A Núcleo da Ideia (NDI), agência com 20 anos de atuação no mercado que se destaca por ações diferenciadas de live marketing e brand experience nas áreas de cultura, turismo e comunicação empresarial, será responsável pela concepção criativa, planejamento, produção, execução e operação da 5ª edição do Verão #TônoRio, iniciativa idealizada pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ), que trará, a partir desta quinta, dia 18/12, uma série de atrações gratuitas para cariocas e turistas.
Localizado na orla da praia de Copacabana, o projeto contará com um espaço diferenciado de 216 m², que oferecerá, de dezembro a maio de 2026, uma intensa programação cultural, com shows de artistas locais e blocos de Carnaval, experiências digitais em painéis de LED com paisagens do Rio e uma ativação fotográfica especial que permite registros integrados a conteúdos sobre as 12 regiões turísticas do Estado do Rio.

Além disso, haverá um local exclusivo com três balcões em que artesãos de diferentes municípios fluminenses farão um revezamento entre si para apresentar aos visitantes o que o artesanato do Estado do Rio tem de melhor. O público também terá contato direto com técnicas, materiais e tradições locais, e acesso a um Centro de Atendimento e Informação Turística. A programação, inteiramente grátis, acontece ao longo da semana: de terça a quinta, das 10h às 19h, e de sexta a domingo, das 10h às 20h.
“Pensamos o Verão #TônoRio como uma ocupação viva da orla, conectada ao dia a dia de quem passa por Copacabana. A ideia é criar um espaço que informe, receba, provoque curiosidade e gere experiências”, explica Flávio Bidoia, sócio-diretor da NDI.
Para Luciane Araújo, sócia-diretora da agência, o projeto traduz bem a vocação do Rio para eventos em espaços públicos. “Copacabana é um palco natural. Trabalhar um projeto como o Verão #TônoRio é entender o ritmo da cidade, o fluxo de pessoas e transformar isso em experiências acessíveis, com conteúdo e cultura”, afirma.
Com sensibilidade artística, criatividade e propósito, a Núcleo da Ideia atua como um hub de criação na concepção, produção e realização de projetos proprietários na área da cultura, ativações de marca e comunicação empresarial. O trabalho contempla uma diversidade de segmentos – do turismo à literatura, da música ao audiovisual, do cinema à fotografia, passando pelo universo corporativo e institucional. Ideias são transformadas em experiências vivenciadas pelo público e as ações de marketing surgem integradas à narrativa construída em congressos, simpósios, feiras, festivais e demais eventos nacionais e internacionais no Brasil, América do Sul e Norte, Europa e Ásia.
Ao todo, são mais de 300 projetos realizados em 35 cidades brasileiras e 12 países, impactando mais de 1 milhão de pessoas e movimentando uma ampla rede de fornecedores e parceiros. Nesses anos, passaram pela agência clientes como Natura Musical, Bradesco, Globoplay, Sony Pictures, Bienal do Livro, Rio 2C, Editora Record, Light, Disney, Buena Vista, Califórnia Filmes e Actavis, entre muitos outros.














