Para comemorar a data, o Sistema OCB/RJ promove, no dia 5 de julho, uma série de atividades gratuitas para o público que visitará o zoológico, localizado na Quinta da Boa Vista, zona norte do Rio de Janeiro. A instituição ainda adquiriu um passaporte anual gratuito do BioParque para 4 mil pessoas ligadas a 70 cooperativas de mais de 40 cidades do estado.
Já na entrada, os visitantes serão impactados com artistas circenses, como malabaristas, bambolistas e pernambucanos. No espaço interno, as ações são em quatro ambientes que oferecem entretenimento para toda a família, por meio das cooperativas Coopidade, Cooptec, Data Coop, Unimed Ferj, Uniodonto Ferjes, além da empresa circense Churumello Circus.
Um dos locais é o Espaço Viver Bem (Anfiteatro) que, além da abertura institucional com o representante do Sistema OCB/RJ, contará com atividades de alongamento, oficinas de alimentação saudável e um divertido espetáculo circense que inclui a apresentação do palhaço Churumello com o famoso número de bolhas gigantes.
Já o Espaço Cultural Infantil terá uma programação bem diversificada, que inclui contação de histórias, teatro de fantoches, show de mágica e até as mesmas orientações sobre higiene bucal infantil.
No Espaço Educação e Arte (Fazendinha) o público contará com três sessões de um divertido bate-papo animal com o biólogo do BioParque, que apresentará curiosidades dos principais moradores do parque. Para divertir ainda mais os pequenos, o ambiente ainda terá uma estação de pintura de rosto.
E para quem deseja um momento relaxante, mas ao mesmo tempo, não abre mão de estar em dia com as finanças, o Espaço Saúde e Finanças, próximo a Savana, oferecerá quick massage, um jogo infantil sobre finanças, orientações sobre educação financeira e mais uma estação de pintura de rosto.
“Escolhemos um local simbólico e inspirador como o BioParque do Rio porque ele representa muitos dos nossos valores: respeito à vida, sustentabilidade, educação e conexão com a comunidade. Será um momento de celebração, mas também de aprendizado e fortalecimento dos laços entre as cooperativas e a sociedade”, destaca Vinicius Mesquita, presidente do Sistema OCB/RJ.
O BioParque estará aberto ao público, que poderá participar de todas as atividades, sem nenhum custo adicional. O evento é o momento de celebrar o cooperativismo para quem já quem vivencia essa realidade é uma forma de apresentar aos visitantes o modelo de negócio que tem impactado o estado.