Como parte de sua estratégia de inovação, a Supergasbras – empresa do grupo SHV Energy e uma das maiores distribuidoras de GLP do Brasil – vem consolidando sua jornada de transformação digital com iniciativas que utilizam a Inteligência Artificial (IA) para fortalecer a atuação do time de Recursos Humanos. Considerada como um pilar transversal dentro da Companhia, a inovação vem sendo conduzida dentro do departamento com o objetivo de liberá-lo de tarefas transacionais, tornando-o mais consultivo e estratégico, além de abrir espaço para conexões humanas genuínas no dia a dia.
Alinhada com a SHV Energy, a Supergasbras trabalha para ser reconhecida por três capacidades essenciais: foco no cliente, excelência na execução e agilidade digital, o que contribui para decisões orientadas por dados, além de apoiar a simplificação de processos e ganhos de produtividade.
“Para sermos reconhecidos como uma organização com verdadeira agilidade digital, temos intensificado nossos esforços em algumas frentes, tais como: aprofundarmos estudos estratégicos, realizamos benchmarks com players relevantes, promovemos trocas qualificadas com nossos parceiros e fornecedores, além de estruturarmos programas de capacitação robustos”, explica a Gerente de Recursos Humanos da Supergasbras, Fernanda Cancio.
Impactos na cultura organizacional
Entre os principais desafios da implementação, nestes dois últimos anos, se destacam garantir o domínio dos colaboradores sobre o uso da IA, integrar a tecnologia de forma natural ao cotidiano e selecionar fornecedores alinhados. Como resultados positivos, a versatilidade em múltiplas aplicações, o fortalecimento da agilidade digital como capacidade coletiva e a otimização da realidade organizacional.
Os planos da transformação digital no RH da Supergasbras ainda incluem a adoção de novas ferramentas, a expansão da capacitação para outras áreas da empresa e o fortalecimento da cultura de inovação e agilidade digital. Dessa maneira, a empresa reafirma seu compromisso em alinhar inovação, tecnologia e pessoas, construindo uma organização cada vez mais preparada para os desafios do futuro.
“Ainda temos um caminho relevante a percorrer no uso estratégico da inteligência artificial. Temos observado que muitos colaboradores já começaram a incorporar a IA em suas rotinas, ainda que de forma individual e, por vezes, silenciosa. Existe, em alguns casos, uma percepção equivocada de que recorrer à IA possa desvalorizar o trabalho realizado, quando na verdade, toda ferramenta que contribui para ganhos de produtividade e eficiência deve ser encarada como um recurso valioso. É fundamental reforçar que o fator humano permanece insubstituível — especialmente na gestão de pessoas, onde a sensibilidade, o discernimento e o toque humano são essenciais. A revisão crítica, o olhar atento e a capacidade de interpretar contextos continuam sendo atributos exclusivamente humanos, e é justamente essa complementaridade que torna a IA uma aliada poderosa, não uma concorrente”, conclui Fernanda Cancio.
Supergasbras
A Supergasbras é uma empresa do grupo holandês SHV Energy, líder mundial na distribuição de Gás liquefeito de Petróleo (GLP), com mais de 100 anos de experiência. Nosso negócio é levar energia limpa e eficiente para milhões de brasileiros, seja nas suas casas, comércios, indústrias ou agronegócio. Os mais de 79 anos de atuação no Brasil nos posiciona como uma das principais distribuidoras nacionais de GLP – comercializamos cerca de 1,5 milhão de toneladas do produto por ano com aproximadamente 20% de participação de mercado. O volume atende a aproximadamente 10 milhões de famílias e a mais de 60 mil clientes B2B.
O GLP é engarrafado e entregue em recipientes de 13 kg, 20kg e 45 kg ou, em tanques maiores – começando pelo de 190kg –, fornecido a granel com medição individual para condomínios e clientes B2B. A excelência na operação é garantida por mais de 4 mil colaboradores, distribuídos em 20 unidades (17 engarrafadoras – uma delas, inclusive, é o maior parque engarrafador da América Latina, em Duque de Caxias) e mais de nove mil postos de revendas.
Desenvolvemos uma série de projetos com foco em transformação digital, experiência do cliente, inovação e desenvolvimento sustentável do negócio. A expansão do portfólio para biocombustíveis faz parte de nossa estratégia para cuidar do planeta e das pessoas.
Todos os nossos botijões passam por requalificações periódicas na Qualival, nossa unidade própria para este fim – uma exclusividade do mercado. Somos certificados com a norma ISO 9001:2015, que incentiva a qualidade dos processos de uma organização, e estamos sempre de olho no futuro.













