Solução baseada em IA impulsiona pesquisa de mercado para vendedores da Amazon e Mercado Livre

Dados em tempo real destacam oportunidades de mercado e preços competitivos

by Redação
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A Sellesta, consultoria de anúncios baseados em IA para e-commerce, anunciou o lançamento de sua nova plataforma voltada para Amazon e Mercado Livre, o Market Research, que fornecerá insights em tempo real e inteligência competitiva a varejistas brasileiros.

A implementação da inteligência artificial em pesquisas de mercado online e estratégias de vendas está prestes a ser um dos principais fatores diferenciadores que vão definir o sucesso do e-commerce no Brasil neste ano. Embora não seja surpresa que o mercado de e-commerce brasileiro mostre sinais de um crescimento ainda mais forte em 2024 em comparação a 2023, o fato relevante para os vendedores é de que a crescente concorrência, aliada às ferramentas baseadas em IA, pode fazer com que algumas empresas obtenham vantagens significativas sobre outras no que diz respeito à análise de mercado e da concorrência, ao tempo de colocação no mercado e, em última análise, às vendas e ao ROI.

“Embora existam várias maneiras pelas quais um vendedor de comércio eletrônico possa aumentar sua competitividade em 2024, a crescente acessibilidade dos produtos alimentados por IA significa que a adoção de uma ferramenta inteligente de pesquisa de mercado é, agora, uma grande mudança no jogo para grandes empresas, bem como para marcas estabelecidas ou para novos players”, comenta Marcelo Costa, country manager da Sellesta no Brasil.

“Com este lançamento, o Sellesta Market Research é a única ferramenta de pesquisa baseada em IA disponível para Amazon e Mercado Livre que revela não apenas participações percentuais, mas valores absolutos de mercado para um nicho de mercado específico”, acrescenta.

Esse tipo de ferramenta oferece aos vendedores experientes, marcas estabelecidas e novos vendedores a capacidade de realizar pesquisas de mercado abrangentes, encontrar novos produtos para lançar, analisar categorias/nichos específicos, verificar a segmentação de preços e até mesmo avaliar o detalhamento de vendedores/marcas de um determinado produto. Digamos que um vendedor queira aproveitar as vantagens da última tendência do TikTok para maquiagem estilo Y2K. Antes de decidir se compra um gloss labial, sombra para os olhos ou base, o vendedor já pode analisar as vendas de maneira granular, entre categorias e subcategorias, identificar os produtos mais vendidos por região e grupo demográfico, e ainda analisar o nível de concorrência – em questão de minutos, e não mais horas, dias ou semanas.

“Nossa pesquisa mostrou que, embora 91,4% dos gerentes de e-commerce no Brasil enfrentem a concorrência on-line de pelo menos 10 outras marcas, e 71,4% deles levam mais de 24 horas para ajustar o preço de um produto”, afirma Marcelo Costa.

Marcelo Costa, Country Manager da Sellesta

De acordo com o estudo, embora pouco mais da metade (56%) dos gerentes de marketing online tenha acesso a informações diárias sobre tendências de mercado, apenas 15,4% analisam diariamente as ofertas online dos seus concorrentes (descrições, preços, promoções, etc.).

Embora o comércio eletrónico seja um setor de rápido crescimento, os resultados desse levantamento mostram como a pesquisa de mercado é, muitas vezes, um processo dispendioso e demorado. “Encontrar os nichos certos, sejam quais produtos são mais procurados ou quais categorias são mais populares, costumava ser um processo manual que exigia atenção diária”, explica Marcelo. “Ou os gerentes de marketing encontraram algumas áreas de sucesso e se apegaram a elas, perdendo as tendências emergentes, ou as pessoas estavam trabalhando arduamente para vencer a concorrência.”

Marcelo dá o exemplo de uma marca global que pretende entrar num novo segmento ou lançar uma oferta com um preço completamente novo.

“Com sua nova ferramenta de pesquisa de mercado alimentada por IA, os profissionais de marketing e analistas financeiros são capazes de calcular não apenas vendas potenciais e participação de mercado, mas também o crescimento, usando dados locais em tempo real dos marketplaces. Essa análise reduz drasticamente o risco de falhas de mercado e de stocks não vendidos, ao mesmo tempo que revela novas oportunidades de negócio que de outra forma permaneceriam inexploradas”, ele afirma

À medida que o cenário do e-commerce na América Latina segue crescendo em 2024, a integração da pesquisa de mercado alimentada por IA é fundamental para as empresas que buscam uma vantagem competitiva. Nesse setor dinâmico, no qual  as decisões precisas são fundamentais, a rápida adoção desta nova geração de ferramentas é uma das formas mais promissoras de garantir o sucesso e a rentabilidade no novo ano.

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