A inDrive, plataforma global de mobilidade urbana, realizou ações de engajamento em apoio ao Maio Amarelo, um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, em parceria com o Clube de Regatas do Flamengo. As ativações, que se somam à campanha nacional do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), ocorreram durante o clássico contra o Botafogo, no dia 18 de maio, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Integrante do programa Laço Amarelo do ONSV, que reforça a importância de um comportamento seguro no trânsito durante 365 dias do ano, e patrocinadora oficial do Rubro-Negro carioca desde o ano passado, a inDrive promoveu iniciativas de conscientização que começaram antes do início do chamado “Clássico da Rivalidade”. Nos painéis de LED e no telão do estádio, foram exibidas mensagens da campanha de 2025: “Sabe qual é a melhor corrida? Aquela em que todos chegam em segurança. O inDrive apoia o Maio Amarelo.”
Os jogadores do Flamengo também entraram em campo para o aquecimento vestindo camisas de treino com o laço amarelo, símbolo da campanha, reforçando o apoio à segurança no trânsito desde os primeiros momentos da partida. Nas redes sociais, o clube publicou conteúdos colaborativos com a inDrive antes e depois do jogo, ampliando a mensagem de conscientização para além das quatro linhas e engajando torcedores em todo o país. A identidade do Maio Amarelo esteve presente também na coletiva de imprensa pós-jogo, com o microfone dos porta-vozes personalizado com o logotipo oficial da campanha.
Para o diretor de marketing do Flamengo, Marcos Senna, “o futebol é uma paixão nacional e uma ferramenta poderosa de engajamento social, capaz de mobilizar milhões de pessoas em torno de causas relevantes. Temos orgulho de usar essa força para apoiar uma pauta tão urgente quanto a segurança no trânsito brasileiro. Ao lado da inDrive, mostramos, de forma concreta, que o esporte e a responsabilidade social podem e devem caminhar juntos.”
De acordo com estudos do Centro de Informações Sobre Saúde e Álcool, em parceria com o ONSV, 1/3 das mortes no trânsito no Brasil em 2023 ocorreram por combinação de álcool e direção. O uso de aplicativos de mobilidade por quem bebe e opta por não dirigir contribui diretamente para evitar novos casos, com campanhas como o Maio Amarelo ampliando a conscientização e incentivando decisões mais seguras no trânsito.
“A segurança está no centro da nossa missão de promover uma mobilidade mais humana e justa. Apoiar o Maio Amarelo reforça nosso propósito de impactar as comunidades onde operamos como agente de transformação social, incentivando atitudes responsáveis entre usuários, motoristas parceiros e a sociedade. Acreditamos que essa mudança passa por educação, engajamento coletivo e estímulo prático a comportamentos mais seguros nas ruas para todos”, afirma Stefano Mazzaferro, Country Manager da inDrive no Brasil.
Além da parceria com o Flamengo, a inDrive está realizando outras ações ao longo do mês como parte de sua campanha para o Maio Amarelo 2025. Estão previstas ativações educativas em regiões de grande circulação em São Paulo e iniciativas nos canais digitais da empresa, reforçando seu compromisso com uma mobilidade urbana mais segura, acessível e centrada nas pessoas. Para mais informações sobre o Maio Amarelo, acesse: https://www.onsv.org.br/maioamarelo/conheca-o-movimento.