• Contato
  • Login
Upgrade
Marcas e Mercados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Marcas e Mercados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Empresas / Negócios

Inflação de alimentos e bebidas mantém desaceleração nos supermercados do Rio e do Brasil

O Rio de Janeiro registrou a quinta menor inflação do setor. Mais uma vez, o resultado fluminense foi inferior à média nacional (+1,07%) e, regionalmente, o menor do Sudeste

Redação por Redação
12 de fevereiro de 2025
em Empresas / Negócios
0
Share on FacebookShare on Twitter

Em janeiro, o índice de inflação da alimentação no domicílio, que concentra os alimentos e bebidas vendidos nos supermercados, subiu 0,81% no Rio de Janeiro. Foi o quinto mês consecutivo de inflação no setor, porém o segundo de desaceleração, na comparação com dezembro (+1,00%) e novembro (+1,81%). Essa inflação no setor de alimentos e bebidas direcionou o índice geral fluminense, que voltou a registar inflação em janeiro (+0,06%). Segundo a consultoria econômica da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), que analisou os dados do IBGE.

Na média nacional, o setor de alimentação no domicílio também observou inflação em janeiro (+1,07%). Como no Rio, foi o quinto mês consecutivo de inflação setorial em nível nacional e o segundo com desaceleração, na comparação com dezembro (+1,17) e novembro (+1,81%).

Para o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, o setor vem reduzindo a pressão na inflação, mas ainda em níveis elevados, puxando o índice geral de preços. “A quebra de safra do café tem impulsionado os preços no Brasil. Nos Estados Unidos, são os ovos, que já são vendidos por US$ 10, ou seja, quase R$ 60, por conta da gripe aviária que provoca o abate de aves infectadas, diminuindo a produção e elevando os custos. No primeiro mês do ano, os artigos de higiene pessoal também registraram inflação no Rio (+0,65%). Já os preços dos produtos de limpeza se mantiveram praticamente estáveis (+0,02%)”, destaca o executivo.

À exceção do Mato Grosso do Sul (-0,15%), todas as 16 unidades da federação pesquisadas pelo IBGE registraram inflação de alimentação no domicílio em janeiro. O Rio de Janeiro registrou a quinta menor inflação do setor. Mais uma vez, o resultado fluminense foi inferior à média nacional (+1,07%) e, regionalmente, o menor do Sudeste.

Os alimentos e bebidas determinantes para a inflação no setor no Rio em janeiro foram: frango em pedaços (+1,81%), alcatra (+2,50%), café (+6,01%), biscoito (+1,81%) e açúcar (+0,93%). Por outro lado, observaram queda de preços: arroz (-2,40%), pão francês (-0,48%), leite longa vida (-0,31%), queijo (-0,33%) e refrigerante e água mineral (-1,11%).

Assim como os alimentos e bebidas, os artigos de higiene pessoal registraram aumento de preços no setor em janeiro (+0,65%). Os artigos determinantes para essa inflação foram: produto para cabelo (+1,74%), sabonete (+2,73%) e fralda descartável (+0,67%). Por outro lado, observaram queda de preços: desodorante (-0,18%), produto para higiene bucal (-0,62%), papel higiênico (-1,68%), produto para barba (-1,95%) e absorvente higiênico (-1,51%).

Outra categoria de produto vendida em supermercados, os artigos de limpeza apresentaram preços praticamente estáveis em janeiro no Rio (+0,02%). Os itens determinantes para essa pequena inflação foram: amaciante e alvejante (+0,76%), detergente (+0,08%), desinfetante (+1,57%) e água sanitária (+0,26%). Contrabalanceando, observaram queda nos preços: sabão em pó (-0,06%), papel toalha (-0,76%) e sabão em barra (-3,03%).

ASSERJ

Foi com um pequeno número de associados que nasceu a Associação de Supermercados do Rio de Janeiro – ASSERJ, mais precisamente em 1969, um ano após a atividade supermercadista ser definida e regulamentada no País. Criada com o intuito de fortalecer e defender a cadeia supermercadista do Estado, a ASSERJ atendeu bem ao seu objetivo principal. Há mais de cinco décadas representando e defendendo os interesses do setor, a ASSERJ adquiriu know-how no setor supermercadista, oferecendo aos seus associados cursos de aperfeiçoamento, palestras, consultoria e assessoria na área jurídica, gestão, recursos humanos, prevenção de perdas, alimentos seguros e marketing, além de muitas outras atividades relevantes para o setor.

Mais informações: https://asserj.com.br/

Instagram: @asserjsupermercados 

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/asserjsupermercados/

Postagem anterior

Dicas para abrir uma sociedade em 2025

Próximo Post

Fernanda Lima é a nova embaixadora da MSD para a campanha de conscientização de Câncer de Colo do Útero 

Redação

Redação

Relacionado Posts

2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo
Empresas / Negócios

2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo

por Redação
12 de dezembro de 2025
Empresas / Negócios

Juspay integra Click to Pay da Visa no Brasil para reduzir abandono de carrinho no e-commerce

por Redação
12 de dezembro de 2025
Empresas / Negócios

Clínica Camargo lança protocolos exclusivos para as festas de fim de ano

por Redação
12 de dezembro de 2025
80% dos líderes de tecnologia no Brasil acreditam que estão perdendo negócios devido à falta de tecnologia inclusiva, revela novo relatório
Empresas / Negócios

80% dos líderes de tecnologia no Brasil acreditam que estão perdendo negócios devido à falta de tecnologia inclusiva, revela novo relatório

por Redação
12 de dezembro de 2025
Amanda Momente e o Wonder Dataset
Empresas / Negócios

O comportamento humano e design Tech está moldando o futuro da moda

por Redação
12 de dezembro de 2025
Próximo Post

Fernanda Lima é a nova embaixadora da MSD para a campanha de conscientização de Câncer de Colo do Útero 

Parimatch Cassino Online
Banner FootyGuru FootyGuru

Mais lidas na semana

  • Almanaque Sadol segue como um dos símbolos da Catarinense, unindo tradição e compromisso com o acesso à informação em saúde. (Divulgação)

    Almanaque Sadol renova conteúdo e mira em público acima dos 50 anos

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Liderança com maturidade estratégica nas agências de branding premium

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • O presente de Natal do Boticário para o Rio

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Do rodízio ao rooftop: onde realizar sua confraternização de fim de ano no Rio de Janeiro

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Núcleo assume conta da Ypê para liderar ação de premiação aos colaboradores

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
VBET Aposta

Últimas postagens

2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo

2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo

12 de dezembro de 2025

Juspay integra Click to Pay da Visa no Brasil para reduzir abandono de carrinho no e-commerce

12 de dezembro de 2025

Clínica Camargo lança protocolos exclusivos para as festas de fim de ano

12 de dezembro de 2025
80% dos líderes de tecnologia no Brasil acreditam que estão perdendo negócios devido à falta de tecnologia inclusiva, revela novo relatório

80% dos líderes de tecnologia no Brasil acreditam que estão perdendo negócios devido à falta de tecnologia inclusiva, revela novo relatório

12 de dezembro de 2025
Amanda Momente e o Wonder Dataset

O comportamento humano e design Tech está moldando o futuro da moda

12 de dezembro de 2025

Mais lidas no mês

Almanaque Sadol segue como um dos símbolos da Catarinense, unindo tradição e compromisso com o acesso à informação em saúde. (Divulgação)

Almanaque Sadol renova conteúdo e mira em público acima dos 50 anos

por Redação
9 de dezembro de 2025
0

Desde 1945, o Almanaque Sadol faz parte do cotidiano dos brasileiros, atravessando gerações com sua presença marcante e conteúdo de qualidade....

Pamella Burgos

Liderança com maturidade estratégica nas agências de branding premium

por Redação
11 de dezembro de 2025
0

Em um mundo marcado pela hiperexposição midiática e pela dispersão da atenção, as marcas não competem apenas por visibilidade, mas...

O presente de Natal do Boticário para o Rio

O presente de Natal do Boticário para o Rio

por Redação
8 de dezembro de 2025
0

O Boticário tem um presentão de Natal esperando pelos cariocas na Lagoa. E não vai ser difícil de encontrar. A...

Caju Botafogo

Do rodízio ao rooftop: onde realizar sua confraternização de fim de ano no Rio de Janeiro

por Redação
9 de dezembro de 2025
0

Com a chegada das festas de fim de ano, bares e restaurantes do Rio preparam experiências exclusivas para quem deseja...

O Marcas e Mercados é um portal dedicado ao universo empresarial, trazendo notícias, tendências e insights sobre negócios, serviços e eventos. Com uma abordagem dinâmica e informativa, o site conecta empreendedores, gestores e investidores a conteúdos estratégicos e oportunidades de mercado. Nossa missão é fornecer informações relevantes para impulsionar o crescimento e a inovação no cenário corporativo.

Categorias

  • Beleza
  • Comunicação Integrada
  • Direito & Justiça
  • Economia
  • Educação
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Gastronomia
  • Geral
  • Livros
  • Opinião
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Turismo

Leia também

Portobello Shop Natal

Portobello Shop inaugura nova unidade em Natal

por Redação
27 de novembro de 2025
0

A Portobello Shop, maior rede de revestimentos cerâmicos do Brasil e referência em soluções completas para projetos residenciais e comerciais,...

Últimas postagens

  • 2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo
  • Juspay integra Click to Pay da Visa no Brasil para reduzir abandono de carrinho no e-commerce
  • Clínica Camargo lança protocolos exclusivos para as festas de fim de ano

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Comunicação Integrada
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Geral
  • Tecnologia
  • Opinião

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.