Aproximadamente 2 milhões de veículos no Brasil circulam com airbags defeituosos, expondo motoristas e passageiros a potenciais acidentes fatais, segundo levantamento recente. Desde 2011, as montadoras emitiram aproximadamente 17 milhões de convocações de recalls, visando reparar ou substituir peças com defeito de fabricação. De acordo com reportagens, o problema envolve veículos que não passaram por recalls críticos, deixando motoristas e passageiros em perigo.
De acordo com reportagem do Bom Dia, Brasil, da TV Globo, um dos dispositivos defeituosos são airbags fabricados pela empresa japonesa Takata, que foram instalados em veículos de 17 diferentes montadoras entre os anos de 2001 e 2018. A falha nos airbags faz com que eles, ao serem acionados, possam explodir e projetar fragmentos de metal em alta velocidade para dentro do veículo. Esses fragmentos representam um risco letal, como foi evidenciado em incidentes recentes no país.
Diante desse cenário alarmante, a Olho no Carro, plataforma líder em consulta veicular, oferece uma solução para verificar diversos aspectos legais e de manutenção, como a realização de recall dos veículos antes do cliente efetuar a compra do automóvel desejado. Por meio de uma consulta detalhada usando a placa ou o chassi, é possível saber se o carro já passou por recalls, se possui outros problemas de segurança, documentação e até se já passou por leilão ou algum sinistro, como furto ou colisão.
Cinco dicas da Olho no Carro para evitar problemas ao comprar um veículo usado:
- Verifique se há recalls pendentes: Ao consultar o histórico, veja se o veículo passou por todos os recalls obrigatórios.
- Confira o estado dos airbags: Muitas vezes, veículos com defeitos críticos nos airbags continuam em circulação.
- Faça um check-in: Leve um mecânico de confiança para fazer uma verificação preliminar do estado do carro.
- Preço abaixo do mercado: Desconfie de oferta ou preço muito diferente do praticado pelo mercado, possivelmente você terá dor de cabeça.
- Pesquise o histórico completo: Utilize a Olho no Carro para acessar dados como ocorrências de roubo, leilão e outras informações que podem indicar problemas futuros.
Com essas medidas, você pode garantir uma compra mais segura e evitar riscos desnecessários.
Diante de um cenário tão arriscado, como fazer uma compra com mais segurança?
A Olho no Carro pode te ajudar a ter mais segurança na hora de procurar e comprar um veículo seminovo ou usado. Através da placa ou do número do chassi, a plataforma é capaz de levantar cerca de 30 informações sobre o veículo, como o preço-médio de sua venda, a opinião de donos do mesmo modelo, se o carro/moto em questão passou por alguma situação de roubo ou leilão, se já participou de algum recall e muito mais. Também é possível saber preços de peças e revisões e a opinião de outros donos que possuem o mesmo modelo. Alguns desses serviços são oferecidos de forma gratuita, sendo que o pacote completo de informações custa R$ 64,90.
Olho no Carro
Maior plataforma de consulta veicular para pessoas físicas do Brasil, a Olho no Carro, foi fundada em 2017 pelos sócios Yago Almeida e Bárbara Siqueira. O objetivo era oferecer serviços de consulta veicular online, para garantir transparência e segurança nas transações de compra e venda de carros seminovos e usados em todo território nacional. A ideia de criar a Olho no Carro veio através de outro negócio que fazia a mesma análise do histórico de veículos, mas que era voltado exclusivamente para lojistas e concessionárias. Ao observar esse déficit de informações para o consumidor final, ou seja, a pessoa física que poderia ser prejudicada ao adquirir um carro sem verificar o histórico de problemas, surgiu a ideia da Olho no Carro. Com o crescimento da empresa ao longo dos anos, muito focada em tecnologia, surgiu a oportunidade da entrada de um terceiro sócio, Diego Moura, que ficou responsável por essa área.
Um dos principais diferenciais da plataforma é oferecer diversas informações exclusivas em poucos segundos, apenas com a placa ou o chassi do automóvel, como por exemplo: opinião do dono, preço das principais peças, histórico de quilometragem, fotos reais do veículo, principais falhas do modelo, comparativos e muitas outras informações valiosas para quem deseja comprar um carro usado, com mais segurança. No segundo semestre de 2023, a empresa atingiu o total de 1 milhão de clientes cadastrados, a empresa tornou-se referência em consulta veicular. Mensalmente, mais de 800 mil pessoas consultam o site antes de fechar negócio.
Com apenas seis anos no mercado, a Olho no Carro está sempre inovando na busca por soluções tecnológicas para oferecer aos seus clientes as informações mais precisas e atualizadas sobre veículos usados. Por esse motivo, a plataforma já possui um App, que levou para a palma da mão a experiência de consultas online. Com uma equipe de profissionais experientes e apaixonados pelo que fazem, assim como todo brasileiro apaixonado por carro, a empresa se consolida como um dos principais players no mercado de informações veiculares no Brasil.