Exporta Mais Brasil: compradores internacionais chegam a Alagoas para conhecer os produtos saudáveis da região

A agenda do programa inclui seminário com autoridades, visitas técnicas e rodadas de negócios. O objetivo é estimular a diversificação da pauta exportadora brasileira

by Redação
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Os alimentos e bebidas saudáveis são cada vez mais buscados por consumidores do mundo todo, e o Brasil tem potencial para conquistar esses mercados. Para explorar esse potencial, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) realiza mais uma edição do Exporta Mais Brasil, dessa vez em Maceió, entre os dias 10 e 12 de abril, com foco em saúde e bem-estar.

Nessa edição, a Agência, em parceria com o Governo do estado e a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), reúne 20 empresários brasileiros do setor de alimentos e bebidas saudáveis para participarem de rodadas de negócios com seis compradores internacionais de China, Canadá, África do Sul, Índia e Polônia.

Além das rodadas de negócios, a agenda do programa inclui os Diálogos Exporta Mais Brasil, seminário com autoridades para discutir negócios e comércio exterior. Participaram da abertura do evento o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, e o vice-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa. Em seguida, foi realizado um worshop para empresas, com apresentação de dados da inteligência de mercado da ApexBrasil e relatos de exportadores da região.

O presidente Jorge Viana destacou o objetivo do programa de aumentar as exportações, especialmente de regiões como Norte e o Nordeste, que ainda exportam pouco. “Por isso estou aqui em Maceió, trazendo compradores internacionais de vários países para falar diretamente com os produtores, sem intermediários. É a materialização daquilo que pensamos. E esse é apenas o começo!”, afirmou.

O vice-governador Ronaldo Lessa comemorou a iniciativa. “Nós precisamos exatamente dessa ponte direta entre quem produz e os compradores internacionais. Por isso, a Apex está sendo muito importante para Alagoas, pois entra em um momento importantíssimo, que é promover os nossos produtos e fazer com que todo esse potencial que tem o nosso estado possa ganhar o mundo todo”, ressaltou.

Produção brasileira do futuro

A primeira agenda dos compradores internacionais em Alagoas foi a visita técnica à Beeva, uma healthtech de Marechal Deodoro, a 20km de Maceió, que trabalha com mel orgânico e seus derivados. A empresa investe em inovação para produzir de maneira sustentável diferentes tipos de méis, própolis e outros concentrados benéficos para a saúde. A especialidade são os produtos da caatinga.

Além do alto grau de tecnologia da produção, a própolis vermelha, com propriedades que contribuem para a saúde, foi um dos destaques que chamou a atenção dos compradores internacionais. Presente apenas no Nordeste brasileiro, a resina colorada é produzida graças a atuação de um besouro, que perfura uma árvore típica dos manguezais nordestinos, soltando uma substância que é utilizada pelas abelhas para a produção da própolis.

As visitas técnicas têm como objetivo aproximar os importadores estrangeiros da realidade de produção brasileira, para que conheçam as instalações e os produtores das mercadorias que serão consumidos do outro lado do mundo. Creigh Goble, CEO e fundador da Frozen Fruits, da África do Sul, ficou impressionado com a experiência. “Foi como olhar o futuro da agricultura. É como ver um filme futurístico que mostra o que eventualmente estaremos fazendo”, comentou.

Além da produção certificada orgânica, o mel da Beeva é originário da agricultura familiar de diversos estados do Nordeste, com características particulares de cada região. Por meio do instituto Beeva, as famílias recebem treinamento e roupas para o manejo sustentável das colmeias.

Francisco Lamy, CEO da Beeva, classificou a experiência como sensacional e elogiou o programa. “Tivemos a oportunidade de mostrar para todo o mundo como se desenvolve a apicultura e qual é o resultado disso na ponta final. Queremos que os nossos produtos vão para o mundo todo, e esse programa da ApexBrasil é extremamente importante para que isso aconteça”, comemorou.

Panorama de exportações de Alagoas

Alagoas representa 0,3% das exportações brasileiras, e 3,8% do Nordeste. É a 13ª unidade da federação no ranking brasileiro e a segunda do nordeste, atrás apenas da Bahia. Apesar de apenas cerca de 50 empresas do estado estarem registradas como exportadoras, o crescimento do valor em vendas internacionais entre 2019 e 2023 foi de mais de 30% ao ano, 3 vezes mais do que a média brasileira.

A pauta, contudo, é bastante concentrada. Em 2023, os 5 principais produtos exportados por Alagoas representaram 87,3% das exportações do estado. Destacam-se, sobretudo, o tradicional açúcar e os minérios de cobre, produto que entrou recentemente da pauta exportadora e tem sido um dos impulsionadores do crescimento do volume das exportações do estado.

No intuito de estimular a diversificação dessa pauta e levar mais empresas de pequeno e médio porte de Alagoas a mercados internacionais, a ApexBrasil desenvolveu o programa Exporta Mais Brasil. As rodadas de negócios têm sido uma ferramenta utilizada para estimular a geração de renda e empregos por meio da internacionalização de diferentes setores de diferentes regiões do país. Em 2023, foram 14 os estados visitados para promover as exportações brasileiras, com R$ 275 milhões de negócios gerados.

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