• Cart
  • Checkout
  • Contato Marcas & Mercados
  • Home
  • My account
  • Podcast
  • Pricing
  • Sample Page
  • Shop
  • Login
Upgrade
Marcas e Mercados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Comunicação Integrada
  • Geral
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Comunicação Integrada
  • Geral
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Marcas e Mercados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Empresas / Negócios

Maranhão e TAP lançam voo internacional direto entre São Luís e Lisboa

Nova rota começa a operar em 26 de outubro, com dois voos semanais, e coloca São Luís no mapa de ligações regulares de passageiros com a Europa

Redação por Redação
4 de fevereiro de 2026
em Empresas / Negócios
0
Share on FacebookShare on Twitter

As capitais maranhense, São Luís, e portuguesa, Lisboa, terão uma conexão maior a partir deste ano. O Governo do Maranhão e a TAP Air Portugal anunciaram, nesta quarta-feira (4), o lançamento da rota Lisboa – São Luís, com início em outubro.

O anúncio foi feito em evento no Convento das Mercês, no Centro Histórico da capital, com a presença do Chief Operations Officer (COO) da empresa, Mario Chaves, e do governador Carlos Brandão. Além de fortalecer o turismo e economia do estado, a nova operação também reforça os laços históricos e culturais entre Brasil e Portugal.

A rota Lisboa–São Luís integra a estratégia do Governo do Estado para ampliar a conectividade e impulsionar o turismo no Maranhão. Pela primeira vez, a capital maranhense passa a contar com voos internacionais regulares de passageiros, com ligação direta à Europa, por meio do Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís.

Com a nova ligação, a TAP também expande sua atuação no Brasil, fazendo de São Luís o 15º destino da companhia no país e consolidando a empresa como a aérea europeia com maior presença no país. Serão dois voos semanais conectando diretamente o Maranhão à Europa, através do hub da companhia em Lisboa. As operações começam dia 26 de outubro deste ano.

Durante a solenidade de anúncio da rota Lisboa – São Luís, o governador Carlos Brandão enfatizou que o turismo maranhense, que tem crescido nos últimos anos, deve ganhar ainda mais força com o novo fluxo internacional de visitantes europeus. A expectativa é de reflexos diretos sobre investimentos do trade turístico e do setor de serviços, com geração de mais empregos, renda e desenvolvimento.

“Essa é mais uma conquista importante para o nosso turismo, que se fortalece e cresce a cada dia. Estamos encurtando a distância entre o Maranhão e a Europa com a implantação de um voo que passa a operar a partir do segundo semestre, com duas frequências semanais, entre São Luís e Lisboa (Portugal). Esse resultado é reflexo das tratativas com as empresas aéreas e de um trabalho contínuo de divulgação de nossos destinos. Com esse voo, o Maranhão amplia sua presença internacional, despertando interesse para nossa cultura, gastronomia, história e belezas naturais. Sem dúvida, isso vai trazer mais impactos positivos para o turismo e a economia do estado”, destacou Brandão.

Para Mário Chaves, COO da TAP Air Portugal, o início da rota Lisboa – São Luís representa mais um passo estratégico no fortalecimento da nossa malha aérea entre a Europa e o Brasil.

“Estamos ampliando a conectividade do Nordeste com o nosso hub em Lisboa, criando novas oportunidades para o turismo, os negócios e o intercâmbio cultural entre Brasil e Portugal. Com esta conquista, também abrimos as portas da Europa para o Maranhão e vamos revelar aos europeus as belezas únicas da natureza, cultura e gastronomia, enquanto conectamos os maranhenses a mais de 50 destinos fascinantes que a TAP oferece na Europa. Essa nova ponte aérea não é apenas um marco para o turismo, mas também um impulso para o intercâmbio cultural, oportunidades de negócios e fortalecimento dos laços entre os dois continentes. O Maranhão, com suas paisagens exuberantes como os Lençóis Maranhenses e sua rica herança histórica, ganha agora uma vitrine internacional capaz de atrair olhares e corações de todo o mundo”, conclui Chaves.

Operação

Os voos serão operados com aeronaves Airbus A321LR, reconhecidas pelo conforto e eficiência em voos de longo curso, com capacidade de 16 passageiros na classe executiva e 155 na econômica, através da rota Lisboa (LIS) – São Luís (SLZ) – Fortaleza (FOR) – Lisboa (LIS) duas vezes por semana.

Para receber as operações internacionais, o Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado recebeu novos investimentos que modernizaram sua infraestrutura.

Para a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, o início das operações da TAP representa um momento histórico para o turismo maranhense.

Frequências

Os voos Lisboa–São Luís ocorrerão às segundas-feiras e quintas-feiras, com partida às 19h05 e chegada às 00h10 do dia seguinte. Já o voo São Luís–Lisboa (via Fortaleza) acontecerá terças-feiras e sextas-feiras, com partida às 01h40, escala em Fortaleza às 3h, saída às 4h30 e chegada a Lisboa às 14h50.

Com esta nova ligação, a TAP amplia as opções de conectividade internacional, facilitando o acesso do Maranhão a diversos destinos europeus e reforçando sua presença no Nordeste brasileiro.

Impacto turístico

Esta nova ligação representa um impulso significativo para o turismo no Maranhão, facilitando o acesso internacional a um destino conhecido pelo seu centro histórico classificado como Patrimônio Cultural Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), pela proximidade aos Lençóis Maranhenses e facilidade de acesso a outros polos turísticos como o Delta das Américas e pela forte identidade cultural.

O ano de 2025 marcou a consolidação do turismo no Maranhão com aumento no número de visitantes, crescimento no fluxo aéreo, alta ocupação hoteleira e fortalecimento dos principais polos turísticos, segundo dados do Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA), vinculado à Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA).

Foram 2.013.951 passageiros transportados, entre embarques e desembarques, crescimento de 13,67% em relação a 2024, conforme dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), analisados pelo Obstur-MA.

Outro indicador relevante foi a ocupação hoteleira. Em São Luís, a taxa média chegou a 85,62%, encerrando o ano com alta demanda por meios de hospedagem.

Tags: LisboaMaranhãoSão LuísTAP
Postagem anterior

Radisson Rio de Janeiro Barra lança novo menu do Restaurante Origens

Próximo Post

2026: o ano que não vai perdoar o improviso

Redação

Redação

Relacionado Posts

Move Mais
Empresas / Negócios

Consolidada no B2B, Move Mais mira no consumidor final e expande atuação no setor de mobilidade

por Redação
24 de fevereiro de 2026
Loja Prezunic
Empresas / Negócios

Prezunic abre 40 vagas de emprego para Pessoas com Deficiência (PcDs)

por Redação
24 de fevereiro de 2026
PICCADILLY lança chinelo de dedo Marshmallow ultra leve
Empresas / Negócios

PICCADILLY lança chinelo de dedo Marshmallow ultra leve

por Redação
24 de fevereiro de 2026
Bruno Gonçalves
Empresas / Negócios

Como gestores podem criar ambientes psicologicamente seguros em tempos de alta pressão

por Redação
24 de fevereiro de 2026
Robert Janssen: Divulgação ASCOM ASSESPRO/RJ
Empresas / Negócios

Cultura é ativo estratégico na nova geoeconomia da Inteligência Artificial

por Redação
24 de fevereiro de 2026
Próximo Post

2026: o ano que não vai perdoar o improviso

Parimatch Cassino Online
Banner FootyGuru FootyGuru

Mais lidas na semana

  • Ganhar 500 curtidas no Instagram grátis: saiba como!

    Ganhar 500 curtidas no Instagram grátis: saiba como!

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Mercado de Tráfego Pago e SEO no Brasil em 2025

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Com foco em acessibilidade, franquia de aparelhos auditivos chega ao estado de São Paulo

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • SorriaMed estreia no franchising com expansão acelerada  

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Como desentupir pia com açúcar: funciona mesmo ou é mito?

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
VBET Aposta

Últimas postagens

SOM PELAS MULERES - Foto: ANA CARLINDA

Núcleo feminino da Orquestra Filarmônica Metropolitana conquista patrocínio da Vale

24 de fevereiro de 2026
Move Mais

Consolidada no B2B, Move Mais mira no consumidor final e expande atuação no setor de mobilidade

24 de fevereiro de 2026
Loja Prezunic

Prezunic abre 40 vagas de emprego para Pessoas com Deficiência (PcDs)

24 de fevereiro de 2026
PICCADILLY lança chinelo de dedo Marshmallow ultra leve

PICCADILLY lança chinelo de dedo Marshmallow ultra leve

24 de fevereiro de 2026
Bruno Gonçalves

Como gestores podem criar ambientes psicologicamente seguros em tempos de alta pressão

24 de fevereiro de 2026

Mais lidas no mês

Ganhar 500 curtidas no Instagram grátis: saiba como!

Ganhar 500 curtidas no Instagram grátis: saiba como!

por Redação
28 de janeiro de 2025
0

Ter um perfil forte no Instagram é essencial hoje em dia. Curtidas são a chave para aumentar a visibilidade. E...

Mercado de Tráfego Pago e SEO no Brasil em 2025

Mercado de Tráfego Pago e SEO no Brasil em 2025

por Redação
23 de janeiro de 2026
0

O mercado de marketing digital no Brasil atravessa um momento de maturidade e consolidação.  Com R$ 37,9 bilhões investidos em...

Inauguração unidade SP

Com foco em acessibilidade, franquia de aparelhos auditivos chega ao estado de São Paulo

por Redação
27 de janeiro de 2026
0

A Audição de TODOS, franquia criada com o propósito de comercializar aparelhos auditivos de qualidade por preços acessíveis, inaugurou nesta...

SorriaMed estreia no franchising com expansão acelerada  

por Redação
13 de outubro de 2025
0

A rede de franquias odontológicas, SorriaMed, em seu primeiro ano de operação no modelo de franchising, já conquistou duas unidades...

O Marcas e Mercados é um portal dedicado ao universo empresarial, trazendo notícias, tendências e insights sobre negócios, serviços e eventos. Com uma abordagem dinâmica e informativa, o site conecta empreendedores, gestores e investidores a conteúdos estratégicos e oportunidades de mercado. Nossa missão é fornecer informações relevantes para impulsionar o crescimento e a inovação no cenário corporativo.

Categorias

  • Beleza
  • Comunicação Integrada
  • Direito & Justiça
  • Economia
  • Educação
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Gastronomia
  • Geral
  • Livros
  • Opinião
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Turismo

Leia também

Grandes marcas retornam com IA na CES 2026

Grandes marcas retornam com IA na CES 2026

por Redação
29 de janeiro de 2026
0

O Consumer Electronics Show - CES - sempre foi o palco global onde surgem as tendências que moldam o amanhã:...

Últimas postagens

  • Núcleo feminino da Orquestra Filarmônica Metropolitana conquista patrocínio da Vale
  • Consolidada no B2B, Move Mais mira no consumidor final e expande atuação no setor de mobilidade
  • Prezunic abre 40 vagas de emprego para Pessoas com Deficiência (PcDs)

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Cart
  • Checkout
  • Contato Marcas & Mercados
  • Home
  • My account
  • Podcast
  • Pricing
  • Sample Page
  • Shop

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.