Programa Co.Impacto está com inscrições abertas para selecionar iniciativas cariocas para receberem mentorias e doações de até R$ 140 mil

Instituto Ekloos e Norsul lançam chamada para inscrição de empreendedores líderes de Negócios de Impacto Social e Organizações da Sociedade Civil do Rio de Janeiro

by Redação
0 comment
Projeto Co.Impacto

O Instituto Ekloos e a Norsul, empresa de navegação e logística integrada, estão com inscrições abertas para o processo seletivo para o Programa de Aceleração Co.Impacto. Até o dia 02 de outubro, iniciativas do Rio de Janeiro poderão ser cadastradas para participar do programa, que selecionará até sete projetos para participar da aceleração. Por meio do Programa, os empreendedores selecionados terão acesso à metodologia do Instituto Ekloos e receberão mentorias nas áreas de gestão estratégica, projetos e inovação, durante oito meses. Uma banca examinadora ficará responsável por avaliar a evolução das iniciativas e até R$ 140 mil serão divididos entre as organizações mais bem avaliadas durante o programa. Até hoje, 20 iniciativas já foram beneficiadas pelo Programa Co,Impacto, entre elas, o Um Mundo, Sinaliza, Água Camelo e o Instituto Floriano Peçanha. 

Ao lançar o edital, o Instituto Ekloos e a Norsul têm a meta de fomentar e fortalecer projetos e negócios de impacto social para que possam se desenvolver, estruturar e aperfeiçoar seus processos de gestão, ampliando a atuação para além da própria atividade. A parceria também busca estimular a co-criação, colaboração e cooperação entre os proponentes selecionados, possíveis financiadores e investidores. O programa de aceleração social é uma oportunidade de desenvolver projetos que já possuem grande atuação em suas comunidades e precisam se estruturar para ampliar a capacidade de atendimento. 

O caminho para a redução da desigualdade social e melhorias nas áreas da educação, saúde, cultura e meio ambiente perpassa por empreendedores que estão nos diversos territórios do Rio de Janeiro, gerando impacto social. Com a implantação do Programa de Aceleração Co.Impacto, em parceria com a Norsul, vamos apoiar esses empreendedores e fortalecer a atuação das organizações“, diz Andréa Gomides, fundadora do Instituto Ekloos. 

A Norsul tem a sustentabilidade como um valor e trabalhamos por um futuro mais equilibrado, inclusivo e diverso. Criar o que é bom para o mundo faz parte do nosso propósito”, declara a gerente executiva de Gente, Gestão e TI da Norsul, Aline Carvalho.  

A participação no processo de seleção do edital é gratuita e as inscrições poderão ser feitas somente pelo site www.ekloos.org/coimpacto, das 10h (horário de Brasília) do dia 4 de setembro, até as 18h do dia 2 de outubro de 2023. Esta parceria do Instituto Ekloos com a Norsul já existe há quatro anos e é realizada por meio da Lei de Incentivo da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro (SMC/RJ).  

Participantes de outras edições 

As organizações que participaram do Programa Co.Impacto estão ainda mais preparadas para, a partir do final da iniciativa, impactar positivamente a sociedade. Um exemplo são os projetos Um Mundo e Sinaliza, que participaram do programa na edição 2022/2023. 

O negócio de impacto Um Mundo foi fundado por dois jovens empreendedores que se conheceram na faculdade. Estudantes de engenharia, estavam incomodados com o fato de o Brasil ser o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo e reciclar apenas 1,28% (a média mundial é de 9%), de acordo com estudo do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), 2019. Com isso, surgiu a ideia de transformar plástico reciclado no produto ‘Pla.ca’, que substitui o MDF e outros tipos de compensados e tem diversas utilizações em arte, design e arquitetura. O quiosque Rio Eco na orla da Barra da Tijuca, por exemplo, utilizou o material na sua reforma, assim como a linha Escora, premiada pelo ‘Design for a Better World 2021’, desenvolvido pelo Estúdio ONBJ. Durante o Programa de Aceleração Co.Impacto 2022/2023, os empreendedores do Um Mundo estruturaram o negócio, avaliariam a viabilidade financeira e criaram novas redes para expandir as vendas, além de aumentarem a utilização dos plásticos e beneficiarem os catadores da cooperativa Coopama, parceira do programa. 

Já o Sinaliza foi fundado durante a pandemia por uma jovem inquieta, conhecedora da Língua Brasileira de Sinais, que queria ser voluntária para ajudar jovens surdos a se prepararem para o Enem. Como não encontrou nenhuma organização online que oferecesse preparação para o exame a deficientes auditivos, decidiu criar uma. Somente 7% dos surdos tem ensino superior completo, conforme pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva e a Semana da Acessibilidade Surda, em 2022. Por meio do uso de tecnologia, a plataforma Sinaliza tem o objetivo de aumentar o acesso das pessoas surdas ao ensino superior, utilizando a Língua Brasileira de Sinais na produção do conteúdo de forma nativa, não sendo traduzida da Língua Portuguesa. A demanda é grande e o crescimento veio rápido. Pela plataforma Sinaliza, 600 alunos foram impactados. Há nove meses, foi lançado um aplicativo para ensinar Libras. Os números são expressivos: 150 mil acessos e 1,6 milhão de sinais ensinados. Durante o Programa de Aceleração Co.Impacto, o produto foi desenvolvido para ser vendido nas escolas, abrindo uma nova frente de impacto e rentabilização, por meio do modelo B2B (Business to Business – de negócio para negócio).   

Para mais informações: 

www.ekloos.org/coimpacto 

Instituto Ekloos   

O Instituto Ekloos é a maior aceleradora social do Brasil que, ao longo de seus 15 anos de atuação, já capacitou mais de 5 mil empreendedores, acelerou mais de 600 ONGs e negócios de impacto social. Com um Programa de Aceleração baseado em metodologias próprias e diferenciadas, vem trabalhando com iniciativas sociais de forma a profissionalizar a gestão, apoiar o desenvolvimento sustentável e estimular a inovação, possibilitando o aumento do impacto social que cada organização gera em seu território de atuação. Em 2018, ficou entre as dez melhores aceleradoras do Brasil e, em 2017, ganhou o Prêmio de Melhores ONGs da Revista Época e do Instituto Doar. 

Norsul 

Uma das maiores empresas privadas de navegação e integração logística do país, a Norsul celebra 60 anos de história cuidando de cargas de norte a sul com solidez e credibilidade. Protagonista no crescimento da navegação brasileira desde a sua fundação, busca ampliar a sua presença na cadeia logística de seus clientes, expandindo sua atuação para conectar outros modais a partir da navegação. Especializada no transporte de granéis secos, líquidos e neo-granéis com cargas homogêneas, gerais e de projeto – tanto na cabotagem como no longo curso – a Norsul possui a maior quantidade de embarcações do setor privado. No Brasil, suas bases de apoio estão nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina. 

Você pode gostar

Leave a Comment