Março de 2025 – Com quase 75 mil novos negócios criados no ano passado, conforme dados do Governo de Santa Catarina, além de concentrar cidades que estão no topo do ranking brasileiro em valorização imobiliária, o Vale do Itajaí vem despontando em desenvolvimento econômico. Em específico, a cidade de Itajaí, no litoral norte catarinense, com o maior PIB do estado, se tornou um verdadeiro polo para o empreendedorismo. Com uma infraestrutura robusta, além de um complexo portuário e principal centro de importação brasileiro, o município desponta na área náutica já que é o principal produtor de lanchas e iates de lazer do país, concentrando fabricantes que estão entre os maiores do mundo. Dessa forma, o turismo náutico ganhou força com a realização de eventos internacionais e nacionais e com a implantação da Marina de Itajaí, uma das maiores e mais modernas do país. O complexo náutico vem se expandindo ano a ano com novas operações e ambientes projetados para negócios, lazer e serviços.
A novidade mais recente é o lançamento do Boulevard Marina Itajaí, resultado de um investimento de R$ 100 milhões por parte da ABecker , referência nacional em loteamentos, shoppings e condomínios logísticos, o Boulevard traz oportunidades para a implantação de negócios e ao empreendedorismo. Será o maior evento de compras para as águas dentro de uma marina no país. Atenderá tanto os proprietários de barcos quanto a comunidade e turistas. A previsão de conclusão das obras é para o final de 2026.
“Com um mercado consumidor em expansão e de alto nível, percebemos a oportunidade de trazer para Itajaí um shopping que se relaciona com a cultura náutica, repleto de áreas de convivência, produtos e serviços premium e espaços para trabalhos remotos e lazer. O novo empreendimento será um centro de vivências para turistas e para a comunidade, e reforçará o potencial da cultura náutica trazendo oportunidades para quem quer abrir um negócio diferenciado, com excelentes potenciais de rentabilidade”, explica Anderson Becker, CEO da ABecker que já adianta que após a conclusão da primeira etapa, tem planos ainda para a expansão dos maiores, como a instalação de um hotel.
Confira opções de alto potencial de rentabilidade no novo shopping.
1. Gastronomia autoral e experiências
O Boulevard Marina Itajaí, entre seus atrativos, terá um espaço dedicado a restaurantes, pubs para degustação de vinhos e cervejas artesanais, mercados saudáveis e cafés, para experiências gastronômicas diferenciadas, o que inclui valorização de produtores e culinária local, além de especialidades da cozinha internacional com toques de regionalidade que conquistam o público. Dados da Marina Itajaí já demonstram que o complexo recebe grande fluxo de turistas, proprietários de embarcações e executivos atraídos pela qualidade dos restaurantes já existentes, pela estrutura e vistas panorâmicas. Além disso, pesquisas internacionais têm demonstrado que o “localismo”, ou seja, trazem aos produtos e serviços combinados com a essência local atraem o turista que, cada vez mais, busca por experiências históricas.
2. Espaço de Lazer e Entretenimento
A demanda por opções de lazer que inclui atrativos como áreas para jogos, boliche e espaços para o público infantil e para pets tem crescido. Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), a maioria dos consumidores prefere visitar shoppings que ofereçam atividades de lazer. O Boulevard Marina Itajaí, que traz uma arquitetura elegante e descontraída repleta de espaços abertos e paisagismo ligados ao visual da baía, deve se tornar um dos principais pontos de encontro e lazer da região.
3. Varejo de Luxo
Além da náutica, Itajaí, junto com a vizinha Balneário Camboriú, despontam em valorização imobiliária o que atrai empreendimentos de luxo e público cada vez mais avançados. Além disso, dados da consultoria Bain & Company apontam que o Brasil é um dos mercados emergentes mais promissores para o luxo, com destaque para negócios de moda e itens pessoais, que incluem vestuário, calçados, acessórios, joias, relógios e produtos de beleza. A localização na Marina Itajaí, no centro do município e em uma das áreas mais nobres da região, cercada por iates e um ambiente sofisticado, atende esse consumidor que busca por novidades em produtos e serviços de alto padrão.
4. Coworking
Em uma região industrial como Itajaí, com alto fluxo de executivos, a possibilidade de visitar um local que combina compras, lazer e trabalhos remotos é um diferencial, conforme apontam os especialistas da ABecker, responsáveis pelo Boulevard Marina Itajaí que confirmam a implantação de um coworking de alto padrão, com vistas para as águas, e áreas para reuniões e atividades profissionais. Essas vagas de trabalho poderão ser contratadas por empresas de renome, conectadas ao perfil do usuário, oportunidades para divulgação e fortalecimento de marcas.
ABecker
A ABecker é uma das maiores loteadoras do Brasil, com mais de 57 mil lotes no portfólio e mais de 19 mil já entregues. Desde sua fundação em 2006, a empresa se destaca por sua atuação verticalizada, que abrange todas as etapas do desenvolvimento de empreendimentos para garantir qualidade e eficiência. Com sede em Joinville, a ABecker está à frente de empreendimentos de destaque como o Boulevard Marina Itajaí (Itajaí/SC) e o Multi Space (Araquari/SC e Joinville/SC). A empresa é reconhecida pela confiança no mercado e pelas parcerias sólidas que foram construídas ao longo dos anos, contribuindo para o desenvolvimento das regiões onde atua.
Mais informações: www.abecker.com.br