• Contato
  • Login
Upgrade
Marcas e Mercados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Marcas e Mercados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Empresas / Negócios

Unidas pelo empreendedorismo: mães e filhas lideram 60% da Venda Direta no Brasil

Dados da ABEVD mostram que as mulheres estão se destacando no setor de Venda Direta, alavancadas pela flexibilidade do modelo e pelo uso inteligente da tecnologia

Redação por Redação
30 de abril de 2025
em Empresas / Negócios
0
Share on FacebookShare on Twitter

A ascensão feminina no mundo dos negócios no Brasil é notável: 60% dos empreendedores de Venda Direta são liderados por mulheres, segundo a Associação Brasileira de Vendas Diretas (ABEVD). Para celebrar o Dia das Mães, e destacar histórias de mãe e filha, a associação mostra quem viu na Venda Direta uma oportunidade de conciliar maternidade, autonomia financeira e crescimento profissional.

Tecnologia impulsiona o sucesso de mãe e filha

A trajetória das goianas Mary, 55 anos, e Rafaela Guimarães, 35 anos, ilustra o poder do empreendedorismo familiar. Rafaela iniciou sua jornada ao lado da mãe, grávida de oito meses, e destaca a flexibilidade do modelo: “Foi uma chance de empreender sem abrir mão do tempo com minha bebê, com baixo investimento e grandes possibilidades de crescimento, sem despesas fixas”.

A digitalização foi essencial para o sucesso das empreendedoras. Rafaela explica que as redes sociais se tornaram uma vitrine para a marca, com vídeos, mentorias e treinamentos. Dados do Sebrae e FGV mostram que 70% das mulheres empreendedoras utilizam a internet como canal de vendas, superando os homens.

Com o objetivo de apoiar outras mulheres, mãe e filha criaram o Pink Diamond, um espaço de treinamento para compartilhar conhecimento sobre autonomia, gestão financeira e de tempo. Mary, com 13 anos de experiência na Akmos, é um exemplo de adaptação às novas tecnologias, utilizando o chat GPT para otimizar o tempo e o negócio. Rafaela complementa: “Minha mãe começou a usar IA antes de mim, ela está sempre estudando e me dá ótimas dicas.”

 

1 sw 6
- +
Ana Lima e sua filha Marília Mendes
Rafaela Guimaraes e sua mãe Mary
Rafaela Guimarães e sua mãe Mary Guimaraes
Mary, Rafaela, Melissa e Mariane Barbieri Guimarães
Maiara Carvalho ao lado de sua mãe, Iolanda

Empreendedorismo familiar: caminho para a qualidade de vida

Assim como Mary e Rafaela, a história de Ana Lima, 60 anos e sua filha Marília Mendes, 39 anos, também exemplifica como o empreendedorismo familiar pode transformar vidas. Ana, distribuidora da Herbalife e advogada, e Marília, que começou a empreender aos 16 anos, mostram como a união familiar pode impulsionar o sucesso no empreendedorismo.

“Empreender não é apenas uma forma de ganhar a vida, mas de fortalecer laços familiares e melhorar a qualidade de vida”, explica Ana. Marília, que queria independência financeira antes de ingressar na faculdade, decidiu empreender com a mãe. “Eu não queria mais pedir dinheiro para minha mãe”, conta.

Marília se motivou ao ver a mudança na vida de sua mãe. “Antes, ela e meu pai eram sempre estressados. Depois que começou a empreender, ficou mais calma e com mais tempo para si mesma. O dinheiro começou a entrar com mais facilidade, e tudo ficou mais leve. Foi aí que eu disse: ‘Mãe, quero ser como você’.”

E esse exemplo se estendeu também ao filho de Ana, que também trabalhou no negócio, e ainda vende produtos na Alemanha, ampliando o impacto da família além das fronteiras. O empreendedorismo feminino e familiar segue como uma poderosa ferramenta de transformação, gerando autonomia e prosperidade.

Divisão de tarefas: o segredo da parceria entre mãe e filha

A história de Iolanda, 58 anos, e Maiara Carvalho, 34 anos, ilustra como o laço familiar pode impulsionar o sucesso no mundo da Venda Direta. Iolanda, com experiência em vendas na Royal Prestige, jamais imaginou ter a filha ao seu lado. Maiara, com sua comunicação assertiva, surpreendeu a mãe ao abraçar o empreendedorismo familiar.

“Eu sempre sonhei com ela concursada, mas ela me surpreendeu sendo uma ótima vendedora”, comenta Iolanda. Para Maiara, a decisão de deixar um cargo comissionado e se dedicar ao negócio foi uma grande mudança: “Sempre tive receio, mas a parceria tem dado certo. Minha mãe é minha melhor amiga.”

O sucesso da dupla está na divisão de tarefas: enquanto Iolanda cuida das vendas em campo, Maiara gerencia a parte administrativa e digital, o que gerou rentabilidade. “A interação nas redes sociais têm um impacto positivo”, afirma Maiara, destacando como a conexão entre trabalho e vida pessoal atrai mais público.

“A história dessas mulheres reflete o crescente impacto do empreendedorismo feminino no Brasil, onde mulheres se apoiam, fazem parcerias e prosperam juntas”, conclui Adriana Colloca, presidente da ABEVD.

A ABEVD

Criada em 1980, a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) é uma entidade sem fins lucrativos que busca promover e desenvolver a venda direta no Brasil, bem como representar e apoiar empresas que comercializam produtos e serviços por meio do relacionamento dos empreendedores independentes com seus consumidores finais. Acesse: www.abevd.org.br. A venda direta é um sistema de comercialização de produtos ou serviços, por meio do relacionamento ou influência entre empreendedores independentes e seus clientes, de forma presencial e/ou digital, fora de um estabelecimento comercial fixo. A ABEVD também compõe a World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA), organização que congrega as associações nacionais de vendas diretas existentes no mundo. E pelo 4º ano consecutivo, a ABEVD foi reconhecida com o Platinum Status, considerado como o mais alto nível e que atende todos os parâmetros de governança para uma associação. Atualmente, cerca de 3,5 milhões de empreendedores independentes atuam em diferentes categorias, como produtos de saúde, beleza, utilidades domésticas, vestuário, alimentos, joalheria, entre muitos outros. A ABEVD hoje conta com cerca de 50 associadas, como:  Avon, Cacau Show, DeMillus, Herbalife, Hinode Group, Jequiti, Mahogany, Mary Kay, Natura, Pormade Portas, Produce, Tupperware, Yakult etc. Todas as empresas associadas à ABEVD passam por uma rígida análise em seu plano de negócio, oferecendo um maior nível de proteção ao consumidor e empreendedor independente. Confira as empresas associadas: www.abevd.org.brempresas-associadas/

 

 

Postagem anterior

Face Doctor celebra Mês das Mães com protocolos exclusivos para o bem-estar feminino

Próximo Post

Festival do O Bom Galeto traz seis versões do clássico Galeto na Brasa com toques autorais

Redação

Redação

Relacionado Posts

2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo
Empresas / Negócios

2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo

por Redação
12 de dezembro de 2025
Empresas / Negócios

Juspay integra Click to Pay da Visa no Brasil para reduzir abandono de carrinho no e-commerce

por Redação
12 de dezembro de 2025
Empresas / Negócios

Clínica Camargo lança protocolos exclusivos para as festas de fim de ano

por Redação
12 de dezembro de 2025
80% dos líderes de tecnologia no Brasil acreditam que estão perdendo negócios devido à falta de tecnologia inclusiva, revela novo relatório
Empresas / Negócios

80% dos líderes de tecnologia no Brasil acreditam que estão perdendo negócios devido à falta de tecnologia inclusiva, revela novo relatório

por Redação
12 de dezembro de 2025
Amanda Momente e o Wonder Dataset
Empresas / Negócios

O comportamento humano e design Tech está moldando o futuro da moda

por Redação
12 de dezembro de 2025
Próximo Post
Festival de Galeto 2025 - Foto: Tomás Vélez

Festival do O Bom Galeto traz seis versões do clássico Galeto na Brasa com toques autorais

Parimatch Cassino Online
Banner FootyGuru FootyGuru

Mais lidas na semana

  • Almanaque Sadol segue como um dos símbolos da Catarinense, unindo tradição e compromisso com o acesso à informação em saúde. (Divulgação)

    Almanaque Sadol renova conteúdo e mira em público acima dos 50 anos

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Liderança com maturidade estratégica nas agências de branding premium

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • O presente de Natal do Boticário para o Rio

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Do rodízio ao rooftop: onde realizar sua confraternização de fim de ano no Rio de Janeiro

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Núcleo assume conta da Ypê para liderar ação de premiação aos colaboradores

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
VBET Aposta

Últimas postagens

2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo

2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo

12 de dezembro de 2025

Juspay integra Click to Pay da Visa no Brasil para reduzir abandono de carrinho no e-commerce

12 de dezembro de 2025

Clínica Camargo lança protocolos exclusivos para as festas de fim de ano

12 de dezembro de 2025
80% dos líderes de tecnologia no Brasil acreditam que estão perdendo negócios devido à falta de tecnologia inclusiva, revela novo relatório

80% dos líderes de tecnologia no Brasil acreditam que estão perdendo negócios devido à falta de tecnologia inclusiva, revela novo relatório

12 de dezembro de 2025
Amanda Momente e o Wonder Dataset

O comportamento humano e design Tech está moldando o futuro da moda

12 de dezembro de 2025

Mais lidas no mês

Almanaque Sadol segue como um dos símbolos da Catarinense, unindo tradição e compromisso com o acesso à informação em saúde. (Divulgação)

Almanaque Sadol renova conteúdo e mira em público acima dos 50 anos

por Redação
9 de dezembro de 2025
0

Desde 1945, o Almanaque Sadol faz parte do cotidiano dos brasileiros, atravessando gerações com sua presença marcante e conteúdo de qualidade....

Pamella Burgos

Liderança com maturidade estratégica nas agências de branding premium

por Redação
11 de dezembro de 2025
0

Em um mundo marcado pela hiperexposição midiática e pela dispersão da atenção, as marcas não competem apenas por visibilidade, mas...

O presente de Natal do Boticário para o Rio

O presente de Natal do Boticário para o Rio

por Redação
8 de dezembro de 2025
0

O Boticário tem um presentão de Natal esperando pelos cariocas na Lagoa. E não vai ser difícil de encontrar. A...

Caju Botafogo

Do rodízio ao rooftop: onde realizar sua confraternização de fim de ano no Rio de Janeiro

por Redação
9 de dezembro de 2025
0

Com a chegada das festas de fim de ano, bares e restaurantes do Rio preparam experiências exclusivas para quem deseja...

O Marcas e Mercados é um portal dedicado ao universo empresarial, trazendo notícias, tendências e insights sobre negócios, serviços e eventos. Com uma abordagem dinâmica e informativa, o site conecta empreendedores, gestores e investidores a conteúdos estratégicos e oportunidades de mercado. Nossa missão é fornecer informações relevantes para impulsionar o crescimento e a inovação no cenário corporativo.

Categorias

  • Beleza
  • Comunicação Integrada
  • Direito & Justiça
  • Economia
  • Educação
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Gastronomia
  • Geral
  • Livros
  • Opinião
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Turismo

Leia também

De Mossoró para o Brasil: Camillo Torquato é reconhecido na 28ª edição do Programa EY Empreendedor do Ano Brasil

por Redação
19 de novembro de 2025
0

Camillo Torquato, fundador da T&D Sustentável, foi um dos reconhecidos na 28ª edição do Programa EY Empreendedor do Ano Brasil,...

Últimas postagens

  • 2025, o ano que o entretenimento se tornou verdadeiramente imersivo
  • Juspay integra Click to Pay da Visa no Brasil para reduzir abandono de carrinho no e-commerce
  • Clínica Camargo lança protocolos exclusivos para as festas de fim de ano

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Comunicação Integrada
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Geral
  • Tecnologia
  • Opinião

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.