O mercado está passando atualmente pela quarta revolução industrial, dominada pela inteligência artificial, que já faz parte dos processos de 72% das empresas no mundo, segundo a pesquisa “The state of AI in early 2024: Gen AI adoption spikes and starts to generate value” realizada pela McKinsey. Dados como esses mostram o empenho das companhias com a transformação digital e uso de novas tecnologias para alavancar os negócios.
Nesse cenário, a IA está trazendo resultados positivos para diversas áreas, como comunicação, varejo, saúde, indústria, segurança e finanças, e tem ajudado a melhorar a experiência dos consumidores e otimizar o trabalho dos colaboradores. Quanto mais a tecnologia se espalha pelos setores da cadeia de produção, mais ela modifica as relações dos diferentes públicos que interagem com as marcas. Portanto, além de transformar a forma como as empresas operam, a IA também está moldando as expectativas dos consumidores e o futuro do mercado de trabalho.
Pensando nisso, especialistas de empresas que já utilizam inteligência artificial internamente listaram quatro sinais de que os negócios já estão mudando e vão se transformar ainda mais nos próximos anos com o seu uso. Confira:
Automação de processos repetitivos
No último ano, diversas companhias adotaram ferramentas de automação inteligentes, como chatbots, sistemas de RPA (Robotic Process Automation) e agentes de IA, que permitem automatizar tarefas repetitivas, diminuir os erros e custos operacionais, além de ampliar a produtividade. “A tendência é que cada vez mais empresas invistam nesse tipo de solução, visando ter mais rapidez e agilidade nos processos internos, aumentar a eficiência dos negócios e liberar os colaboradores para trabalhos mais estratégicos e que precisam do olhar humano. Quem ainda não adotou tecnologias como essas corre grandes riscos de ser totalmente ultrapassado pela concorrência e perder relevância no mercado, já que a automação inteligente não é mais apenas uma vantagem competitiva, mas sim uma necessidade para acompanhar as demandas dos consumidores”, analisa Gustavo Caetano, CEO da Samba, especialista em desenvolver soluções digitais inteligentes e eficazes com foco em Inteligência Artificial, que impulsionam resultados e vantagens competitivas para empresas de todas as indústrias.
Transformação no mercado de entretenimento
O modo como os consumidores compram ingressos de shows vem se modificando com o avanço da tecnologia ao longo dos últimos anos. De forma totalmente digital, esse processo de compra pode ser ainda mais otimizado com a inteligência artificial integrada às plataformas de mensagens instantâneas, como o WhatsApp. De acordo com Paulo Damas, CTO e Sócio Fundador da Bilheteria Express, plataforma digital que oferece soluções automatizadas para a compra e gestão de ingressos, com a IA integrada ao WhatsApp, é possível garantir mais comodidade e agilidade aos clientes, estabelecendo uma comunicação direta e personalizada. “Hoje, não é necessário passar por diversas plataformas ou sites durante a compra, sendo que somente pela plataforma de mensagens instantâneas o usuário é submetido a jornada completa de compra. Além disso, essa tecnologia permite todo o acompanhamento do pedido e o envio de informações importantes até o dia do show. Essa experiência fortalece ainda mais a relação entre marca e consumidor”, pontua.
Hiperpersonalização de conteúdos
O impacto da IA na educação também tem sido significativo, especialmente para startups como o Clipping, que utiliza essa tecnologia para transformar a forma como os candidatos se preparam para concursos públicos. A edtech combina IA e chatbots para oferecer uma experiência de aprendizado eficiente, especialmente para quem busca aprovação na carreira diplomática. “A inteligência artificial permite mapear o desempenho e as dificuldades de cada aluno, criando planos de estudo adaptáveis às suas necessidades, aumentando as chances de aprovação, especialmente em concursos que exigem uma preparação mais intensa. Nossa ferramenta tem sido aprimorada cada vez mais. Este ano, por exemplo, ela alcançou a aprovação na 1ª fase do concurso de diplomata, com 84,68% de acertos, demonstrando seu potencial para ser aplicada em outros concursos.
Eficiência na rotina dos médicos
A inteligência artificial (IA) tem se consolidado como uma aliada essencial no setor de saúde, proporcionando uma série de benefícios que impactam positivamente o diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes. Empresas como a Doctoralia, maior plataforma de saúde do mundo, estão liderando a adoção de soluções inovadoras para transformar e otimizar a rotina dos profissionais de saúde. “Com o lançamento do assistente virtual Noa Notes, buscamos otimizar o tempo dos médicos e reduzir a sobrecarga, permitindo que eles possam dedicar mais atenção aos pacientes. Esse aprimoramento fortalece a relação médico-paciente, promovendo um atendimento mais humanizado e cuidadoso, com maior rapidez, segurança e registros clínicos mais completos”, explica Felipe Locatelli, Gerente de Projetos Estratégicos de IA na Doctoralia.