A 23ª edição do Índice do Varejo Stone (IVS) apontou uma alta de 0,5% no volume de vendas do setor de Combustíveis e lubrificantes em novembro, na comparação mensal. O estudo, que apresenta dados mensais das movimentações varejistas, é uma iniciativa da Stone, empresa de tecnologia e serviços financeiros que é a principal parceira do empreendedor brasileiro.
O levantamento tem como base a metodologia proposta pelo time de Consumer Finance do Federal Reserve Board (FED), que idealizou um modelo de indicador econômico similar nos Estados Unidos. São consideradas as operações via cartões, voucher e Pix dentro do grupo StoneCo. O objetivo é mapear mensalmente os dados de pequenos, médios e grandes varejistas e divulgar um retrato do setor nacional.
Em novembro, o setor Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo registrou o maior crescimento, com 3,5%, seguido por Tecidos, Vestuário e Calçados, com alta mensal de 2,8%. Móveis e Eletrodomésticos subiu 0,3% e o setor de Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico registrou crescimento de 0,2%. Em contrapartida, o setor de Material de Construção teve um recuo expressivo, de 4,3%, seguido pelo setor de Artigos Farmacêuticos, com -1,5%, e com o segmento de Livros, Jornais, Revistas e Papelaria registrando queda de 0,3%.
O relatório completo pode ser encontrado na nova plataforma de conteúdo da Stone.
Destaques regionais
No recorte regional, 25 estados apresentaram resultados positivos no comparativo anual: Roraima (10,3%), Amazonas (9,2%), Sergipe (8,6%), Alagoas (8,3%), Maranhão (8,2%), Amapá (7,6%), Rondônia (7,2%), Acre (7,1%), Goiás (6,8%), Pará e Rio Grande do Norte (6,3%), Paraíba (6,1%), Pernambuco (4,5%), Rio Grande do Sul (4,2%), Mato Grosso e Paraná (3,9%), São Paulo e Tocantins (3%), Santa Catarina (2,8%), Minas Gerais (2,1%), Bahia (1,8%), Ceará (1,6%), Rio de Janeiro (1,1%), Espírito Santo (0,7%) e Mato Grosso do Sul (0,5%). Já entre os resultados negativos, apenas Distrito Federal (-3,5%) e Piauí (-1%) apresentaram queda no comparativo ano contra ano.
Segmentos analisados
O Índice de Atividade Econômica Stone Varejo avalia oito segmentos:
1) Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos;
2) Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo;
3) Livros, jornais, revistas e papelaria;
4) Móveis e eletrodomésticos;
5) Tecidos, vestuários e calçados;
6) Material de Construção;
7) Combustíveis e Lubrificantes;
8) Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico.
Stone
Empresa de tecnologia financeira que possui uma plataforma de soluções completas, cujo propósito é melhorar a vida do empreendedor brasileiro, ajudando-o a vender mais, gerir melhor o seu negócio e crescer sempre. Por meio de tecnologia e inovação, contribui para o fortalecimento e a evolução do mercado. Com clientes espalhados por todo o Brasil, desenvolve um relacionamento próximo e personalizado com cada um dos lojistas que atende.