• Contato
  • Login
Upgrade
Marcas e Mercados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Marcas e Mercados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Eventos

Primeiro dia do Rio2C traz encontros sobre tecnologia,audiovisual, moda, games, sustentabilidade, indústria criativa e inovação

Redação por Redação
28 de maio de 2025
em Eventos
0
Rio2C
Share on FacebookShare on Twitter

A sétima edição do Rio2C começou nesta terça-feira, 27 de maio, na Cidade das Artes (RJ), com debates, paineis e encontros que reuniram personalidades da indústria criativa mundial. Apresentado por Petrobras e Governo Federal,principal encontro de criatividade da América Latinasegue até o próximo domingo (1 de junho) com dezenas de conferências, rodadas de negócios, pitchings e diversas atividades que envolvem setores como audiovisual, música, moda, games, sustentabilidade, impacto social, editorial, ciência, tecnologia, esportes, educação e marcas.

O primeiro dia foi marcado por cinco Summits temáticos: Acontece Globo, em que o Grupo Globo celebrou o centenário de sua fundação; Fashion System, uma parceria com a Iara que trouxe pela primeira vez a moda para o centro do debate do Rio2C; Creator Economy, comandado pela Play9; o Brands&Co, em parceria com a Forbes; o Game+, em parceria com a Player1, voltado ao universo dos games e eSports; o FAST Summit, em parceria com a Samsung TV, que aborda a revolução do streaming gratuito com publicidade; e o summit Meta Loves Music, em parceria com a Meta. Além dos summits, o primeiro dia do Rio2C contou com um painel especial em que o diretor Raoni Carneiro entrevistou personalidades de diversos setores para o projeto “Por onde anda sua cabeça?”.

100 anos do Grupo Globo

Ao abrir o painel que deu início à programação do Global Stage, o maior palco do evento, Paulo Marinho, CEO da TV Globo, festejou o ano especial em que a empresa completa 100 anos e que o audiovisual brasileiro conquistou o seu primeiro Oscar, com ‘Ainda Estou Aqui’, de Walter Salles, um original Globoplay. Em seu discurso de abertura, ele ressaltou o compromisso inabalável da Globo com a produção de conteúdo original brasileiro:

‘Juntos, construímos um mercado forte. E a Globo funciona como um dos motores da nossa indústria, rodando junto com vocês para impulsionar o talento e a criatividade brasileira. Sermos o maior produtor de conteúdo em língua portuguesa e um dos maiores investidores do mercado audiovisual brasileiro fala de nosso compromisso com a qualidade, o talento, a valorização das nossas expressões culturais e das nossas parcerias. Queremos intensificar ainda mais essas parcerias’, disse Marinho.

Ao longo do dia, o espaço recebeu outros cinco paineis em que o Grupo Globo refletiu sobre os próximos 100 anos (com a pesquisadora Iara Poppe), sobre experiências de parcerias com grandes produtoras (Conspiração, Disney e Gullane) e sobre três setores que são destaque na programação da TV Globo desde a sua criação, há 60 anos: Jornalismo (em painel que reuniu Renata Lo Prete e César Tralli), Esportes (com Pedro Bassan e os campeões olímpicos Daiane dos Santos e Isaquias Queiroz) e Novelas, com os autores Manuela Dias, Rosane Svartman e George Moura, além de Leonora Bardini, diretora da TV Globo.

A mesa sobre teledramaturgia lotou o espaço e, como observou Moura, provou que novela segue sendo uma paixão nacional. Enquanto relembravam seus trabalhos, os escritores avaliaram como a pesquisa de mercado e comportamento podem influenciar ou não os trabalhos em uma obra aberta e dinâmica, como é a escrita de uma novela, com suas sete mil páginas ao longo de quase dois anos entre o início do trabalho e o último capítulo.

‘O espectador está mudando, como sempre mudou. E nós precisamos nos manter relevantes, como a novela sempre foi. Eu sempre digo que é preciso ter faro de entender o que vai ser assunto daqui a alguns meses. E brinco dizendo que isso a Inteligência Artificial não vai conseguir fazer. Achar o que está latente e trazer para a novela, isso talvez seja a chave. É preciso ter esse frescor e também relevância e diálogo com a sociedade’, analisou Rosane no encontro que também debateu as novas formas de se medir a audiência e de assistir aos capítulos nos streamings.

Pela primeira vez, a moda entra no centro das discussões do Rio2C

O público também compareceu em peso ao primeiro encontro focado em moda no Rio2C. Batizado de Fashion System, o summit em parceria com a Iara celebrou a presença de grandes nomes internacionais do setor. Na abertura da programação destinada ao segmento, Paulo Corrêa, CEO da C&A – uma das patrocinadoras do Rio2C – discutiu o tema “O  futuro do varejo de moda no Brasil num momento de constante transformação”, ao lado da jornalista Maria Prata e Anna Araripe, diretora de Marketplace do Mercado Livre.

Também foram destaques a senegalesa Adama Paris, criadora da semana de moda de Dakar, a francesa Christelle Cagi Nicolau e a inglesa Bella Freud, bisneta de Sigmund Freud e apresentadora do podcast Fashion Neurosis, em que recebe seus convidados em um divã e rendeu um sucesso absoluto com a mistura de psicanálise e moda.

Mediado pela psicanalista Maria Homem, o bate-papo falou sobre como a moda é atravessada por questões como identidade, inconsciente e criatividade. No Fashion Neurosis, já passaram figuras icônicas como Rick Owens, Cate Blanchett, Juergen Teller, Haider Ackermann e Julianne Moore, revelando como suas trajetórias foram moldadas pela estética e pelo contexto cultural. E na manhã de hoje o formato se inverteu e Bella Freud contou um pouco da construção de sua identidade e do formato único de seu projeto, além de falar sobre a sua marca de roupas.

O Fashion System recebeu ao todo nove encontros em que foram debatidas questões como o futuro das semanas de moda pelo mundo, investimentos públicos para o segmento, redes sociais, inteligência artificial e perspectivas para o futuro do mercado.

Especialistas dos mercados digital, audiovisual, marketing e games são outros destaques do dia de abertura do Rio2C 2025

A discussão sobre as tendências do mercado digital seguiram pelos encontros do Creator Economy by Play9, em que influenciadores, produtores, CEO e diretores da Play9 receberam convidados para falar de temas como novos horizontes para os criadores de conteúdo, métricas, dados e representatividade, além da polêmica ‘planilha dos influenciadores’, documento vazado que revelou bastidores de trabalhos e negociações com grandes nomes do mercado.

Outros criadores de conteúdo e celebridades também estiveram presentes no summit Meta Loves Music, como Angélica, Thiago Pantaleão e Rapha Vicente. A abertura do Rio2C contou ainda com um extenso painel no qual o diretor Raoni Carneiro entrevistou uma série de personalidades, como a cantora Iza, o arquiteto Isay Weinfeld e a empresária Kamilla Fialho. As entrevistas serão registradas em vídeo e transcritas para o livro como parte do projeto “Por onde anda sua cabeça?”.

Pelo segundo ano consecutivo, o Rio2C reforça a parceria com a Forbes Brasil com o summit Brands&Co, que reúne as principais lideranças de marketing e negócios, trazendo os aspectos comportamentais e humanos presentes na jornada dos consumidores e nas carreiras. Além disso, dá destaque aos nomes em ascensão do ecossistema de marketing e publicidade.

Entre os participantes estiveram nomes como Ana Couto (Agência Ana Couto), Paula Lindenberg (Diageo Brasil), Marcelo Zimet (L’Oréal Groupe), Tatiana Ponce (Natura Cosméticos), Milton Beck (LinkedIn), Bia Bottesi (Meta), Nathalia Garcia (Bradesco), Clayton Caetano (Itaú Unibanco), Cláudio Rawicz (Volkswagen) e Taciana Lopes (Mastercard). Os debates abordaram temas como rebranding, cultura organizacional, posicionamento de marca, transformação digital, liderança contemporânea e influência além do C-level, sempre com foco nas conexões humanas por trás das estratégias de mercado.

O summit FAST, promovido pela Samsung TV Plus, mergulhou nas transformações que vêm revolucionando o mercado audiovisual com os canais de streaming gratuitos sustentados por anúncios (Free Ad-Supported Streaming TV). A proposta do evento foi mostrar como o FAST já é realidade, abrindo novas possibilidades de monetização, atraindo grandes audiências e desafiando os modelos tradicionais de distribuição de conteúdo.

O encontro reuniu nomes como Maria Rua Aguete (Omdia), Aline Jabbour (Samsung TV Plus), Teresa Penna (CazéTV), Fabricio Proti (Paramount), Luis Camargo (Google), Fábio Lima (Sofa Digital), Daniel Spinelli (Samsung TV Plus), Carolina Vargas (Warner Bros. Discovery), Ricardo Takahashi (Paramount), Fernanda Petelinkar (Globo), Luis Paulo Simas (Clever Advertising) e Mariana Monteiro (Pluto TV) para discutir temas como tecnologia, métricas, segmentação, comportamento do espectador e o impacto das novas plataformas no ecossistema publicitário.

Com um mercado global estimado em mais de 187 bilhões de dólares em 2024, os games ganharam protagonismo no Summit Game+. Ao longo de seis painéis, o evento reuniu especialistas para discutir tendências, conexões com outros setores e novas oportunidades no universo dos jogos digitais.

Participaram nomes como Santos Masinha, João Sampaio (ADD), Lucas Lima e Leandro Valentim (Player1 Gaming Group), Rodrigo Terra (Abragems/ARVORE), Gustavo Steinberg, Rafael Gimenes (Kings League Brazil), Marília Marton, Rafael Picciani, Julia Garcia, Paulo Wanderley (COB), Carlos Eduardo Dias (CBSK), Anadege Freitas (Twitch) e a streamer Tília. Entre os temas abordados, destacam-se as novas economias em plataformas como Roblox e Fortnite, o papel do Brasil no cenário internacional, o impacto de políticas públicas, a convergência com o futebol e o futuro dos eSports e do streaming.

O evento conta com 21 palcos multidisciplinares: GlobalStage, StoryVillage, Brainspace, House of Brands; Biodom; New Frontier; Future.U; Soundbeats; Soundbeats II; Soundbeats III; Screening Room; Arts&Crafts; Writer’s Room, SportsOn, BITS, Creator Square, além dos palcos exclusivos de mercado (confira a descrição completa dos palcos ao fim do texto e mais informações sobre toda a estrutura do evento no site www.rio2c.com.br).

RIO2C EM NÚMEROS – 2025

  • 6 dias de evento
  • 1500+ convidados
  • 21 palcos simultâneos
  • 130 convidados internacionais de 39 países
  • 16 consulados, embaixadas e instituições internacionais
  • 66 marcas parceiras
  • 74 instituições parceiras (audiovisual, música, moda, startups, editorial etc.)
  • 15 instituições convidadas (ex: Music Rio Academy, Genesis PUC-RJ)
  • 20 eventos paralelos
  • 3 orquestras na programação
  • 2 estudos inéditos
  • 5.579 ingressos distribuídos gratuitamente para 63 instituições sociais

Rio2C

O Rio2C nasceu com o objetivo de promover encontros, construir pontes e gerar conexões que estimulem a troca de experiências, ideias e negócios, instigando a criatividade e a capacidade de inovar. Em apenas quatro edições, o evento se consolidou como o maior encontro de criatividade da América Latina. O evento reúne anualmente mais de 50 mil pessoas, com participação de mais de 1.600 palestrantes e 2.000 empresas. São seis dias de evento, com 21 palcos e uma certeza: a criatividade humana, que nos caracteriza e dá origem às artes, tecnologias e indústrias, segue sendo nosso principal patrimônio e aposta para o futuro.

Para mais informações, acesse: https://www.rio2c.com/

Tags: Rio2C
Postagem anterior

Sophos Partner Kickoff 2025/26: evento destaca novo programa MSP Elevate e soluções para clientes MDR; Brasil é reconhecido entre os líderes da região

Próximo Post

Tio Ruy comemora o Dia do Hamburger com menu especial na Rio Restaurant Week

Redação

Redação

Relacionado Posts

Verão #TonoRio
Eventos

Núcleo da Ideia (NDI) é finalista na edição 2025 do Prêmio Caio, considerado o “Oscar dos Eventos”

por Redação
3 de dezembro de 2025
Empresas / Negócios

Entenda o Balanço Patrimonial e como ele Impacta seu Negócio

por Redação
3 de dezembro de 2025
Conheça os vencedores do Anuário Agro 2025, promovido pela ADIMAG
Empresas / Negócios

Conheça os vencedores do Anuário Agro 2025, promovido pela ADIMAG

por Redação
26 de novembro de 2025
Afya Unigranrio realiza III Encontro de Saúde Mental
Eventos

Afya Unigranrio realiza III Encontro de Saúde Mental

por Redação
26 de novembro de 2025
Green Rio / Blue Economy Rio Summit 2025 terá Green Rio Day, com participantes da 1ª Conferência da OCDE sobre Conexões Rural-Urbano na América
Eventos

Green Rio / Blue Economy Rio Summit 2025 terá Green Rio Day, com participantes da 1ª Conferência da OCDE sobre Conexões Rural-Urbano na América

por Redação
26 de novembro de 2025
Próximo Post
Rauch burguer - Tio Ruy

Tio Ruy comemora o Dia do Hamburger com menu especial na Rio Restaurant Week

Parimatch Cassino Online
Banner FootyGuru FootyGuru

Mais lidas na semana

  • Rafael Silva, CEO da Acordo Fechado

    Acordo Fechado conquista 1º lugar geral entre as Legaltechs do Brasil e 6º lugar no ranking nacional de startups

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Sandro Tordin analisa tendências de ESG que vão dominar 2026 e além

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • BNI ganha novo grupo em Botafogo e fortalece o empreendedorismo colaborativo na região

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • IA generativa no varejo brasileiro: especialista comenta estudos recentes e aponta próximos passos para o setor

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Cadeiras de verão com assinatura artística: Outlet Premium lança coleção especial

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
VBET Aposta

Últimas postagens

Beatriz Daniel

Especialista em mesa posta Beatriz Daniel se destaca como escolha número um das celebridades

3 de dezembro de 2025
Itsáry - Foto: Divulgação

Sabores Leves: Restaurantes apostam em pratos frescos para a temporada de calor

3 de dezembro de 2025

Del Bianco lança oficialmente a Memories em evento na Confeitaria Colombo

3 de dezembro de 2025
Verão #TonoRio

Núcleo da Ideia (NDI) é finalista na edição 2025 do Prêmio Caio, considerado o “Oscar dos Eventos”

3 de dezembro de 2025
Dienithon Monteiro e equipe

Dienithon Monteiro: Tendências, Desafios e Oportunidades para o Setor de Jeans no Brasil

3 de dezembro de 2025

Mais lidas no mês

Rafael Silva, CEO da Acordo Fechado

Acordo Fechado conquista 1º lugar geral entre as Legaltechs do Brasil e 6º lugar no ranking nacional de startups

por Redação
27 de novembro de 2025
0

A Acordo Fechado, startup especializada em mediação de conflitos por meio digital, conquistou uma vitória histórica e inédita no Ranking...

Executivo detalha como empresas podem se preparar para integrar práticas de ESG de forma estratégica, indo além do cumprimento de regras e gerando impacto real.

Sandro Tordin analisa tendências de ESG que vão dominar 2026 e além

por Redação
28 de novembro de 2025
0

A adoção de práticas ESG deixou de ser periférica e passou a fazer parte da estrutura operacional das empresas brasileiras....

BNI ganha novo grupo em Botafogo e fortalece o empreendedorismo colaborativo na região

BNI ganha novo grupo em Botafogo e fortalece o empreendedorismo colaborativo na região

por Redação
2 de dezembro de 2025
0

A metodologia de marketing de referência que há quatro décadas transforma conexões em oportunidades reais ganha mais força no Rio...

IA generativa

IA generativa no varejo brasileiro: especialista comenta estudos recentes e aponta próximos passos para o setor

por Redação
26 de agosto de 2025
0

A Inteligência Artificial Generativa deixou de ser tendência para se tornar parte ativa da estratégia de negócios do varejo brasileiro....

O Marcas e Mercados é um portal dedicado ao universo empresarial, trazendo notícias, tendências e insights sobre negócios, serviços e eventos. Com uma abordagem dinâmica e informativa, o site conecta empreendedores, gestores e investidores a conteúdos estratégicos e oportunidades de mercado. Nossa missão é fornecer informações relevantes para impulsionar o crescimento e a inovação no cenário corporativo.

Categorias

  • Beleza
  • Comunicação Integrada
  • Direito & Justiça
  • Economia
  • Educação
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Gastronomia
  • Geral
  • Livros
  • Opinião
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Turismo

Leia também

Mês conciência Negra - Colli Books

Colli Books promove campanha Black Week

por Redação
10 de novembro de 2025
0

A Colli Books anuncia a campanha Black Week, realizada em parceria com a Amazon, com descontos de até 50% em...

Últimas postagens

  • Especialista em mesa posta Beatriz Daniel se destaca como escolha número um das celebridades
  • Sabores Leves: Restaurantes apostam em pratos frescos para a temporada de calor
  • Del Bianco lança oficialmente a Memories em evento na Confeitaria Colombo

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Comunicação Integrada
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Geral
  • Tecnologia
  • Opinião

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.