Famílias do Rio de Janeiro pretendem gastar R$ 240 em compras para o Dia das Mães, revela pesquisa da ASSERJ

Dados confirmam expectativa de crescimento médio de 8% para o setor, em maio. Levantamento indica que procura por flores vai dobrar com relação a abril

by Redação
0 comment
Famílias do Rio de Janeiro pretendem gastar R$ 240 em compras para o Dia das Mães, revela pesquisa da ASSERJ

A Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) realizou um levantamento juntos aos consumidores e constatou que eles pretendem gastar em média R$ 240 em compras para o Dia das Mães. A pesquisa também revelou que 97% dos entrevistados confirmaram que pretendem celebrar a data especial de alguma maneira.

Esses números estão alinhados às expectativas criadas pelos supermercados, no Rio de Janeiro. Segundo a pesquisa da ASSERJ, o setor aguarda um crescimento médio de 8% em vendas para a data comemorativa.

“Estamos com uma grande expectativa, sim, acreditamos muito nessa data extremamente importante para o setor, principalmente, pelo cenário econômico atual”, avaliou Adelino Lopes, presidente da Rede Economia, ao comentar sobre as expectativas.

Ainda segundo a pesquisa, 74% dos entrevistados farão uma refeição especial para celebrar em família. A procura pelos ingredientes para compor o almoço ou o jantar oferecido em homenagem às suas mães, interessam para a movimentação dos supermercados, que apostam alto em promoções.

Segundo a ASSERJ, as tradicionais refeições do domingo de Dia das Mães terão, em primeiro lugar, a carne bovina (45%) como a opção mais procurada, seguida do frango (16,6%), peixes ou frutos-do-mar (8,7%) ou carne suína (3,7%). Em 12,4% das respostas, a refeição será composta por um algum prato não citado acima, e em 0,5% serão pratos vegetarianos ou veganos.

“O Dia das Mães é a segunda data mais importante do varejo brasileiro, perdendo apenas para o Natal. Essa movimentação de aumentar o estoque e o mix de produtos estimula o consumo, e atrai o cliente até o supermercado para fazer suas compras e escolher um presente ou ingredientes para uma celebração especial”, afirmou Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ.

Florescer de vendas

Para o setor de floricultura, em 2023, os valores movimentados giraram em torno de R$ 19,9 bilhões, conforme o balanço divulgado pelo Instituto Brasileiro de Floricultura. Esses números refletem o levantamento da ASSERJ, que revelou que 1 em cada 4 mães receberão flores de presente.

“Nossa expectativa é dobrar a venda de plantas e flores no mês de maio em relação ao mês de abril devido à forte sazonalidade do Dia das Mães. Esperamos um aumento estimado de 100% em relação ao mês anterior”, revelou Rafael Castro, gestor responsável pela floricultura dos Supermercados Mundial.

A saída de flores em maio é considerada essencial para a sobrevivência do setor, mesmo que sua atuação esteja ligada diretamente às vendas nos supermercados. Segundo estudo da ASSERJ, em 57% dos casos, as flores são descritas pelos entrevistados como o presente ideal que deverão ser encontradas nos hiper e supermercados.

Os números da Bnex, consultoria especializada em consumo, a procura de flores no Dia das Mães alcança um crescimento de 594%, se tornando a principal data para a venda desta mercadoria no varejo brasileiro. A pesquisa ainda aponta que as orquídeas são as mais procuradas, seguidas pela flor da fortuna, tulipa, violeta, rosa e lírio.

“Vamos receber um novo carregamento específico para esta semana, entre hoje e amanhã vamos aumentar a variedade das flores aqui”, afirmou Luan Amorim, chefe de operações de uma das lojas do Grupo Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro. A loja ainda estimou um aumento de 5% na venda para o Dia das Mães.

Em média, o levantamento da ASSERJ atestou que os supermercados já movimentaram a organização das lojas, dando prioridade aos itens que mais são vendidos: chocolates e flores. Walkyria Majeveski, consultora de varejo da ASSERJ, dá dicas importantes aos supermercadistas. “É importante que os produtos escolhidos pelos supermercados fiquem em locais de fácil acesso, em ambientes iluminados, com cartazes chamativos e o principal, garantir que o estoque atenda essas movimentações”, afirmou.

Você pode gostar

Leave a Comment