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Como o franchising pode aproveitar a Black Friday sem correr riscos?

Especialista avalia a data e destrincha as barreiras que franqueadoras e franqueados podem encontrar em busca do sucesso no fim de ano

Redação por Redação
14 de novembro de 2025
em Empresas / Negócios
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Erlon Labatut - Foto por Mariana Alves

Erlon Labatut - Foto por Mariana Alves

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A Black Friday movimenta o mercado ano a ano. Apesar de sua “data oficial” ser na última sexta-feira de novembro, produtos e serviços são apresentados com promoções desde o início do mês. Para este ano, não deve ser diferente. Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o evento deve alcançar um faturamento de R$ 13,34 bilhões em 2025, um aumento de 43% em relação a 2024.

É a época em que diversas marcas aproveitam para ganharem destaque no mercado, trazendo os consumidores para perto e, posteriormente, fidelizando-os. Quem também usa o momento para crescer é o franchising brasileiro, que se consolida cada vez mais como uma alternativa para quem quer empreender.

Para o especialista em varejo e consultor de franquias, Erlon Labatut, a data é uma boa oportunidade para que franqueadoras possam atrair cada vez mais clientes e aqueles que desejam investir em um negócio. Ele destaca as possibilidades que as marcas podem utilizar, o que ainda permite o fortalecimento de laços com consumidores, que são trazidos para perto e podem criar uma relação de fidelidade.

“A Black Friday pode ir muito além do varejo tradicional. Para as franquias, é uma oportunidade dupla: chamar a atenção de novos clientes e também despertar o interesse de quem pensa em empreender. Marcas que usam a data de forma estratégica, oferecendo vantagens reais e experiências de valor, fortalecem o relacionamento com o público e impulsionam o crescimento da rede”, explica.

No entanto, Labatut analisa que o evento também pode ser traiçoeiro para as franquias. Isso porque ele afirma que “as franquias enfrentam o desafio de manter padrão e rentabilidade em meio às promoções”. O especialista ainda destaca que o momento expõe a maturidade da gestão da rede e seus resultados – as que possuem planejamento, saem na frente; as que não têm, perdem credibilidade.

Além disso, ele pontua que a época é quando as falhas das franquias são expostas, ressaltando o despreparo dentro das operações. Erlon também alerta para os resultados negativos que podem surgir de dentro para fora, principalmente a partir de conflitos entre franqueadora e franqueado, que não entram em acordo com a relação de preços ofertados e benefícios para os consumidores, por exemplo.

“Essa é a época que funciona quase como um raio-X das marcas e revela os pontos fracos de cada campo operacional. A parceria entre franquia e franqueados funciona como um divisor de águas nesse momento. Quando cada elo trabalha com objetivos distintos, surgem ruídos que comprometem o resultado e corroem a confiança, tanto internamente quanto na visão dos clientes”, avalia.

Na visão de Labatut, pensando nos clientes, as redes devem encarar a data como uma oportunidade de traçar estratégias com o propósito de alavancar resultados positivos, em vez de o foco estar direcionado para queima de estoques. De acordo com o especialista, as ações tomadas pela franquia precisam olhar para o que o consumidor mais valoriza na Black Friday e, dessa forma, gerar recorrência e criação de valor.

“Estar na Black Friday é fácil, mas o difícil é ter uma estratégia de Black Friday. As franquias que realmente se destacam são aquelas que entendem o comportamento do consumidor e constroem ações que vão além do desconto. Promoção que agrega valor é aquela que reforça a experiência, a confiança e o vínculo com o cliente, transformando uma compra pontual em relacionamento duradouro”, diz ele.

Black Friday como estratégia anual

O planejamento com antecedência e a definição da política de promoções são fundamentais para o sucesso da franquia durante a Black Friday. Outro ponto que Labatut chama a atenção é para o pós-data, ou seja, como a marca ficará reconhecida depois do evento. Para ele, empreendedores que detalham cada passo ao longo do ano têm mais chances de sucesso financeiro e de reputação, além de atraírem bons leads para estarem à frente do negócio futuramente.

“A data pode ser muito positiva, desde que a rede tenha clareza de propósito e planejamento financeiro, visto que campanha sem cálculo é um grande risco que a franquia passa a correr. Também é importante lembrar de que a Black Friday vai passar, mas a imagem é a que fica. Ou seja, é preciso alinhar a rota com antecedência e tratar a época como uma estratégia anual, o que eleva as chances de colher bons frutos no final”.

Para o franchising, o entendimento de que vender melhor é mais importante do que vender bem pode ser crucial para o futuro do negócio. Além de trazer novos empreendedores para perto, Labatut afirma que essa é uma forma de criar uma exposição ainda maior da marca e aumentar as chances de fidelização com os clientes, que irão olhar com outros olhos para a franquia e explorá-la em outras épocas do ano.

Tags: Black FridayErlon LabatutFranchising
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