A obesidade, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde como uma das maiores epidemias globais do século XXI, vem ganhando novas frentes de tratamento com o avanço de terapias que unem ciência e tecnologia médica. Um protocolo criado pelo Dr. Flavio Ramos está demonstrando resultados promissores no tratamento da obesidade. A chamada terapia combinada associa procedimentos endoscópicos minimamente invasivos com as mais recentes medicações injetáveis para o controle da obesidade.

“A combinação de tratamentos é o futuro da Endoscopia Bariátrica. Estamos alcançando resultados que superam em 10% a 15% a perda de peso total esperada com os métodos individuais — e, o mais importante, com doses significativamente menores das medicações, minimizando efeitos colaterais e oferecendo mais conforto ao paciente”, explica o médico.
A abordagem vem sendo aplicada em pacientes com sobrepeso e obesidade grau 1 e 2, que muitas vezes não apresentam indicação para cirurgia bariátrica tradicional.
“A gastroplastia endoscópica foi um divisor de águas na minha vida — não apenas pelo resultado físico, mas pela nova oportunidade de recomeçar com mais leveza, saúde e autoestima. Sou imensamente grata também ao tratamento com Monjauro e ao acompanhamento multiprofissional (nutricionista, psicóloga e equipe médica), que me ensinaram a importância da disciplina, do autocuidado e do equilíbrio. Graças a esse cuidado integral e ao meu esforço diário, eliminei 32 quilos e, junto com eles, tantos medos e limitações. Hoje me sinto renovada, mais saudável e feliz — pronta para viver uma nova fase com mais energia e amor-próprio”, diz Bruna Barbosa.
Segundo o especialista, essa combinação não apenas impulsiona a perda de peso, mas também é crucial para resgatar pacientes que atingiram o efeito platô, superando a resistência do organismo e evitando o desânimo em um processo de tratamento que exige persistência.
Os resultados dessa otimização clínica estão sendo preparados para publicação científica em 2026.
Nos últimos anos, Dr. Flavio vem se destacando na implementação e difusão de técnicas de ponta no país, como o Balão Gástrico e a Sutura Gástrica Endoscópica (SGE/OverStitch), incluindo a experiência com seu precursor, o Stomafix (procedimento minimamente invasivo que realizava suturas no estômago já operado).
Dr. Flavio Ramos
Entre os pioneiros dessa evolução no Brasil, Dr. Flavio Ramos, é endoscopista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro titular da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED). Com mais de 20 anos de experiência, o médico é professor renomado do Instituto de Pesquisa e Treinamento em Cirurgia Minimamente Invasiva (IRCAD), onde leciona há mais de sete anos, Mestre pela Universidade de Lisboa e também é diretor da Endocare (nova fase da tradicional Endodiagnostic) ao lado do Dr. Felipe Matz.













