• Contato
  • Login
Upgrade
Marcas e Mercados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Empresas / Negócios
  • Geral
  • Comunicação Integrada
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Marcas e Mercados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Tecnologia

Pesquisa da Cisco mostra que IA Agente gerenciará 85% das interações de atendimento ao cliente e suporte no Brasil até 2028

Novo estudo da Cisco revela alta demanda por IA Agente para transformar a experiência do cliente

Redação por Redação
5 de junho de 2025
em Tecnologia
0
Share on FacebookShare on Twitter

A Cisco (NASDAQ: CSCO) anunciou o seu mais recente relatório global feito com aproximadamente oito mil empresas em 30 países, incluindo o Brasil, “A Corrida para um Futuro Agente: Como a IA Agente Transformará a Experiência do Cliente”, destacando o potencial da ferramenta para revolucionar a forma como fornecedores de tecnologia entregam serviços e suporte aos clientes. De acordo com o estudo, mais de 85% dos respondentes brasileiros (80% global) apontam os benefícios potenciais da experiência do cliente guiada por IA Agente – tecnologia baseada em agentes autônomos de IA-, em todas as etapas do ciclo de vida de um produto.

De acordo com a pesquisa, os entrevistados preveem que a IA Agente desempenhará um papel cada vez mais proeminente em suas interações com fornecedores de tecnologia nos próximos anos e são positivos em relação aos benefícios que ela trará. No País, o levantamento mostra que 96% se sentem confiantes de que a experiência do cliente guiada pela IA Agente oferecida por parceiros de tecnologia ajudará sua organização a atingir seus objetivos (88% globalmente). Dessa forma, tornará seus ambientes e operações de TI mais eficientes, resilientes e seguros, além de acelerar os projetos estratégicos de tecnologia mais importantes.

Os pesquisados também esperam que a transição para uma experiência do cliente liderada por IA Agente avance em uma velocidade muito maior do que o setor previa. Isso inclui suporte técnico, sucesso do cliente e serviços profissionais. Em comparação aos 68% dos entrevistados globalmente, 75% dos brasileiros preveem que suas interações de experiência do cliente com parceiros de tecnologia serão gerenciadas por IA Agente dentro dos próximos três anos.

Surpreendentemente, 62% dos brasileiros consultados (56% global), esperam que as interações sejam realizadas por IA Agente nos próximos 12 meses; e o índice representa um aumento significativo e coloca pressão nos fornecedores que ainda estão nas fases iniciais de consideração sobre a tecnologia.

“Com a IA Agente alcançando um novo nível de maturidade, estamos mais perto do que nunca de resolver alguns dos problemas mais persistentes enfrentados pelos clientes em ambientes corporativos. Por exemplo, uma parcela significativa dos problemas de rede decorre de configurações incorretas, algo que os sistemas agênticos estão prontos para eliminar. Essa mudança levará a redes mais inteligentes, maior segurança e equipes mais produtivas. Como setor, temos discutido esses conceitos há décadas e, embora tenhamos feito progressos incrementais, a IA — e especialmente a IA Agente — está tornando essa visão uma realidade”, avalia Liz Centoni, EVP & Chief Customer Experience Officer da Cisco.

Principais descobertas para o Brasil:

  • Demanda acelerada por experiência do cliente: À medida que a complexidade de TI aumenta, as empresas estão confiando mais do que nunca nos fornecedores de tecnologia. No Brasil, 98% dos respondentes afirmam que o suporte e os serviços fornecidos pelos fornecedores estão se tornando mais críticos na era da IA; no relatório, o índice global fica em 92%.
    Benefícios transformadores: Os clientes esperam que a IA Agente melhore a produtividade de TI, economize tempo e reduza custos, além de oferecer oportunidades para aprimorar a análise de dados, a solução de problemas e o alinhamento do investimento em tecnologia com metas de transformação digital.
  • A conexão humana é insubstituível: 99% dos entrevistados brasileiros (96% global) desejam manter a interação humana ao se envolverem com suporte e serviços, afirmando que os relacionamentos humanos são muito importantes ao interagir com parceiros de tecnologia B2B.
  • Governança robusta é indispensável: 100% dos respondentes afirmam que é importante que os parceiros de tecnologia demonstrem estruturas robustas de governança para garantir o uso ético da IA agente; 1% maior que o índice de 99% do global. E 88% sentem que os fornecedores precisam compartilhar sua visão sobre a experiência do cliente guiada por IA para engajar os clientes nessa jornada, ante 81% dos respondentes do restante do mundo.

Impressões dos entrevistados
O estudo mostra que fornecedores que ficarem para trás ou não implantarem a IA Agente de forma eficaz, segura e ética sofrerão deterioração no relacionamento com clientes, danos reputacionais e níveis mais elevados de perda de clientes. Por outro lado, os fornecedores que abraçarem essa transformação de forma proativa, implantando a IA Agente de maneira integrada e ética em todo o ciclo de vida da tecnologia, se beneficiarão de insights orientados por dados, maior escalabilidade no suporte e nos serviços, e lealdade. A experiência do cliente se tornará um diferencial estratégico, com 81% dos respondentes globalmente e 91% para o Brasil revendo que fornecedores que entregarem com sucesso uma experiência do cliente guiada por IA Agente ganharão uma vantagem competitiva.

Você pode ler o relatório completo aqui. Acesse também este blog executivo.

Tags: CiscoIAIA AgenteInteligêcia artificial
Postagem anterior

Vinhos de Portugal terá atividades imersivas de mais de 15 marcas parceiras na edição de 2025

Próximo Post

Miguel Pereira recebe evento “Minha Arte, Meu Negócio” no dia 7 de junho; Volta Redonda será a próxima parada

Redação

Redação

Relacionado Posts

i4sea será a fornecedora oficial de inteligência climática da NASCAR Brasil Series 2025
Tecnologia

i4sea será a fornecedora oficial de inteligência climática da NASCAR Brasil Series 2025

por Redação
2 de dezembro de 2025
Dolby aponta o futuro sensorial da televisão e reforça seu papel na era do cinema em casa
Tecnologia

Dolby aponta o futuro sensorial da televisão e reforça seu papel na era do cinema em casa

por Redação
28 de novembro de 2025
O futuro do branded content: do blog institucional ao streaming
Tecnologia

O futuro do branded content: do blog institucional ao streaming

por Redação
27 de novembro de 2025
Rafael Silva, CEO da Acordo Fechado
Tecnologia

Acordo Fechado conquista 1º lugar geral entre as Legaltechs do Brasil e 6º lugar no ranking nacional de startups

por Redação
27 de novembro de 2025
Tecnologia

Especialista aponta que caso Córtex revela falha “do básico ao avançado” na proteção de dados públicos

por Redação
26 de novembro de 2025
Próximo Post
Minha Arte, Meu Negócio

Miguel Pereira recebe evento “Minha Arte, Meu Negócio” no dia 7 de junho; Volta Redonda será a próxima parada

Parimatch Cassino Online
Banner FootyGuru FootyGuru

Mais lidas na semana

  • Rafael Silva, CEO da Acordo Fechado

    Acordo Fechado conquista 1º lugar geral entre as Legaltechs do Brasil e 6º lugar no ranking nacional de startups

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Sandro Tordin analisa tendências de ESG que vão dominar 2026 e além

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • BNI ganha novo grupo em Botafogo e fortalece o empreendedorismo colaborativo na região

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • IA generativa no varejo brasileiro: especialista comenta estudos recentes e aponta próximos passos para o setor

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Cadeiras de verão com assinatura artística: Outlet Premium lança coleção especial

    0 shares
    Compartilhar 0 Tweet 0
VBET Aposta

Últimas postagens

Beatriz Daniel

Especialista em mesa posta Beatriz Daniel se destaca como escolha número um das celebridades

3 de dezembro de 2025
Itsáry - Foto: Divulgação

Sabores Leves: Restaurantes apostam em pratos frescos para a temporada de calor

3 de dezembro de 2025

Del Bianco lança oficialmente a Memories em evento na Confeitaria Colombo

3 de dezembro de 2025
Verão #TonoRio

Núcleo da Ideia (NDI) é finalista na edição 2025 do Prêmio Caio, considerado o “Oscar dos Eventos”

3 de dezembro de 2025
Dienithon Monteiro e equipe

Dienithon Monteiro: Tendências, Desafios e Oportunidades para o Setor de Jeans no Brasil

3 de dezembro de 2025

Mais lidas no mês

Rafael Silva, CEO da Acordo Fechado

Acordo Fechado conquista 1º lugar geral entre as Legaltechs do Brasil e 6º lugar no ranking nacional de startups

por Redação
27 de novembro de 2025
0

A Acordo Fechado, startup especializada em mediação de conflitos por meio digital, conquistou uma vitória histórica e inédita no Ranking...

Executivo detalha como empresas podem se preparar para integrar práticas de ESG de forma estratégica, indo além do cumprimento de regras e gerando impacto real.

Sandro Tordin analisa tendências de ESG que vão dominar 2026 e além

por Redação
28 de novembro de 2025
0

A adoção de práticas ESG deixou de ser periférica e passou a fazer parte da estrutura operacional das empresas brasileiras....

BNI ganha novo grupo em Botafogo e fortalece o empreendedorismo colaborativo na região

BNI ganha novo grupo em Botafogo e fortalece o empreendedorismo colaborativo na região

por Redação
2 de dezembro de 2025
0

A metodologia de marketing de referência que há quatro décadas transforma conexões em oportunidades reais ganha mais força no Rio...

IA generativa

IA generativa no varejo brasileiro: especialista comenta estudos recentes e aponta próximos passos para o setor

por Redação
26 de agosto de 2025
0

A Inteligência Artificial Generativa deixou de ser tendência para se tornar parte ativa da estratégia de negócios do varejo brasileiro....

O Marcas e Mercados é um portal dedicado ao universo empresarial, trazendo notícias, tendências e insights sobre negócios, serviços e eventos. Com uma abordagem dinâmica e informativa, o site conecta empreendedores, gestores e investidores a conteúdos estratégicos e oportunidades de mercado. Nossa missão é fornecer informações relevantes para impulsionar o crescimento e a inovação no cenário corporativo.

Categorias

  • Beleza
  • Comunicação Integrada
  • Direito & Justiça
  • Economia
  • Educação
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Gastronomia
  • Geral
  • Livros
  • Opinião
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Turismo

Leia também

Prezunic

Prezunic abre 200 vagas de emprego para operadores de supermercado e perecíveis

por Redação
21 de novembro de 2025
0

A rede de supermercados carioca Prezunic está com 200 vagas de emprego efetivas abertas, sendo 100 para Operador de Perecíveis,...

Últimas postagens

  • Especialista em mesa posta Beatriz Daniel se destaca como escolha número um das celebridades
  • Sabores Leves: Restaurantes apostam em pratos frescos para a temporada de calor
  • Del Bianco lança oficialmente a Memories em evento na Confeitaria Colombo

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Comunicação Integrada
  • Empresas / Negócios
  • Eventos
  • Geral
  • Tecnologia
  • Opinião

© 2025 JNews - Premium WordPress news & Marcas e Mercados Marcas e Mercados.