• Contato
  • Login
Upgrade
Marcas e Mercados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Marcas e Mercados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Comunicação Integrada

Shell apresenta Presença Festival 2025: um case de branding com impacto social real

Redação por Redação
4 de junho de 2025
em Comunicação Integrada
0
Share on FacebookShare on Twitter

Com patrocínio master da Shell, Presença Festival 2025 celebra a potência criativa da comunidade LGBTQIAPN+, de mulheres, pessoas pretas, pessoas com deficiência e povos originários nas artes, na cultura e no empreendedorismo

Festival se utiliza da arte, cultura e conexão com empresas inovadoras para reafirmar a importância de ações concretas de Diversidade, Equidade e Inclusão no Brasi

Com patrocínio master da Shell, o Presença Festival 2025 chega à sua 4ª edição como um dos principais eventos de cultura e inclusão do país. Muito além de uma celebração artística, o festival é uma plataforma de impacto social, que valoriza talentos de grupos historicamente minorizados e contribui ativamente para ampliar o diálogo sobre Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) no Brasil — temas cada vez mais centrais para o mercado corporativo.

Em um momento em que 92% das empresas brasileiras afirmam acreditar na importância da diversidade para o ambiente de trabalho, mas apenas 57% adotam práticas estruturadas de inclusão (GPTW Brasil, 2023), o apoio ao Presença Festival consolida o compromisso da Shell com um futuro mais inclusivo, diverso e equitativo — conectando cultura, inovação social e responsabilidade corporativa.

Programação potente, gratuita e diversa

O festival será realizado entre os dias 29 de maio e 8 de junho, com uma programação extensa em três espaços culturais do Rio de Janeiro:

  • Teatro Ipanema Rubens Corrêa (29/05 a 01/06) – Mostra de Teatro Inclusiva

  • Circo Voador (06 e 07/06) – Shows, balls, exposição fotográfica e performances

  • Centro de Movimento Deborah Colker Glória (08/06) – Mundo Presença: dança, literatura e empreendedorismo

Dentre as atrações confirmadas estão Urias, Jaloo, Rico Dalasam, Lia Clark, DJs renomadas, blocos carnavalescos e duas balls inéditas, inspiradas na cultura ballroom nova-iorquina. Também compõem a programação a exposição fotográfica “Ê Boi Presença”, apresentada pela Shell, do fotógrafo Cafi, e o espetáculo “Movimento de Escuta”, com intérpretes surdos, no Teatro Ipanema.

Impacto social e compromisso com a equidade

O festival oferece entrada a preços populares e acessíveis e, em 2025, mantém as Listas Trans e Não Binárie Free, reforçando o acesso de grupos historicamente excluídos. Além disso, proporciona oportunidades concretas de geração de renda, protagonismo artístico e desenvolvimento de novos públicos e talentos.

“Nosso objetivo é construir um espaço real de visibilidade, conexão e transformação social. O patrocínio da Shell é fundamental para isso: investir em cultura diversa é investir em um futuro com mais justiça e inovação social”, afirma José Menna Barreto, fundador, curador e diretor artístico do festival.

Essa atuação se alinha à crescente exigência do mercado: segundo relatório da McKinsey & Company, empresas com maior diversidade de gênero têm 25% mais chances de ter lucratividade acima da média. Quando se trata de diversidade étnica, o número sobe para 36% (McKinsey, 2020).

Shell: cultura, equidade e futuro energético responsável

Ao patrocinar o Presença Festival como Patrocinadora Master, a Shell reafirma seu compromisso com o desenvolvimento social sustentável e com a inclusão de pessoas de diferentes origens e vivências em seus projetos de responsabilidade social corporativa.

“A Shell acredita que a cultura é uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento de um país. Um dos nossos objetivos com patrocínios culturais é apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento, a diversidade, a equidade e a inclusão, reafirmando o compromisso da companhia com a sociedade brasileira. Através do nosso apoio ao Presença Festival estamos possibilitando, juntos, a criação de espaços de visibilidade e valorização de artistas de grupos sub-representados” – comenta Alexandra Siqueira, gerente de Comunicação Externa e Marca da Shell Brasil.

A companhia já figura entre as líderes em ESG no país, com práticas consolidadas em DE&I, como programas de grupos de afinidades, mentorias, inclusão de profissionais trans, cotas raciais em programas de estágio e ações para equidade de gênero. Patrocínios como o Presença Festival complementam essa estratégia, potencializando impacto e inovação social.

Por que o mercado precisa de mais ações como o Presença Festival

  • 74% dos brasileiros esperam que empresas sejam ativas em temas sociais (Edelman Trust Barometer, 2024)

  • Empresas com programas sólidos de DE&I têm até 70% mais chances de conquistar novos mercados (Harvard Business Review)

  • 52% dos jovens da Geração Z no Brasil se identificam como parte da comunidade LGBTQIAPN+ ou apoiadores ativos (Pesquisa Box1824, 2023)

Apoiar eventos como o Presença Festival é não apenas uma ação de branding, mas uma decisão estratégica para empresas que buscam relevância, conexão com novos públicos e impacto social verdadeiro.

Presença Festival:

O Presença Festival 2025 é apresentado pelo Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Shell.

  • Patrocínio Master: Shell.
  • Patrocínio: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
  • Apoio institucional: Circo Voador e Hand Talk.
  • Produção: Araucária Agência Cultural.
  • Realização: Maria Angélica Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Shell Brasil:

Há 112 anos no país, a Shell Brasil é uma companhia de energia integrada, com participação nos setores de Petróleo e Gás, Soluções Baseadas na Natureza, Pesquisa & Desenvolvimento e Trading, por meio da comercializadora Shell Energy Brasil. A companhia está presente ainda no segmento de Biocombustíveis por meio da joint-venture Raízen, que no Brasil também gerencia a distribuição de combustíveis da marca Shell.

A Shell Brasil trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.

Tags: Presença FestivalShell
Postagem anterior

Inédito: Núcleo da Ideia realiza encontro estratégico na China para participação de representantes de Macau no projeto Nossa Língua, iniciativa de conexão cultural entre países de língua portuguesa no mundo

Próximo Post

Dia dos Namorados Divino no Irajá

Redação

Redação

Relacionado Posts

Cely assina estratégia de influência do novo posicionamento da Usaflex
Comunicação Integrada

Cely assina estratégia de influência da campanha de lançamento do novo posicionamento da Usaflex

por Redação
9 de dezembro de 2025
Comunicação Integrada

Núcleo assume conta da Ypê para liderar ação de premiação aos colaboradores

por Redação
9 de dezembro de 2025
NIVEA chega ao ‘BBB 26’ como patrocinadora oficial
Comunicação Integrada

NIVEA chega ao ‘BBB 26’ como patrocinadora oficial

por Redação
9 de dezembro de 2025
Comunicação Integrada

Danoninho realiza ação com influenciadores para divulgar campanha sobre nova fórmula com menor teor de açúcares do mercado

por Redação
9 de dezembro de 2025
Comunicação Integrada

TIM estreia como patrocinadora do Big Brother Brasil 26

por Redação
8 de dezembro de 2025
Próximo Post
Dia dos Namorados Divino no Irajá

Dia dos Namorados Divino no Irajá

Parimatch Cassino Online
Banner FootyGuru FootyGuru

Mais lidas na semana

  • Almanaque Sadol segue como um dos símbolos da Catarinense, unindo tradição e compromisso com o acesso à informação em saúde. (Divulgação)

    Almanaque Sadol renova conteúdo e mira em público acima dos 50 anos

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Liderança com maturidade estratégica nas agências de branding premium

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • O presente de Natal do Boticário para o Rio

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Do rodízio ao rooftop: onde realizar sua confraternização de fim de ano no Rio de Janeiro

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Núcleo assume conta da Ypê para liderar ação de premiação aos colaboradores

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
VBET Aposta

Últimas postagens

2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo

2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo

12 de dezembro de 2025

Juspay integra Click to Pay da Visa no Brasil para reduzir abandono de carrinho no e-commerce

12 de dezembro de 2025

Clínica Camargo lança protocolos exclusivos para as festas de fim de ano

12 de dezembro de 2025
80% dos líderes de tecnologia no Brasil acreditam que estão perdendo negócios devido à falta de tecnologia inclusiva, revela novo relatório

80% dos líderes de tecnologia no Brasil acreditam que estão perdendo negócios devido à falta de tecnologia inclusiva, revela novo relatório

12 de dezembro de 2025
Amanda Momente e o Wonder Dataset

O comportamento humano e design Tech está moldando o futuro da moda

12 de dezembro de 2025

Mais lidas no mês

Almanaque Sadol segue como um dos símbolos da Catarinense, unindo tradição e compromisso com o acesso à informação em saúde. (Divulgação)

Almanaque Sadol renova conteúdo e mira em público acima dos 50 anos

por Redação
9 de dezembro de 2025
0

Desde 1945, o Almanaque Sadol faz parte do cotidiano dos brasileiros, atravessando gerações com sua presença marcante e conteúdo de qualidade....

Pamella Burgos

Liderança com maturidade estratégica nas agências de branding premium

por Redação
11 de dezembro de 2025
0

Em um mundo marcado pela hiperexposição midiática e pela dispersão da atenção, as marcas não competem apenas por visibilidade, mas...

O presente de Natal do Boticário para o Rio

O presente de Natal do Boticário para o Rio

por Redação
8 de dezembro de 2025
0

O Boticário tem um presentão de Natal esperando pelos cariocas na Lagoa. E não vai ser difícil de encontrar. A...

Caju Botafogo

Do rodízio ao rooftop: onde realizar sua confraternização de fim de ano no Rio de Janeiro

por Redação
9 de dezembro de 2025
0

Com a chegada das festas de fim de ano, bares e restaurantes do Rio preparam experiências exclusivas para quem deseja...

O Marcas e Mercados é um portal dedicado ao universo empresarial, trazendo notícias, tendências e insights sobre negócios, serviços e eventos. Com uma abordagem dinâmica e informativa, o site conecta empreendedores, gestores e investidores a conteúdos estratégicos e oportunidades de mercado. Nossa missão é fornecer informações relevantes para impulsionar o crescimento e a inovação no cenário corporativo.

Categorias

  • Beleza
  • Comunicação Integrada
  • Direito & Justiça
  • Economia
  • Educação
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Gastronomia
  • Geral
  • Livros
  • Opinião
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Turismo

Leia também

Spoleto registra recorde histórico na Campanha de Pratos 2025

Spoleto registra recorde histórico na Campanha de Pratos 2025

por Redação
13 de novembro de 2025
0

O Spoleto — líder de mercado, maior rede de franquias de comida italiana do Brasil e marca pertencente ao Grupo...

Últimas postagens

  • 2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo
  • Juspay integra Click to Pay da Visa no Brasil para reduzir abandono de carrinho no e-commerce
  • Clínica Camargo lança protocolos exclusivos para as festas de fim de ano

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Comunicação Integrada
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Geral
  • Tecnologia
  • Opinião

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.