Recente pesquisa revelou que 95% dos brasileiros preferem consumir produtos e serviços de empresas que investem em práticas sustentáveis. O estudo da APAS – Associação Paulista de Supermercados, também apontou que 64% dos entrevistados já deixaram de comprar de uma marca ou frequentar estabelecimentos após descobrirem comportamentos antiéticos da empresa ou de seus representantes.
A indústria já mostra sinais de investimentos para atender os consumidores também em bens duráveis, buscando o caminho da sustentabilidade. Nesse movimento, a fabricante Castor apresenta, durante a ABF Franchising Expo 2025, o primeiro travesseiro biodegradável do mundo, o BioComfort, produzido com matéria-prima vegetal (BIOVISCO). Ainda para este segundo semestre, está previsto o lançamento de um colchão desenvolvido com tecnologia 100% sustentável, incluindo tecido orgânico certificado, rastreabilidade e menor impacto ambiental.
Em fevereiro deste ano, a empresa conquistou a certificação Carbon Free, que comprova a neutralidade de carbono em suas operações. Isso inclui inventário e gestão de emissões, participação em projetos de descarbonização e plantio de árvores nativas. Sendo também signatária do Pacto Global da ONU, com certificações em critérios ESG.
“Fazemos parte de um grupo de empresas comprometidas com práticas responsáveis e alinhadas com os mais altos padrões internacionais”, destaca o CEO Hélio Silva.
Escolha por segurança e sustentabilidade
Além da sustentabilidade ambiental, a Castor também investe na sustentabilidade econômica, em modelos de negócio mais acessíveis. Com crescimento nominal de 13,5% em 2024 e faturamento de R$ 273 bilhões, o setor de franquias brasileiro vive uma fase de expansão acelerada, como mostra levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Na feira, o destaque da marca é o formato Castor Smart, que já conta com 317 unidades. O modelo dispensa taxa de franquia, royalties e investimento inicial em estoque — substituído por consignação. Com capital a partir de R$ 30 mil e necessidade de giro de R$ 10 mil, a franquia oferece faturamento médio de R$ 100 mil por mês, segundo a empresa.
Somente em 2024, já foram inauguradas mais de 23 novas lojas, em shoppings e pontos de rua de todo o Brasil, comprovando a força e a atratividade do modelo de negócio.
“A credibilidade da marca e o fluxo de clientes fidelizados facilitam a operação e aceleram o retorno”, finaliza o franqueado Ivan Sidney Silva, do interior do Paraná.