• Contato
  • Login
Upgrade
Marcas e Mercados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Marcas e Mercados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Empresas / Negócios

Oncomed e Pró-Onco Mulher fazem parceria com empresárias para ampliar divulgação sobre câncer de mama e de colo de útero

Um dos resultados foi a criação das Embaixadoras Pink, rede de apoio do novo projeto Entrelaçadas que busca mais ações de conscientização e prevenção da doença

Redação por Redação
6 de fevereiro de 2025
em Empresas / Negócios
0
Oncomed e Pró-Onco Mulher fazem parceria com empresárias para ampliar divulgação sobre câncer de mama e de colo de útero
Share on FacebookShare on Twitter

A clínica Pró-Onco Mulher acaba de se unir à Oncomed em mais uma parceria inédita, dessa vez voltada à orientação, alertas e cuidados em geral sobre o câncer de mama e do colo de útero, os dois tumores mais frequentes nas mulheres. O pontapé inicial foi o Pink Coffee, evento conduzido pelo mastologista e cirurgião oncológico Rodrigo Souto, diretor técnico da Pró-Onco Mulher e diretor científico do Instituto Oncomed. O especialista falou para 30 empresárias e empreendedoras sobre a importância da criação de uma rede de apoio para ampliar a divulgação das ações que buscam conscientizar cada vez mais a população sobre a prevenção da doença.

Realizada no último dia 30/01 no espaço cultural Walma Erthal, na unidade São Francisco da Oncomed, em Niterói, a iniciativa foi muito bem recebida e resultou na criação das Embaixadoras Pink. Elas vão apoiar o novo projeto Entrelaçadas, nome que surgiu no próprio encontro com empresárias e empreendedoras de diversos setores e instituições, como o grupo Somos Empreendedoras (já com mais de 300 empresárias) e o Núcleo Niterói do Mulheres do Brasil, (iniciado em 2013 por 40 mulheres tendo à frente Luiza Helena Trajano, líder da rede Magalu, e hoje com mais de 130 mil participantes no país e no exterior).

Prefeitura presente – O evento contou também com a participação e falas de mulheres representantes da Prefeitura de Niterói, entre elas, Eliane Gonçalves, integrante do Grupo de Trabalho Niterói Mulher e assessora da primeira-dama Fernanda Sixel; e a secretária municipal da Mulher, Thaiana Ivia, que reforçou a importância do envolvimento de todos os segmentos na causa, incluindo a prefeitura, e aderiu ao movimento Embaixadoras Pink lançado no encontro.

Números da doença – Rodrigo Souto começou a sua fala destacando a importância de reunir no evento empresárias e empreendedoras que possam ajudar na promoção da divulgação da causa, atraindo parceiros para que cada vez mais mulheres sejam impactadas e atendidas. Ele também destacou o fato de Niterói ter mulheres à frente de pastas fundamentais para as ações de saúde, referindo-se não só a Thaiana Ivia, mas também a vice-prefeita Isabel Swan e a secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows. Em sua apresentação, Rodrigo incluiu números do Instituto Nacional do Câncer (Inca) sobre os tumores de mama e de colo de útero, doenças que continuam crescendo no Brasil e no mundo. Em relação ao câncer de mama, a previsão é que em 2025 surjam 74 mil novos casos da doença no país, o que representa um risco para 66 entre cada 100 mil mulheres. Em todo o planeta, tem sido registrado por ano um aumento de 0,5%, principalmente, em mulheres abaixo de 50 anos.

Sobre o câncer de colo de útero, no Brasil são 17 mil novos casos por ano. A doença figura nas estatísticas como a terceira causa de morte por câncer e o quarto mais comum em mulheres no país, provocando anualmente nas Américas 35,7 mil óbitos de mulheres, 80% na América Latina e no Caribe. Diferente de outros tipos de câncer, o de colo de útero é, em sua maioria, resultado de infecção sexualmente adquirida com certos tipos de papipomavirus human (HPV). Apesar de todos esses dados já serem alarmantes, Rodrigo ressalta que os números de câncer registrados no Inca são subnotificados em Niterói, não correspondendo à realidade.

“Os dados não são reais. Tanto que a Prefeitura de Niterói firmou parceria com a Fundação do Câncer para realizar o registro real dos casos, o que nos permitirá ter a real noção dos números e adequar ações. Sem dúvida, precisamos de mais ações de conscientização e prevenção, como as campanhas de vacinação do HPV (profilaxia contra o câncer de colo de útero) e os exames Papanicolau e a mamografia, que ajudam a identificar a doença no começo e nos permitem salvar vidas. E para tudo isso precisamos reforçar ações que unam os segmentos para ampliarmos as informações, como o fato do câncer ter cura, não significar morte, e sim uma nova vida. Ações que quebrem tabus em relação à doença e difundam conhecimentos fundamentais para o diagnóstico precoce, o tratamento, o bem-estar e a recuperação”, destacou o mastologista.

Uma das integrantes do núcleo Niterói do Mulheres do Brasil, Claudia Guimarães parabenizou as instituições pela iniciativa e sugeriu ações como encontros de moda e empreendedorismo com capacitação para alertar e reforçar a divulgação de informações sobre a causa. “Realmente, vimos que falta muito conhecimento sobre a causa, e podemos ampliar articulando ações que promovam uma verdadeira onda de informações na cidade”, sugeriu Cláudia.

Oncomed e Pró-Onco Mulher fazem parceria com empresárias para ampliar divulgação sobre câncer de mama e de colo de útero
Oncomed e Pró-Onco Mulher fazem parceria com empresárias para ampliar divulgação sobre câncer de mama e de colo de útero
Oncomed e Pró-Onco Mulher fazem parceria com empresárias para ampliar divulgação sobre câncer de mama e de colo de útero

Oncomed e Pró-Onco Mulher fazem parceria com empresárias para ampliar divulgação sobre câncer de mama e de colo de útero

Cronograma dos eventos

A ideia agradou ao mastologista Rodrigo Souto, já à espera de novas sugestões e parcerias que venham fortalecer o cronograma de ações de conscientização e prevenção ao câncer criadas pela Pró-Onco Mulher e a Oncomed, todas integrantes do calendário anual da cidade das ações do Mês Internacional da Mulher e do Outubro Rosa. O primeiro deles foi o Nosso Dia Pink, realizado no último sábado de outubro e que em 2024 chegou à oitava edição reunindo mais de 500 pessoas em um dia inteiro de palestras e outras atividades. No ano seguinte veio a Jornada Médica de Mastologia, voltada à apresentação e discussão de casos por mastologistas, ginecologistas e oncologistas, entre outros especialistas.

Em 2021 foi a vez do projeto Yoga na Praia, um aulão na Boa Viagem na manhã do primeiro domingo de outubro e também em março, dentro da programação do Mês Internacional da Mulher. A ação é resultado da parceria das duas instituições oncológicas com o Estúdio Dharma Bhūmi, que desde 2017 promove o aulão ao longo do ano, aberto ao público e sempre no primeiro domingo do mês. Nesses sete anos, já participaram do projeto de yoga mais de cinco mil pessoas.

A cada ano a Pró-Onco Mulher e a Oncomed vêm implementando novas ações, como o Dia C de Combate ao Câncer, com palestras e atendimentos gratuitos ofertados na unidade São Francisco da Oncomed. Em 2024 foi a vez da Tarde da Beleza, realizada em junho com serviços grátis de estética em geral para marcar o Mês dos Namorados. Em parceria com a Prefeitura de Niterói, há ainda a Caminhada da Mulher em março, e a Caminhada do Outubro Rosa.

Confira o Calendário 2025
Dia 9/03 – Yoga na Praia
Dia 16/03 – Caminhada da Mulher
Dia 19/04 – Dia C de Combate ao Câncer
Dia 12/06 – Tarde da Beleza
Dia 5/10 – Caminhada Outubro Rosa
Dia 18/10 – Jornada de Mastologia
Dia 25/10 – Nosso Dia Pink

Com apoio do Hospital Icaraí, o Coffee Pink foi encerrado pelo oncologista Alexandre Coury, que há 30 anos fundou a Oncomed, primeira clínica privada de oncologia em Niterói, hoje já com quatro unidades: além de São Francisco, há uma em Icaraí (a primeira), uma em São Gonçalo e outra em Botafogo, na Zona Sul do Rio.

“Agradeço muito a todos aqui, e registro como é bom termos um evento assim, voltado para a construção de mais atividades que levem à multiplicação de informações. Isso é fundamental tanto para que mais mulheres se mobilizem como para atrairmos parcerias dos mais diversos segmentos, contribuindo para a ampliação das frentes voltadas a essa causa tão importante”, destacou Alexandre Coury.

Postagem anterior

Vida após a venda: sete conselhos para empreendedores que se despedem de sua empresa

Próximo Post

Os impactos da reforma tributária para o varejo supermercadista

Redação

Redação

Relacionado Posts

2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo
Empresas / Negócios

2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo

por Redação
12 de dezembro de 2025
Empresas / Negócios

Juspay integra Click to Pay da Visa no Brasil para reduzir abandono de carrinho no e-commerce

por Redação
12 de dezembro de 2025
Empresas / Negócios

Clínica Camargo lança protocolos exclusivos para as festas de fim de ano

por Redação
12 de dezembro de 2025
80% dos líderes de tecnologia no Brasil acreditam que estão perdendo negócios devido à falta de tecnologia inclusiva, revela novo relatório
Empresas / Negócios

80% dos líderes de tecnologia no Brasil acreditam que estão perdendo negócios devido à falta de tecnologia inclusiva, revela novo relatório

por Redação
12 de dezembro de 2025
Amanda Momente e o Wonder Dataset
Empresas / Negócios

O comportamento humano e design Tech está moldando o futuro da moda

por Redação
12 de dezembro de 2025
Próximo Post

Os impactos da reforma tributária para o varejo supermercadista

Parimatch Cassino Online
Banner FootyGuru FootyGuru

Mais lidas na semana

  • Almanaque Sadol segue como um dos símbolos da Catarinense, unindo tradição e compromisso com o acesso à informação em saúde. (Divulgação)

    Almanaque Sadol renova conteúdo e mira em público acima dos 50 anos

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Liderança com maturidade estratégica nas agências de branding premium

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • O presente de Natal do Boticário para o Rio

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Do rodízio ao rooftop: onde realizar sua confraternização de fim de ano no Rio de Janeiro

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Núcleo assume conta da Ypê para liderar ação de premiação aos colaboradores

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
VBET Aposta

Últimas postagens

2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo

2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo

12 de dezembro de 2025

Juspay integra Click to Pay da Visa no Brasil para reduzir abandono de carrinho no e-commerce

12 de dezembro de 2025

Clínica Camargo lança protocolos exclusivos para as festas de fim de ano

12 de dezembro de 2025
80% dos líderes de tecnologia no Brasil acreditam que estão perdendo negócios devido à falta de tecnologia inclusiva, revela novo relatório

80% dos líderes de tecnologia no Brasil acreditam que estão perdendo negócios devido à falta de tecnologia inclusiva, revela novo relatório

12 de dezembro de 2025
Amanda Momente e o Wonder Dataset

O comportamento humano e design Tech está moldando o futuro da moda

12 de dezembro de 2025

Mais lidas no mês

Almanaque Sadol segue como um dos símbolos da Catarinense, unindo tradição e compromisso com o acesso à informação em saúde. (Divulgação)

Almanaque Sadol renova conteúdo e mira em público acima dos 50 anos

por Redação
9 de dezembro de 2025
0

Desde 1945, o Almanaque Sadol faz parte do cotidiano dos brasileiros, atravessando gerações com sua presença marcante e conteúdo de qualidade....

Pamella Burgos

Liderança com maturidade estratégica nas agências de branding premium

por Redação
11 de dezembro de 2025
0

Em um mundo marcado pela hiperexposição midiática e pela dispersão da atenção, as marcas não competem apenas por visibilidade, mas...

O presente de Natal do Boticário para o Rio

O presente de Natal do Boticário para o Rio

por Redação
8 de dezembro de 2025
0

O Boticário tem um presentão de Natal esperando pelos cariocas na Lagoa. E não vai ser difícil de encontrar. A...

Caju Botafogo

Do rodízio ao rooftop: onde realizar sua confraternização de fim de ano no Rio de Janeiro

por Redação
9 de dezembro de 2025
0

Com a chegada das festas de fim de ano, bares e restaurantes do Rio preparam experiências exclusivas para quem deseja...

O Marcas e Mercados é um portal dedicado ao universo empresarial, trazendo notícias, tendências e insights sobre negócios, serviços e eventos. Com uma abordagem dinâmica e informativa, o site conecta empreendedores, gestores e investidores a conteúdos estratégicos e oportunidades de mercado. Nossa missão é fornecer informações relevantes para impulsionar o crescimento e a inovação no cenário corporativo.

Categorias

  • Beleza
  • Comunicação Integrada
  • Direito & Justiça
  • Economia
  • Educação
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Gastronomia
  • Geral
  • Livros
  • Opinião
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Turismo

Leia também

Vale a pena investir em Tesouro Selic?

Vale a pena investir em Tesouro Selic?

por Redação
12 de dezembro de 2025
0

O Tesouro Selic é um dos investimentos mais procurados por quem busca segurança, liquidez e previsibilidade. Ele pertence à categoria...

Últimas postagens

  • 2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo
  • Juspay integra Click to Pay da Visa no Brasil para reduzir abandono de carrinho no e-commerce
  • Clínica Camargo lança protocolos exclusivos para as festas de fim de ano

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Comunicação Integrada
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Geral
  • Tecnologia
  • Opinião

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.