• Contato
  • Login
Upgrade
Marcas e Mercados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
  • Opinião
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
  • Opinião
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Marcas e Mercados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Eventos

Primeiro dia do Rio2C traz encontros sobre tecnologia,audiovisual, moda, games, sustentabilidade, indústria criativa e inovação

Redação por Redação
28 de maio de 2025
em Eventos
0
Rio2C
Share on FacebookShare on Twitter

A sétima edição do Rio2C começou nesta terça-feira, 27 de maio, na Cidade das Artes (RJ), com debates, paineis e encontros que reuniram personalidades da indústria criativa mundial. Apresentado por Petrobras e Governo Federal,principal encontro de criatividade da América Latinasegue até o próximo domingo (1 de junho) com dezenas de conferências, rodadas de negócios, pitchings e diversas atividades que envolvem setores como audiovisual, música, moda, games, sustentabilidade, impacto social, editorial, ciência, tecnologia, esportes, educação e marcas.

O primeiro dia foi marcado por cinco Summits temáticos: Acontece Globo, em que o Grupo Globo celebrou o centenário de sua fundação; Fashion System, uma parceria com a Iara que trouxe pela primeira vez a moda para o centro do debate do Rio2C; Creator Economy, comandado pela Play9; o Brands&Co, em parceria com a Forbes; o Game+, em parceria com a Player1, voltado ao universo dos games e eSports; o FAST Summit, em parceria com a Samsung TV, que aborda a revolução do streaming gratuito com publicidade; e o summit Meta Loves Music, em parceria com a Meta. Além dos summits, o primeiro dia do Rio2C contou com um painel especial em que o diretor Raoni Carneiro entrevistou personalidades de diversos setores para o projeto “Por onde anda sua cabeça?”.

100 anos do Grupo Globo

Ao abrir o painel que deu início à programação do Global Stage, o maior palco do evento, Paulo Marinho, CEO da TV Globo, festejou o ano especial em que a empresa completa 100 anos e que o audiovisual brasileiro conquistou o seu primeiro Oscar, com ‘Ainda Estou Aqui’, de Walter Salles, um original Globoplay. Em seu discurso de abertura, ele ressaltou o compromisso inabalável da Globo com a produção de conteúdo original brasileiro:

‘Juntos, construímos um mercado forte. E a Globo funciona como um dos motores da nossa indústria, rodando junto com vocês para impulsionar o talento e a criatividade brasileira. Sermos o maior produtor de conteúdo em língua portuguesa e um dos maiores investidores do mercado audiovisual brasileiro fala de nosso compromisso com a qualidade, o talento, a valorização das nossas expressões culturais e das nossas parcerias. Queremos intensificar ainda mais essas parcerias’, disse Marinho.

Ao longo do dia, o espaço recebeu outros cinco paineis em que o Grupo Globo refletiu sobre os próximos 100 anos (com a pesquisadora Iara Poppe), sobre experiências de parcerias com grandes produtoras (Conspiração, Disney e Gullane) e sobre três setores que são destaque na programação da TV Globo desde a sua criação, há 60 anos: Jornalismo (em painel que reuniu Renata Lo Prete e César Tralli), Esportes (com Pedro Bassan e os campeões olímpicos Daiane dos Santos e Isaquias Queiroz) e Novelas, com os autores Manuela Dias, Rosane Svartman e George Moura, além de Leonora Bardini, diretora da TV Globo.

A mesa sobre teledramaturgia lotou o espaço e, como observou Moura, provou que novela segue sendo uma paixão nacional. Enquanto relembravam seus trabalhos, os escritores avaliaram como a pesquisa de mercado e comportamento podem influenciar ou não os trabalhos em uma obra aberta e dinâmica, como é a escrita de uma novela, com suas sete mil páginas ao longo de quase dois anos entre o início do trabalho e o último capítulo.

‘O espectador está mudando, como sempre mudou. E nós precisamos nos manter relevantes, como a novela sempre foi. Eu sempre digo que é preciso ter faro de entender o que vai ser assunto daqui a alguns meses. E brinco dizendo que isso a Inteligência Artificial não vai conseguir fazer. Achar o que está latente e trazer para a novela, isso talvez seja a chave. É preciso ter esse frescor e também relevância e diálogo com a sociedade’, analisou Rosane no encontro que também debateu as novas formas de se medir a audiência e de assistir aos capítulos nos streamings.

Pela primeira vez, a moda entra no centro das discussões do Rio2C

O público também compareceu em peso ao primeiro encontro focado em moda no Rio2C. Batizado de Fashion System, o summit em parceria com a Iara celebrou a presença de grandes nomes internacionais do setor. Na abertura da programação destinada ao segmento, Paulo Corrêa, CEO da C&A – uma das patrocinadoras do Rio2C – discutiu o tema “O  futuro do varejo de moda no Brasil num momento de constante transformação”, ao lado da jornalista Maria Prata e Anna Araripe, diretora de Marketplace do Mercado Livre.

Também foram destaques a senegalesa Adama Paris, criadora da semana de moda de Dakar, a francesa Christelle Cagi Nicolau e a inglesa Bella Freud, bisneta de Sigmund Freud e apresentadora do podcast Fashion Neurosis, em que recebe seus convidados em um divã e rendeu um sucesso absoluto com a mistura de psicanálise e moda.

Mediado pela psicanalista Maria Homem, o bate-papo falou sobre como a moda é atravessada por questões como identidade, inconsciente e criatividade. No Fashion Neurosis, já passaram figuras icônicas como Rick Owens, Cate Blanchett, Juergen Teller, Haider Ackermann e Julianne Moore, revelando como suas trajetórias foram moldadas pela estética e pelo contexto cultural. E na manhã de hoje o formato se inverteu e Bella Freud contou um pouco da construção de sua identidade e do formato único de seu projeto, além de falar sobre a sua marca de roupas.

O Fashion System recebeu ao todo nove encontros em que foram debatidas questões como o futuro das semanas de moda pelo mundo, investimentos públicos para o segmento, redes sociais, inteligência artificial e perspectivas para o futuro do mercado.

Especialistas dos mercados digital, audiovisual, marketing e games são outros destaques do dia de abertura do Rio2C 2025

A discussão sobre as tendências do mercado digital seguiram pelos encontros do Creator Economy by Play9, em que influenciadores, produtores, CEO e diretores da Play9 receberam convidados para falar de temas como novos horizontes para os criadores de conteúdo, métricas, dados e representatividade, além da polêmica ‘planilha dos influenciadores’, documento vazado que revelou bastidores de trabalhos e negociações com grandes nomes do mercado.

Outros criadores de conteúdo e celebridades também estiveram presentes no summit Meta Loves Music, como Angélica, Thiago Pantaleão e Rapha Vicente. A abertura do Rio2C contou ainda com um extenso painel no qual o diretor Raoni Carneiro entrevistou uma série de personalidades, como a cantora Iza, o arquiteto Isay Weinfeld e a empresária Kamilla Fialho. As entrevistas serão registradas em vídeo e transcritas para o livro como parte do projeto “Por onde anda sua cabeça?”.

Pelo segundo ano consecutivo, o Rio2C reforça a parceria com a Forbes Brasil com o summit Brands&Co, que reúne as principais lideranças de marketing e negócios, trazendo os aspectos comportamentais e humanos presentes na jornada dos consumidores e nas carreiras. Além disso, dá destaque aos nomes em ascensão do ecossistema de marketing e publicidade.

Entre os participantes estiveram nomes como Ana Couto (Agência Ana Couto), Paula Lindenberg (Diageo Brasil), Marcelo Zimet (L’Oréal Groupe), Tatiana Ponce (Natura Cosméticos), Milton Beck (LinkedIn), Bia Bottesi (Meta), Nathalia Garcia (Bradesco), Clayton Caetano (Itaú Unibanco), Cláudio Rawicz (Volkswagen) e Taciana Lopes (Mastercard). Os debates abordaram temas como rebranding, cultura organizacional, posicionamento de marca, transformação digital, liderança contemporânea e influência além do C-level, sempre com foco nas conexões humanas por trás das estratégias de mercado.

O summit FAST, promovido pela Samsung TV Plus, mergulhou nas transformações que vêm revolucionando o mercado audiovisual com os canais de streaming gratuitos sustentados por anúncios (Free Ad-Supported Streaming TV). A proposta do evento foi mostrar como o FAST já é realidade, abrindo novas possibilidades de monetização, atraindo grandes audiências e desafiando os modelos tradicionais de distribuição de conteúdo.

O encontro reuniu nomes como Maria Rua Aguete (Omdia), Aline Jabbour (Samsung TV Plus), Teresa Penna (CazéTV), Fabricio Proti (Paramount), Luis Camargo (Google), Fábio Lima (Sofa Digital), Daniel Spinelli (Samsung TV Plus), Carolina Vargas (Warner Bros. Discovery), Ricardo Takahashi (Paramount), Fernanda Petelinkar (Globo), Luis Paulo Simas (Clever Advertising) e Mariana Monteiro (Pluto TV) para discutir temas como tecnologia, métricas, segmentação, comportamento do espectador e o impacto das novas plataformas no ecossistema publicitário.

Com um mercado global estimado em mais de 187 bilhões de dólares em 2024, os games ganharam protagonismo no Summit Game+. Ao longo de seis painéis, o evento reuniu especialistas para discutir tendências, conexões com outros setores e novas oportunidades no universo dos jogos digitais.

Participaram nomes como Santos Masinha, João Sampaio (ADD), Lucas Lima e Leandro Valentim (Player1 Gaming Group), Rodrigo Terra (Abragems/ARVORE), Gustavo Steinberg, Rafael Gimenes (Kings League Brazil), Marília Marton, Rafael Picciani, Julia Garcia, Paulo Wanderley (COB), Carlos Eduardo Dias (CBSK), Anadege Freitas (Twitch) e a streamer Tília. Entre os temas abordados, destacam-se as novas economias em plataformas como Roblox e Fortnite, o papel do Brasil no cenário internacional, o impacto de políticas públicas, a convergência com o futebol e o futuro dos eSports e do streaming.

O evento conta com 21 palcos multidisciplinares: GlobalStage, StoryVillage, Brainspace, House of Brands; Biodom; New Frontier; Future.U; Soundbeats; Soundbeats II; Soundbeats III; Screening Room; Arts&Crafts; Writer’s Room, SportsOn, BITS, Creator Square, além dos palcos exclusivos de mercado (confira a descrição completa dos palcos ao fim do texto e mais informações sobre toda a estrutura do evento no site www.rio2c.com.br).

RIO2C EM NÚMEROS – 2025

  • 6 dias de evento
  • 1500+ convidados
  • 21 palcos simultâneos
  • 130 convidados internacionais de 39 países
  • 16 consulados, embaixadas e instituições internacionais
  • 66 marcas parceiras
  • 74 instituições parceiras (audiovisual, música, moda, startups, editorial etc.)
  • 15 instituições convidadas (ex: Music Rio Academy, Genesis PUC-RJ)
  • 20 eventos paralelos
  • 3 orquestras na programação
  • 2 estudos inéditos
  • 5.579 ingressos distribuídos gratuitamente para 63 instituições sociais

Rio2C

O Rio2C nasceu com o objetivo de promover encontros, construir pontes e gerar conexões que estimulem a troca de experiências, ideias e negócios, instigando a criatividade e a capacidade de inovar. Em apenas quatro edições, o evento se consolidou como o maior encontro de criatividade da América Latina. O evento reúne anualmente mais de 50 mil pessoas, com participação de mais de 1.600 palestrantes e 2.000 empresas. São seis dias de evento, com 21 palcos e uma certeza: a criatividade humana, que nos caracteriza e dá origem às artes, tecnologias e indústrias, segue sendo nosso principal patrimônio e aposta para o futuro.

Para mais informações, acesse: https://www.rio2c.com/

Tags: Rio2C
Postagem anterior

Sophos Partner Kickoff 2025/26: evento destaca novo programa MSP Elevate e soluções para clientes MDR; Brasil é reconhecido entre os líderes da região

Próximo Post

Tio Ruy comemora o Dia do Hamburger com menu especial na Rio Restaurant Week

Redação

Redação

Relacionado Posts

Grace Kelly Lopes
Eventos

Networking: Hub do Empreendedorismo conecta empreendedores no RJ

por Redação
3 de novembro de 2025
Eventos

Enjoy Punta del Este desembarca na Festuris 2025 com olhar voltado ao turismo de experiências e negócios

por Redação
31 de outubro de 2025
The Customer Summit
Eventos

Empresas que lideram em experiência do cliente e do colaborador serão destaque no The Customer Summit – Awards 2025

por Redação
28 de outubro de 2025
Eventos

Brasil Influencer chega a sua 4ª edição e reúne grandes nome do mercado no Espaço Vibra, em São Paulo

por Redação
27 de outubro de 2025
Foto: Alexandre Macieira - Riotur
Eventos

Primeiro encontro técnico da ONU Turismo no Brasil reúne pesquisadores para debater dados e estatísticas em turismo

por Redação
23 de outubro de 2025
Próximo Post
Rauch burguer - Tio Ruy

Tio Ruy comemora o Dia do Hamburger com menu especial na Rio Restaurant Week

Parimatch Cassino Online
Banner FootyGuru FootyGuru

Mais lidas na semana

  • Black Friday “indecente” da TIM tem hotlist com Cauã Reymond para destacar iPhone 16e

    Black Friday “indecente” da TIM tem hotlist com Cauã Reymond para destacar iPhone 16e por R$ 1.999

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Bar com pegada asiática e coquetelaria autoral chega a Botafogo

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Zoox é confirmada como parceira oficial de dados do Grande Prêmio de São Paulo pelo segundo ano consecutivo

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Claro é patrocinadora master da edição 2025 da Brava Arena Jockey pela primeira vez

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Como colocar IPTV na televisão? Entenda agora

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
VBET Aposta

Últimas postagens

SETCESP anuncia os vencedores da 11ª edição do Prêmio de Sustentabilidade e reforça o compromisso do transporte de cargas com a agenda ESG

7 de novembro de 2025

À beira-mar, o Canastra Trattoria acende a brasa e celebra os cortes perfeitos

7 de novembro de 2025
Produto massificado e digital rompe paradigmas e inaugura uma nova era para o setor de Seguro Garantia no Brasil

Kovr inova e lança solução inédita de Seguro Garantia para marketplaces de veículos

6 de novembro de 2025
Grupo Levels

Grupo Levels projeta faturar R$ 30 milhões em 2025

6 de novembro de 2025
A nova estrutura da Imperial em Malta começa a operar oficialmente em dezembro

Imperial Gandom inaugura sede em Malta e avança na expansão global dos eSports

6 de novembro de 2025

Mais lidas no mês

Black Friday “indecente” da TIM tem hotlist com Cauã Reymond para destacar iPhone 16e

Black Friday “indecente” da TIM tem hotlist com Cauã Reymond para destacar iPhone 16e por R$ 1.999

por Redação
31 de outubro de 2025
0

Operadora avança em nova fase da comunicação e aposta em estratégia digital-first, com "hotlist" exclusiva do ator apresentando as ofertas...

Satay

Bar com pegada asiática e coquetelaria autoral chega a Botafogo

por Redação
3 de novembro de 2025
0

A cena boêmia de Botafogo ganha um novo capítulo com a chegada do Satay, bar com identidade asiática que combina...

Zoox parceira oficial de dados do Grande Prêmio de São Paulo F1

Zoox é confirmada como parceira oficial de dados do Grande Prêmio de São Paulo pelo segundo ano consecutivo

por Redação
3 de novembro de 2025
0

A Zoox Smart Data, líder em soluções de inteligência de dados e inteligência artificial, foi confirmada pelo segundo ano consecutivo...

Brava Arena Jockey

Claro é patrocinadora master da edição 2025 da Brava Arena Jockey pela primeira vez

por Redação
3 de novembro de 2025
0

Idealizado e produzido pela Kappamakki, espaço cultural premium localizado no Jockey Club Brasileiro do Rio tem assinatura de naming rights...

O Marcas e Mercados é um portal dedicado ao universo empresarial, trazendo notícias, tendências e insights sobre negócios, serviços e eventos. Com uma abordagem dinâmica e informativa, o site conecta empreendedores, gestores e investidores a conteúdos estratégicos e oportunidades de mercado. Nossa missão é fornecer informações relevantes para impulsionar o crescimento e a inovação no cenário corporativo.

Categorias

  • Comunicação Integrada
  • Direito & Justiça
  • Economia
  • Educação
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Gastronomia
  • Geral
  • Opinião
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Turismo

Leia também

Mulheres lideram o interesse por estudar no exterior, aponta pesquisa do Salão do Estudante

por Redação
17 de outubro de 2025
0

Uma pesquisa realizada pelo Salão do Estudante, maior feira de educação internacional da América Latina, mostra que 65% dos brasileiros que planejam...

Últimas postagens

  • SETCESP anuncia os vencedores da 11ª edição do Prêmio de Sustentabilidade e reforça o compromisso do transporte de cargas com a agenda ESG
  • À beira-mar, o Canastra Trattoria acende a brasa e celebra os cortes perfeitos
  • Kovr inova e lança solução inédita de Seguro Garantia para marketplaces de veículos

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Comunicação Integrada
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Geral
  • Tecnologia
  • Opinião

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.