasileira de Indústria e Comércio sedia evento sobre Transição Energética

Próximo Post

Marina Alves e Giba lideram nova fase da Brazil Pays e reforçam expansão global da fintech

Redação

Redação

Relacionado Posts

TOTEM GCOM Bobs
Empresas / Negócios

GCOM firma parceria com rede Bob’s para implantar novo totem de autoatendimento

por Redação
17 de junho de 2026
Beatriz Reis Neris
Empresas / Negócios

Multipotencialidade na Prática: do Caos ao Posicionamento

por Redação
17 de junho de 2026
Empresas / Negócios

Mondelez Brasil registra crescimento recorde na Páscoa 2026

por Redação
17 de junho de 2026
Desaparecimento do produto intermediário
Empresas / Negócios

O desaparecimento silencioso do produto intermediário. O varejo que escolhe seus clientes

por José Pinheiro Júnior
17 de junho de 2026
Recuperação judicial
Empresas / Negócios

Recuperação judicial ganha nova função no varejo. Quando reestruturar vale mais que resistir

por José Pinheiro Júnior
17 de junho de 2026
Próximo Post

Marina Alves e Giba lideram nova fase da Brazil Pays e reforçam expansão global da fintech

Parimatch Cassino Online
Banner FootyGuru FootyGuru

Mais lidas na semana

  • 5 melhores marcas de trigo para pizzarias

    5 melhores marcas de trigo para pizzarias

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Indústria metal-mecânica impulsiona demanda por soluções de proteção e acabamento industrial no Brasil

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Sanii premia cuidadores de idosos 

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Ganhar 500 curtidas no Instagram grátis: saiba como!

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Quando a franquia chega antes do shopping. Cidades médias viraram o novo alvo das redes

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
VBET Aposta

Últimas postagens

TOTEM GCOM Bobs

GCOM firma parceria com rede Bob’s para implantar novo totem de autoatendimento

17 de junho de 2026
Beatriz Reis Neris

Multipotencialidade na Prática: do Caos ao Posicionamento

17 de junho de 2026

Mondelez Brasil registra crescimento recorde na Páscoa 2026

17 de junho de 2026
Desaparecimento do produto intermediário

O desaparecimento silencioso do produto intermediário. O varejo que escolhe seus clientes

17 de junho de 2026
Matrizes energéticas limpas

Energia sem destino custa bilhões ao País. O gargalo oculto da transição energética

17 de junho de 2026

Mais lidas no mês

5 melhores marcas de trigo para pizzarias

5 melhores marcas de trigo para pizzarias

por Redação
18 de novembro de 2025
0

Quem trabalha com pizza sabe que o forno, o molho e a cobertura fazem diferença, mas tudo começa na farinha...

Indústria metal-mecânica impulsiona demanda por soluções de proteção e acabamento industrial no Brasil

Indústria metal-mecânica impulsiona demanda por soluções de proteção e acabamento industrial no Brasil

por Redação
11 de junho de 2026
0

Com o avanço da atividade industrial brasileira e o aumento dos investimentos em setores ligados à manufatura, infraestrutura e produção...

Renato Tilkian, Angelina Clarke e Michael Kapps, cofundadores da Sanii

Sanii premia cuidadores de idosos 

por Redação
10 de junho de 2026
0

Cuidar de um idoso é um trabalho que exige força física e emocional e que, com frequência, segue invisível. É...

Ganhar 500 curtidas no Instagram grátis: saiba como!

Ganhar 500 curtidas no Instagram grátis: saiba como!

por Redação
28 de janeiro de 2025
0

Ter um perfil forte no Instagram é essencial hoje em dia. Curtidas são a chave para aumentar a visibilidade. E...

O Marcas e Mercados é um portal dedicado ao universo empresarial, trazendo notícias, tendências e insights sobre negócios, serviços e eventos. Com uma abordagem dinâmica e informativa, o site conecta empreendedores, gestores e investidores a conteúdos estratégicos e oportunidades de mercado. Nossa missão é fornecer informações relevantes para impulsionar o crescimento e a inovação no cenário corporativo.

Categorias

  • Beleza
  • Comunicação Integrada
  • Direito & Justiça
  • Economia
  • Educação
  • Empresas / Negócios
  • Entretenimento
  • Eventos
  • Gastronomia
  • Geral
  • Livros
  • Opinião
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Turismo

Leia também

João Mendes apresentará livro em sessão de autógrafo na Câmara Municipal

João Mendes apresentará livro em sessão de autógrafo na Câmara Municipal

por Redação
1 de junho de 2026
0

O secretário especial de Inclusão da Prefeitura do Rio de Janeiro, João Mendes de Jesus, apresentará, no Salão Nobre da...

Últimas postagens

  • GCOM firma parceria com rede Bob’s para implantar novo totem de autoatendimento
  • Multipotencialidade na Prática: do Caos ao Posicionamento
  • Mondelez Brasil registra crescimento recorde na Páscoa 2026

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Cart
  • Checkout
  • Contato Marcas & Mercados
  • Home
  • My account
  • Podcast
  • Pricing
  • Sample Page
  • Shop

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.