Poucas indústrias estão tão intrinsecamente inseridas na vida cotidiana quanto a categoria de Beleza e Cuidados Pessoais. Mais do que uma necessidade básica do cuidado diário, os rituais de beleza são fundamentais para conexão individual e pertencimento coletivo. Essa essencialidade se reflete no cenário econômico: a indústria da beleza já movimenta mais de US$ 300 bilhões ao redor do mundo. O Brasil se destaca neste cenário, ocupando a quarta posição no mercado mundial, atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão, e representando 40% do mercado de beleza da América Latina. Com uma indústria que exporta produtos para mais de 170 países, o setor de beleza é um motor socioeconômico de extrema relevância no país, empregando mais de 7,1 milhões de pessoas em diversos segmentos, da manufatura ao varejo e serviços.*
Para reforçar o valor socioeconômico do setor, impulsionado por sua essencialidade, promovendo saúde, bem-estar, empoderamento e empregabilidade, o Grupo L’Oréal no Brasil encomendou um estudo inédito para avaliar seu impacto no país.
O Impacto do Grupo L’Oréal na Economia Brasileira
Conduzida pela consultoria francesa Asterès, a pesquisa considerou as quatro unidades de negócio da companhia no Brasil – Sede Administrativa, Centro de Pesquisa e Inovação, Fábrica e Centro de Distribuição – e revelou que, com uma produção anual de mais de 400 milhões de itens de beleza em sua fábrica de São Paulo e junto a parceiros em toda a cadeia de valor, o Grupo L’Oréal no Brasil gerou R$ 19,5 bilhões em vendas totais na unidade brasileira em 2023.
Para Marcelo Zimet, CEO do Grupo L’Oréal no Brasil, a forte contribuição que a indústria da Beleza desempenha está relacionada à relevância para o consumidor e ao seu papel social. “O setor da Beleza é forte, diversificado e resiliente, porque é uma categoria essencial. No Brasil, a Beleza tem um valor ainda mais único para o consumidor. Beleza é saúde, bem-estar e autocuidado e, em um país tão diverso, é sinônimo de felicidade, conexão social e representatividade. Entender isso é chave para atuar aqui”, destaca.
Presente em mais da metade dos lares brasileiros, com aproximadamente 20 milhões de consumidores, a companhia possui um portfólio diversificado de 22 marcas globais e locais, incluindo duas marcas locais (Niely e Colorama). A L’Oréal no Brasil tem registrado crescimento de duplo dígito nos últimos 5 anos e é líder de mercado em Cuidados com os Cabelos. As vendas da L’Oréal na América Latina em 2024 apresentaram forte crescimento de duplo dígito, tanto comparáveis (+11%) quanto reportados (+13,3%), impulsionado por preços mais altos e um aumento no volume de vendas. A região representou 8% das vendas totais do Grupo em 2024.
Impacto na Empregabilidade e Compromisso Social
Além dos resultados financeiros, o estudo também revelou dados relacionados à promoção de empregabilidade a partir das atividades da empresa no país. O Grupo L’Oréal no Brasil contribuiu para a geração de 43.300 empregos em sua cadeia de valor, incluindo cerca de 3.000 empregos diretos. Isso significa que um emprego direto na L’Oréal gera 14 empregos adicionais na economia brasileira. O resultado evidencia o efeito multiplicador do setor e o compromisso da líder mundial em gerar oportunidades em toda a sua cadeia de valor. Em 2024, 11.000 novos empregos foram criados no setor, um aumento de 7,7% em comparação com 2023.
Esse impacto ganha ainda mais relevância diante do cenário atual. “Gerar oportunidades é construir um futuro possível. Sabemos que o setor de beleza é um grande impulsionador, capaz de abrir portas para o mercado de trabalho e transformar a realidade de muitos brasileiros. Por isso, estamos comprometidos em contribuir com impacto positivo, dentro e fora das nossas operações”, reforça Marcelo Zimet.
Com forte compromisso com a agenda de inclusão social produtiva, o Grupo L’Oréal se dedica há anos em promover uma beleza que impacta e transforma comunidades. Através de projetos de capacitação ou empregabilidade, a companhia busca gerar renda para pessoas em situação de vulnerabilidade, principalmente mulheres. Um exemplo é o Formare, iniciativa em parceria com a Fundação Iochpe que capacita jovens em operador de produção na indústria de beleza. O levantamento próprio da companhia constata que quase 14.000 mulheres no Brasil foram capacitadas profissionalmente por meio dos programas L’Oréal para Mulheres. Além disso, 240.000 pessoas no Brasil foram impactadas por programas sociais das marcas do Grupo L’Oréal desde 2020.
*Dados divulgados pela Abihpech (Associação Brasileira da Indústria Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos)
Grupo L’Oréal
O Grupo L’Oréal se dedica à beleza há 115 anos. Com seu portfólio internacional único de 38 marcas diversas e complementares, o Grupo gerou vendas no valor de 43.48 bilhões de euros em 2024 e conta com mais de 90 mil colaboradores em todo o mundo. Como líder mundial em beleza, a empresa está presente em todas as redes de distribuição: mercados, lojas de departamento, farmácias e drogarias, cabeleireiros, varejo de viagens, varejo de marca e e-commerce. Pesquisa & Inovação, e uma equipe de pesquisa dedicada de 4.000 pessoas, estão no centro da estratégia da L’Oréal, trabalhando para atender as aspirações de beleza em todo o mundo. Reforçando seu compromisso de sustentabilidade, a L’Oréal anunciou o programa L’Oréal Para o Futuro e estabeleceu metas ambiciosas de desenvolvimento sustentável em todo o Grupo para 2030, visando capacitar seu ecossistema para uma sociedade mais inclusiva e sustentável.
No Brasil, o quarto maior mercado de beleza do mundo, a companhia completou 65 anos em 2024 e é uma das líderes entre as empresas de beleza, com um portfólio de 22 marcas no país, como L’Oréal Paris, Maybelline, Garnier, Niely, Colorama, La Roche Posay, Vichy, SkinCeuticals, CeraVe, Kérastase, L’Oréal Professionnel, RedKen, Matrix, Lancôme, Giorgio Armani, Yves Saint Laurent, Ralph Lauren, Cacharel, Prada, Azzaro, Valentino e Mugler.