• Cart
  • Checkout
  • Contato Marcas & Mercados
  • Home
  • My account
  • Podcast
  • Pricing
  • Sample Page
  • Shop
  • Login
Upgrade
Marcas e Mercados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Comunicação Integrada
  • Geral
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Comunicação Integrada
  • Geral
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Marcas e Mercados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Tecnologia

Parceria entre MB e PUC Paraná aprimora plataforma de biblioteca digital

Projeto realizado neste ano ajudou a melhorar a experiência dos usuários

Redação por Redação
31 de outubro de 2025
em Tecnologia
0
Parceria entre MB e PUC Paraná aprimora plataforma de biblioteca digital
Share on FacebookShare on Twitter

A PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) é cliente da Minha Biblioteca (MB) há quase uma década. No início de 2025, as empresas iniciaram um projeto colaborativo que impactou diretamente a busca pelo livro na biblioteca digital da MB.

Com a atualização, houve a evolução do envio de metadados do MARC21 (Machine-Readable Cataloging), um sistema internacional para bibliotecas digitais. Trata-se de um formato padrão para a catalogação e intercâmbio de dados bibliográficos em formato legível por máquinas.

Erik Adami, Diretor Comercial da MB, conta que a equipe sempre entra em contato com clientes para entender o que estão precisando para um serviço mais completo. Foi em um desses momentos que as bibliotecárias Josilaine Oliveira Cezar, Gerente de Bibliotecas da PUCPR, e Joyce Leonita da Silva Benincá, que faz a Gestão de Biblioteca Virtual da instituição, levantaram pontos de melhorias na plataforma. “Elas indicaram o que precisava melhorar a experiência do usuário e validaram os ajustes. Demos suporte e fomos evoluindo a plataforma à medida que o feedback do cliente veio”, revela Erik Adami.

Ao ser questionada como foi apoiar esse processo, Josilaine Oliveira Cezar respondeu: “A gente gosta de desafio, esse é o ponto! Levar isso para frente também nos deu aquele olhar de que estavam nos ouvindo”. A linha do tempo do período da parceria entre a PUCPR e a MB, iniciada em 2016, contempla um período de transformação digital, inovações nos mercados editorial e educacional e mudanças relevantes no consumo de informação. Além disso, houve momentos históricos, como a pandemia de Covid-19, que gerou o distanciamento social, impulsionando o uso de ferramentas para o ensino remoto no país.

“Observamos que na pandemia foi o boom desses materiais online, porque os estudantes acessaram bastante e, hoje, percebemos que não tem mais volta: eles querem realmente a versão online”, aponta Giovanna Carolina M. Santos, bibliotecária da PUC Paraná.

A PUCPR possui licenças para mais de 20 mil usuários acessarem os catálogos da MB de Direito, Medicina, Saúde e Bem-Estar, Negócios e Gestão, Tecnologia e Exatas, Educação, Artes, Letras e Línguas.

Além de ajudar a instituição de ensino a fornecer uma ótima experiência de aprendizagem com livros digitais ao mesmo tempo que atende às normas do Ministério da Educação (MEC) para biblioteca universitária, a MB também tem otimizado o trabalho na biblioteca ao longo dos anos. De acordo com a bibliotecária Joyce Leonita da Silva Benincá, que faz a Gestão de Biblioteca Virtual da PUC Paraná, os dashboards da plataforma da MB são fundamentais para um trabalho mais estratégico.

“A interface da base de dados da MB é intuitiva de mexer, é muito simples. Esses dados acompanhados mensalmente fazem parte da nossa tomada de decisão para entender o que eles estão dizendo. Estamos indo no caminho certo ou precisamos divulgar mais o acervo digital? É sempre focar na experiência do usuário para que ele possa encontrar as fontes que precisa e que possa suprir suas demandas informacionais”, analisa.

Para o professor doutor Fabiano Incerti, Pró-Reitor de Missão, Identidade e Extensão (pró-reitoria da qual fazem parte as bibliotecas da PUCPR), a integração da plataforma da MB ao sistema Pergamum, software desenvolvido pela própria universidade, torna o acesso ainda mais fluido. “Em uma única plataforma, estudantes, professores e pesquisadores encontram o que precisam, com rapidez e simplicidade, vivendo uma experiência acadêmica mais plena e enriquecedora”, afirma.

Renato Veisman, CEO da MB, explica que a longevidade da parceria vai além da prestação de serviços. “A PUC Paraná é reconhecida como uma das melhores instituições privadas do Brasil e tê-la como nossa cliente há quase uma década mostra como o trabalho entre duas empresas do mercado educacional pode resultar em uma excelente experiência de leitura de obras de referência no ambiente digital. Esperamos que nossa parceria continue ao longo dos tempos, pois ela vem impactando positivamente milhares de estudantes.”

Minha Biblioteca

A Minha Biblioteca (MB) é um ecossistema de aprendizagem que combina tecnologia, inovação, consultoria especializada, biblioteca digital e um acervo com mais de 15 mil ebooks relevantes para a formação. A MB é parceira estratégica das Instituições de Ensino Superior (IES), oferecendo recursos práticos para docentes, discentes, bibliotecários e gestores. Tudo isso de maneira simplificada.

Há 14 anos no mercado e formada por mais de 50 editoras, a MB ajuda as instituições a atingir nota máxima no conceito MEC e a garantir a conformidade regulatória. Mais informações, acesse o site: minhabiblioteca.com.br

PUCPR

A PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) possui 65 anos de história, tem um campus sede na cidade de Curitiba e outros campus nas cidades de Londrina e Toledo. A instituição oferece cerca de 100 cursos de graduação, 190 cursos de educação continuada, além de 16 programas de stricto sensu que compreendem diversas áreas do conhecimento.

O Sistema Integrado de Bibliotecas da PUC Paraná (SIBI/PUCPR) possui um acervo físico com mais de 500 mil exemplares e mais de 300 mil títulos, além de jogos e outros itens que compõem a Biblioteca das Coisas (kindle, notebook, carregador de celular, esquadros, sacolas retornáveis, guarda-chuva, entre outros), e o controle bibliográfico totalmente informatizado. Mais informações, acesse o site: pucpr.br

Postagem anterior

Associação defende reforço na vigilância de mercado para barrar irregularidades de suplementos alimentares

Próximo Post

Black Friday “indecente” da TIM tem hotlist com Cauã Reymond para destacar iPhone 16e por R$ 1.999

Redação

Redação

Relacionado Posts

Empresas / Negócios

Preâmbulo Tech e Acordo Fechado mostram no AB2L 2026 como o JARVIS já transforma a operação jurídica da Light

por Redação
14 de maio de 2026
Empresas / Negócios

Desktop lança plataforma de streaming com TV ao vivo e conteúdo sob demanda 

por Redação
11 de maio de 2026
Katie Pierozzi - palestra na Abrint 2026
Tecnologia

Avanço do Wi-Fi Offload pode transformar provedores regionais em novos protagonistas da cadeia de telecom

por Redação
7 de maio de 2026
Alexia Leal Monteiro, embaixadora WAAW e sua mãe Regiane Leal - foto de divulgação WAAW by Alok
Empresas / Negócios

WAAW By Alok posiciona a tecnologia como instrumento de escuta afetiva neste Dia das Mães

por Redação
5 de maio de 2026
Cannect investe em medicina de precisão e lança nova geração de testes genéticos focada na segurança do paciente crônico
Saúde

Cannect investe em medicina de precisão e lança nova geração de testes genéticos focada na segurança do paciente crônico

por Redação
29 de abril de 2026
Próximo Post
Black Friday “indecente” da TIM tem hotlist com Cauã Reymond para destacar iPhone 16e

Black Friday “indecente” da TIM tem hotlist com Cauã Reymond para destacar iPhone 16e por R$ 1.999

Parimatch Cassino Online
Banner FootyGuru FootyGuru

Mais lidas na semana

  • Nova Coleção Primavera Verão KLIN

    KLIN lança coleção de calçados veganos com foco no conforto e desenvolvimento anatômico dos pés infantis durante a BF Show

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • 5 melhores marcas de trigo para pizzarias

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Mães à frente do negócio: liderança feminina impulsiona franquias no Brasil

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • “Vem pro Acre” apresenta no Rio oportunidades de negócios, turismo e conexão com o Pacífico

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Ganhar 500 curtidas no Instagram grátis: saiba como!

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
VBET Aposta

Últimas postagens

Merci Bar Secreto

Merci Bar Secreto expande programação musical e intensifica as noites na Barra

16 de maio de 2026
Marketing estranho

Por que muitas marcas decidiram parecer menos profissionais. O ‘marketing estranho’

16 de maio de 2026
Geração Z

A geração que corta almoço mas compra perfume: economizar no básico e gastar em mimos

16 de maio de 2026
luxo sem logo

Luxo sem logo virou símbolo de status. Jovens ricos trocam ostentação por anonimato

16 de maio de 2026
Sandro Capadócia

Observatório do Turismo Religioso Laico participa do 1º Encontro de Turismo Religioso da Costa Doce

15 de maio de 2026

Mais lidas no mês

Nova Coleção Primavera Verão KLIN

KLIN lança coleção de calçados veganos com foco no conforto e desenvolvimento anatômico dos pés infantis durante a BF Show

por Redação
13 de maio de 2026
0

De 18 a 20 de maio, a cidade de São Paulo será palco de uma das maiores feiras de calçados...

5 melhores marcas de trigo para pizzarias

5 melhores marcas de trigo para pizzarias

por Redação
18 de novembro de 2025
0

Quem trabalha com pizza sabe que o forno, o molho e a cobertura fazem diferença, mas tudo começa na farinha...

Orthopride

Mães à frente do negócio: liderança feminina impulsiona franquias no Brasil

por Redação
8 de maio de 2026
0

Às vésperas do Dia das Mães, três histórias mostram como liderança, gestão e maternidade podem caminhar juntas no universo do...

Festival - Povo Arara - Foto: Marcos Vicenti

“Vem pro Acre” apresenta no Rio oportunidades de negócios, turismo e conexão com o Pacífico

por Redação
12 de maio de 2026
0

Com uma das maiores biodiversidades da Amazônia e posição estratégica na integração sul-americana, o Acre será apresentado no Rio de...

O Marcas e Mercados é um portal dedicado ao universo empresarial, trazendo notícias, tendências e insights sobre negócios, serviços e eventos. Com uma abordagem dinâmica e informativa, o site conecta empreendedores, gestores e investidores a conteúdos estratégicos e oportunidades de mercado. Nossa missão é fornecer informações relevantes para impulsionar o crescimento e a inovação no cenário corporativo.

Categorias

  • Beleza
  • Comunicação Integrada
  • Direito & Justiça
  • Economia
  • Educação
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Gastronomia
  • Geral
  • Livros
  • Opinião
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Turismo

Leia também

AB2L Lawtech Experience 2026: Rio de Janeiro será a capital global da inteligência artificial e inovação jurídica entre 13 e 14 de maio

por Redação
4 de maio de 2026
0

A cidade do Rio de Janeiro será palco de um dos principais encontros globais sobre tecnologia, inteligência artificial e inovação...

Últimas postagens

  • Merci Bar Secreto expande programação musical e intensifica as noites na Barra
  • Por que muitas marcas decidiram parecer menos profissionais. O ‘marketing estranho’
  • A geração que corta almoço mas compra perfume: economizar no básico e gastar em mimos

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Cart
  • Checkout
  • Contato Marcas & Mercados
  • Home
  • My account
  • Podcast
  • Pricing
  • Sample Page
  • Shop

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.